Um arquivo expandido é um arquivo lógico constituído por um ou mais arquivos do componente físico. Cada arquivo de componente contém registros numerados por lógica em vez de números física ISN. Esses arquivos do componente físico tem de ter
- tabelas de campo idêntico definição (FDTs) e;
- ISN lógicas diferentes intervalos definidos pelo MINISN do arquivo e parâmetros MAXISN. As faixas ISN não podem se sobrepor.
Os arquivos de componente são encadeados em sequência de acordo com suas escalas ISN ascendente. O arquivo com a menor faixa ISN é chamado de arquivo âncora; seu número de arquivo é o número de todo o arquivo expandida.
Um arquivo expandido pode incluir até 128 arquivos, não podendo exceder 4,294,967,294 registros. Um arquivo Adabas com componente ISNs 3-byte pode conter um máximo de 16.777.215 registros; um arquivo de componente com ISNs 4-byte pode conter 4,294,967,294 registros.
Nota:
Agora que Adabas suporta arquivos maiores e um número maior de arquivos e bancos de dados Adabas, a necessidade de arquivos expandidos tem, na maioria dos casos, não é muito usada.
Ampliado arquivos são suportados pelo Adabas;
Um arquivo expandido pode incluir até 128 arquivos, não podendo exceder 4,294,967,294 registros. Um arquivo Adabas com componente ISNs 3-byte pode conter um máximo de 16.777.215 registros; um arquivo de componente com ISNs 4-byte pode conter 4,294,967,294 registros.
Nota:
Agora que Adabas suporta arquivos maiores e um número maior de arquivos e bancos de dados Adabas, a necessidade de arquivos expandidos tem, na maioria dos casos, não é muito usada.
Ampliado arquivos são suportados pelo Adabas;
- comando que processa as listas ISN, S8.
- ordenar comandos S2 e S9. Antes de utilizar este recurso, investigar como ela afetará o desempenho do banco de dados e usuários de impacto.
- funções/prefetch multifetch, que são reforçadas para suportar ET/BT durante o processamento do arquivo expandido.
Um arquivo expandido pode incluir até 128 arquivos de componentes, não podendo exceder 4,294,967,294 registros. Um arquivo Adabas com componente ISNs 3-byte pode conter um máximo de 16.777.215 registros; um arquivo de componente com ISNs 4-byte pode conter 4294967294 registros.
Nota:
Agora que Adabas suporta arquivos maiores e um maior número de arquivos e bancos de dados Adabas física, a necessidade de arquivos expandidos tem, na maioria dos casos, foram removidas.
Arquivos Expanded são suportados pelo Adabas
Nota:
Agora que Adabas suporta arquivos maiores e um maior número de arquivos e bancos de dados Adabas física, a necessidade de arquivos expandidos tem, na maioria dos casos, foram removidas.
Arquivos Expanded são suportados pelo Adabas
- comando que processa as listas ISN, S8.
- ordenar comandos S2 e S9. Antes de utilizar este recurso, investigar como ela afetará o desempenho do banco de dados e usuários de impacto.
- funções prefetch/multifetch, que são reforçadas para suportar ET/BT durante o processamento do arquivo expandido.
Definindo Arquivos Expanded
Usando ADALOD
Arquivos expandidos são definidos no momento da carga (LOAD). Cada arquivo do componente físico é carregado separadamente, usando a função ADALOD LOAD. Para todos os arquivos, mas o primeiro componente, o parâmetro ANCHOR deve ser especificado para se referir à arquivo. ADALOD LOAD em seguida, executa as seguintes tarefas:
Usando o Online Service
Um arquivo Expanded também pode ser definida usando o Adabas Online System Define File function. Essa função cria um arquivo novo e vazio que pode ser especificado como uma âncora ou arquivo de componente para um arquivo expandido. Os arquivos existentes podem ser encadeados usando a função File Expandido Manutenção.
Regras para a definição Arquivos expandido
1. O parâmetro NOACEXTENSION deve ser ajustado para evitar a extensão do Address Converter (ou seja, aumentar a MAXISN) para o arquivo especificado.
2. O parâmetro MINISN deve ser especificado ao carregar um arquivo para um arquivo expandido.
3. O número do arquivo pode ser livremente escolhidos.
4. Um único arquivo é carregado como um arquivo expandido, quando o arquivo âncora e os parâmetros de arquivo especifica o número de um mesmo arquivo.
