terça-feira, março 01, 2011

Descritor Fonético

Um descritor fonético (Phonetic descriptors) é um descritor ADABAS definido para executar pesquisas baseadas em valores fonéticos, por exemplo, a recuperação pelo nome de família.

O exemplo a seguir mostra a definição do descritor fonético AA usando o utilitário de compressão ADACMP

FNDEF='01,AA,20,A,DE,NU'
PHONDE='PA(AA)'

Phonetic descriptors deve ser criado a partir de campos alfa. Read logical não é possível. UQ não é permitido. Não faz sentido criar chave primária como fonético. Além disso, Phonetic descriptors não pode ser uma parte do grupo de PE ou subdescritor, superdescritor ou hyperdescriptors.

Phonetic descriptors são descritores criados a partir dos primeiros 20 bytes para campos alfanuméricos. Basicamente, uma rotina elimina as vogais - a letra Y é uma vogal em alemão - a partir de um campo e o restante será traduzido por um algoritmo fonético. Por exemplo, sobrenome MAIER, MEIER, MEYER, e MEYR são traduzidos (translated/ciphered) em valor "1704". E este valor será armazenado no ADABAS lista invertida. Esta é uma descrição muito simples, apenas:

Meyer = Mr = stored as 1704
Mayer = Mr = stored as 1704
Maier = Mr = stored as 1704
Meir = Mr = stored as 1704

Se sua línguagem não tem um monte de vogais, então pode ser um problema para encontrar nomes que soam semelhantes, por exemplo, o Bohemian/Czechoslovakian nome Hrdlicka. Portanto, os nomes alemães são mais adequados para construir descritores ADABAS fonética do que os Inglês.

Clique Aqui

0 comentários:

Enviar um comentário