5. Um arquivo existente único, que deve ser ampliado, pode ser referenciada como o arquivo âncora quando o segundo arquivo é carregado. ADALOD em seguida, define NOACEXTENSION para o primeiro arquivo, e torna a âncora de arquivo.
Nota:
Um arquivo âncora criados desta forma perde a sua âncora de status quando todos os arquivos de componente são removidos. Se necessário, você pode inserir o arquivo em si para restabelecer a sua âncora de status.
6. O intervalo do ISN para os arquivos do componente não podem se sobrepor, mas pode haver lacunas de ISNs não utilizados entre os intervalos de arquivo.
7. Os arquivos podem ser carregado em qualquer sequência.
8. Se um arquivo novo é carregado com uma faixa de ISN menor que o alcance do arquivo atual, o arquivo recém-carregado torna-se a nova âncora do arquivo. O parâmetro âncora de qualquer arquivo de componentes carregados posteriormente devem se referir ao processo de ancoragem novo.
Inserting a Component File
Componente de arquivos podem ser inseridos em um arquivo expandido usando a função ADALOD LOAD conforme descrito em Defining Expanded Files ou usando Adabas Online System.
Usando o sistema on-line, um novo arquivo pode ser criado e inserido em um arquivo expandido usando a função de definir arquivo. Um arquivo que já existe pode ser inserido em um arquivo expandido usando a função File Insert Component.
Consulte a secção de regras para definição de Arquivos expandido para os possíveis efeitos da adição de um arquivo de componente.
Removing a Component File
Um componente do arquivo pode ser ambos retirados do arquivo expandido e apagados usando o Adabas Online Sistema função Apagar Arquivo. Para remover um arquivo de componente da cadeia de arquivo expandido sem apagar o arquivo, o Adabas Online Sistema Remover Componentes Arquivo função pode ser usada.
Consulte a secção de regras para definição de Arquivos expandido para os possíveis efeitos da remoção de um arquivo de componente.
Se o número do arquivo Adabas no bloco de controle especifica o arquivo de componente de um arquivo expandido, a chamada é interpretada como sendo para o arquivo completo expandida. Assim, as aplicações do usuário que acessou um arquivo de componente existente no passado, não precisa ser alterada se o arquivo está integrado em um arquivo alargado: as chamadas serão automaticamente aplicáveis às arquivo completo expandida. No entanto, por conveniência da Software AG recomenda que as chamadas se referem à âncora arquivo.
Se uma função executada em um arquivo expandida produz resultados de mais de um arquivo de componente, os resultados são combinados para produzir um único resultado. Por exemplo, um comando de L2 (leitura sequencial físico) para um arquivo expandido é executada em cada arquivo componente em seqüência, começando com a âncora de arquivo. Ao chegar o fim-de-arquivo para um arquivo componente, o L2 continua automaticamente com o arquivo próximo componente. Os resultados são acumulados em seqüência de todos os arquivos que foram lidos.
Por outro lado, um comando L3 (leitura sequencial lógica por descritor) é executada como chamadas paralelas separadas para cada arquivo componente, e os resultados são mescladas em uma única seqüência antes de retornar para o chamador.
LI - Comprimento da area de ISNs (TBI)
LQ - Comprimento da tabela de comandos sequenciais
LWP - Comprimento da area da work pool
LS - Comprimento da area search/sort
NQCID - Número máximo de IDs de comando ativa (CIDs) permitido por usuário
* ligação física e/ou moles não é suportado para arquivos expandido.
* Suporte Multiclient não está prevista arquivos expandidos.
* Uma vez estabelecidos, os arquivos componentes de um processo de expansão não pode ser demorado.
* Quando o Adabas Security é usado para um arquivo expandido, o seguinte deve ser a mesma para todos os arquivos do componente:
* eles processam o arquivo completo expandida, ou
* eles processam arquivos do componente.
Função ADARES REGENERATE e BACKOUT FILE - Processar o arquivo expandido como um todo, sempre que um dos arquivos do componente é especificado na lista de arquivos. Todos os arquivos de outros componentes deve também ser especificado.
ADASAV
RESTORE(file)Function
Processar os arquivo expandido como um todo, sempre que um dos arquivos do componente é especificado na lista de arquivos. Todos os arquivos de outros componentes deve também ser especificado.
SAVE (file)Function
Processar arquivo expandido como um todo, sempre que um dos arquivos do componente é especificado na lista de arquivos. Ao executar a função Save (arquivo) enquanto o núcleo Adabas está ativa, todos os arquivos de outros componentes deve também ser especificado.
Funções que componente do processo de arquivos
Funções de utilidade que os arquivos de componente do processo incluem a ADADBS seguinte, ADAINV, ADALOD, ADAORD, ADAACK, ADADCK, ADAICK, ADAVAL, ADAULD e funções ADASCR. ADAACK, ADADCK, ADAICK ADAVAL, ADAULD
Todas as funções desses utilitários verificar os arquivos de componente único.
ADADBS
ADAINV
Função ADALOD UPDATE
Adicionar registros/excluir registros um arquivo único componente. Ao realizar uma atualização em massa em alguns ou todos os arquivos do componente, a lista completa de ISNs ser excluído de todos os arquivos do componente pode ser fornecido. ADALOD seleciona automaticamente somente os valores de ISN do intervalo especificado que são apropriadas para o arquivo de componente a ser processado. O mesmo é verdadeiro quando a adição de novos registros com USERISN=YES.
Quando novos registros são adicionados com USERISN=NO, mas não ISN livre é encontrado, o loader não é possível alocar um novo Address Converter já que o intervalo ISN não pode ser aumentada (NOACEXTENSION está ativo para todos os arquivos do componente). Em vez disso, ADALOD cria o índice, como se no final do arquivo foi atingido. Os demais registros não carregados pode ser adicionado mais tarde para outro arquivo de componente usando o parâmetro SKIPREC.
ADALOD não verifica para valores descritor única para além das fronteiras de arquivo do componente.
ADAORD REORFILE / REORFASSO / REORDATA
Cada reordenar as respectivas áreas de um arquivo único componente. Como o arquivo não é logicamente mudou, as funções não precisam ser realizados em todos os arquivos de componente de um arquivo expandido.
Funções ADASCR (Adabas Security)
Define perfis de segurança para arquivos de componentes individuais apenas. A proteção, a senha de security-by-value e cipher code para cada arquivo de componente deve ser definido o mesmo para todos os arquivos do componente em um arquivo expandido.
Clique Aqui
Usando ADALOD
Arquivos expandidos são definidos no momento da carga (LOAD). Cada arquivo do componente físico é carregado separadamente, usando a função ADALOD LOAD. Para todos os arquivos, mas o primeiro componente, o parâmetro ANCHOR deve ser especificado para se referir à arquivo. ADALOD LOAD em seguida, executa as seguintes tarefas:
- Compara o FDT do novo arquivo para o FDT da âncora arquivo para garantir que eles são os mesmos.
- Checa o novo intervalo de ISN (MINISN para MAXISN para o arquivo novo) contra os intervalos ISN e todos os arquivos de outro componente para garantir que não haja duplicação;
- Verifica se há especificação do parâmetro NOACEXTENSION (extensões do Address Converter não são permitidos em arquivos de componentes);
- Verifica se o parâmetro MAXRECL do arquivo novo é igual ao do arquivo existente. Todos os arquivos de componente deve ter o mesmo valor de MAXRECL;
- Carrega o arquivo de novo componente, e;
Usando o Online Service
Um arquivo Expanded também pode ser definida usando o Adabas Online System Define File function. Essa função cria um arquivo novo e vazio que pode ser especificado como uma âncora ou arquivo de componente para um arquivo expandido. Os arquivos existentes podem ser encadeados usando a função File Expandido Manutenção.
Regras para a definição Arquivos expandido
1. O parâmetro NOACEXTENSION deve ser ajustado para evitar a extensão do Address Converter (ou seja, aumentar a MAXISN) para o arquivo especificado.
2. O parâmetro MINISN deve ser especificado ao carregar um arquivo para um arquivo expandido.
3. O número do arquivo pode ser livremente escolhidos.
4. Um único arquivo é carregado como um arquivo expandido, quando o arquivo âncora e os parâmetros de arquivo especifica o número de um mesmo arquivo.
5. Um arquivo existente único, que deve ser ampliado, pode ser referenciada como o arquivo âncora quando o segundo arquivo é carregado. ADALOD em seguida, define NOACEXTENSION para o primeiro arquivo, e torna a âncora de arquivo.
Nota:
Um arquivo âncora criados desta forma perde a sua âncora de status quando todos os arquivos de componente são removidos. Se necessário, você pode inserir o arquivo em si para restabelecer a sua âncora de status.
6. O intervalo do ISN para os arquivos do componente não podem se sobrepor, mas pode haver lacunas de ISNs não utilizados entre os intervalos de arquivo.
7. Os arquivos podem ser carregado em qualquer sequência.
8. Se um arquivo novo é carregado com uma faixa de ISN menor que o alcance do arquivo atual, o arquivo recém-carregado torna-se a nova âncora do arquivo. O parâmetro âncora de qualquer arquivo de componentes carregados posteriormente devem se referir ao processo de ancoragem novo.
Inserting a Component File
Componente de arquivos podem ser inseridos em um arquivo expandido usando a função ADALOD LOAD conforme descrito em Defining Expanded Files ou usando Adabas Online System.
Usando o sistema on-line, um novo arquivo pode ser criado e inserido em um arquivo expandido usando a função de definir arquivo. Um arquivo que já existe pode ser inserido em um arquivo expandido usando a função File Insert Component.
Consulte a secção de regras para definição de Arquivos expandido para os possíveis efeitos da adição de um arquivo de componente.
Removing a Component File
Um componente do arquivo pode ser ambos retirados do arquivo expandido e apagados usando o Adabas Online Sistema função Apagar Arquivo. Para remover um arquivo de componente da cadeia de arquivo expandido sem apagar o arquivo, o Adabas Online Sistema Remover Componentes Arquivo função pode ser usada.
Consulte a secção de regras para definição de Arquivos expandido para os possíveis efeitos da remoção de um arquivo de componente.
Deleting Expanded Files
O Adabas Online System na função Delete File também permite que você exclua o arquivo completo expandida, ou seja, para excluir o arquivo âncora e todos os arquivos do componente. Função e o utilitário ADADBS DELETE também pode ser usado para apagar o arquivo completo expandida.Inspecting an Expanded File
Além das informações normais sobre os arquivos individuais, o relatório produzido pelo utilitário ADAREP mostra a lista de arquivos do componente para cada arquivo expandido na base de dados. As informações do arquivo expandiu-se também está disponível usando o Adabas Online System Display File function.Arquivos expandido e o Núcleo Adabas
Uma chamada do usuário que se refere a um arquivo expandido é automaticamente direcionado para o arquivo do componente físico adequado pelo núcleo Adabas. O usuário ou o aplicativo recebe nenhuma indicação de que o arquivo selecionado é um arquivo expandido.Se o número do arquivo Adabas no bloco de controle especifica o arquivo de componente de um arquivo expandido, a chamada é interpretada como sendo para o arquivo completo expandida. Assim, as aplicações do usuário que acessou um arquivo de componente existente no passado, não precisa ser alterada se o arquivo está integrado em um arquivo alargado: as chamadas serão automaticamente aplicáveis às arquivo completo expandida. No entanto, por conveniência da Software AG recomenda que as chamadas se referem à âncora arquivo.
Se uma função executada em um arquivo expandida produz resultados de mais de um arquivo de componente, os resultados são combinados para produzir um único resultado. Por exemplo, um comando de L2 (leitura sequencial físico) para um arquivo expandido é executada em cada arquivo componente em seqüência, começando com a âncora de arquivo. Ao chegar o fim-de-arquivo para um arquivo componente, o L2 continua automaticamente com o arquivo próximo componente. Os resultados são acumulados em seqüência de todos os arquivos que foram lidos.
Por outro lado, um comando L3 (leitura sequencial lógica por descritor) é executada como chamadas paralelas separadas para cada arquivo componente, e os resultados são mescladas em uma única seqüência antes de retornar para o chamador.
Alterações no Núcleo Recomendado para Arquivos Expandidos
Para melhor acomodar o processamento paralelo de arquivos componentes de um único comando, um aumento nos valores dos seguintes parâmetros ADARUN é recomendado para a sessão de núcleo:LI - Comprimento da area de ISNs (TBI)
LQ - Comprimento da tabela de comandos sequenciais
LWP - Comprimento da area da work pool
LS - Comprimento da area search/sort
NQCID - Número máximo de IDs de comando ativa (CIDs) permitido por usuário
Restrições de uso nos Arquivos expandido
As seguintes limitações se aplicam aos programas em execução em um arquivo expandido:* ligação física e/ou moles não é suportado para arquivos expandido.
* Suporte Multiclient não está prevista arquivos expandidos.
* Uma vez estabelecidos, os arquivos componentes de um processo de expansão não pode ser demorado.
* Quando o Adabas Security é usado para um arquivo expandido, o seguinte deve ser a mesma para todos os arquivos do componente:
-
protection profile
-
password
-
security-by-value profile
-
cipher code
Arquivos expandidos e os Utilitários Adabas
Embora o arquivo expandido é transparente para o usuário fazer chamadas Adabas, o DBA execução dos utilitários Adabas deve estar ciente da existência de um arquivo expandido. Funções de utilitário Adabas processo amplo arquivos em uma de duas maneiras:* eles processam o arquivo completo expandida, ou
* eles processam arquivos do componente.
Funções para o processo completo Arquivos expandido
Funções de utilitários que processam todo o arquivo expandido incluem o ADADBS seguinte, ADARES e funções ADASAV:
Função ADADBS DELETE - Exclui um arquivo completo expandido.Função ADARES REGENERATE e BACKOUT FILE - Processar o arquivo expandido como um todo, sempre que um dos arquivos do componente é especificado na lista de arquivos. Todos os arquivos de outros componentes deve também ser especificado.
ADASAV
RESTORE(file)Function
Processar os arquivo expandido como um todo, sempre que um dos arquivos do componente é especificado na lista de arquivos. Todos os arquivos de outros componentes deve também ser especificado.
SAVE (file)Function
Processar arquivo expandido como um todo, sempre que um dos arquivos do componente é especificado na lista de arquivos. Ao executar a função Save (arquivo) enquanto o núcleo Adabas está ativa, todos os arquivos de outros componentes deve também ser especificado.
Funções que componente do processo de arquivos
Funções de utilidade que os arquivos de componente do processo incluem a ADADBS seguinte, ADAINV, ADALOD, ADAORD, ADAACK, ADADCK, ADAICK, ADAVAL, ADAULD e funções ADASCR. ADAACK, ADADCK, ADAICK ADAVAL, ADAULD
Todas as funções desses utilitários verificar os arquivos de componente único.
ADADBS
- Alterar as funções / NEWFIELD. Estas funções modificar a tabela de definição de campo (FDT) de um arquivo de componente único. O DBA deve realizar um CHANGE ou função NEWFIELD para todos os arquivos do componente no arquivo expandido. ADADBS imprime uma mensagem indicando que o arquivo especificado é parte de um arquivo expandido, e depois completa com o código condição 4.
- A função RELEASE. Libera o índice para um descritor de um arquivo único componente. O DBA deve realizar a função de liberação de todos os arquivos do componente no arquivo expandido. ADADBS imprime uma mensagem indicando que o arquivo especificado é parte de um arquivo expandido, e depois completa com o código condição 4.
ADAINV
- A função INVERT. Cria o índice para uma novo descritor de um arquivo único componente. O DBA deve realizar a função de invert de todos os arquivos do componente no arquivo expandido. ADAINV imprime uma mensagem indicando que o arquivo especificado é parte de um arquivo expandido, e depois completa com o código condição 4.
- Função COUPLE. A função ADAINV COUPLE não está disponível para arquivos expandidos.
Função ADALOD UPDATE
Adicionar registros/excluir registros um arquivo único componente. Ao realizar uma atualização em massa em alguns ou todos os arquivos do componente, a lista completa de ISNs ser excluído de todos os arquivos do componente pode ser fornecido. ADALOD seleciona automaticamente somente os valores de ISN do intervalo especificado que são apropriadas para o arquivo de componente a ser processado. O mesmo é verdadeiro quando a adição de novos registros com USERISN=YES.
Quando novos registros são adicionados com USERISN=NO, mas não ISN livre é encontrado, o loader não é possível alocar um novo Address Converter já que o intervalo ISN não pode ser aumentada (NOACEXTENSION está ativo para todos os arquivos do componente). Em vez disso, ADALOD cria o índice, como se no final do arquivo foi atingido. Os demais registros não carregados pode ser adicionado mais tarde para outro arquivo de componente usando o parâmetro SKIPREC.
ADALOD não verifica para valores descritor única para além das fronteiras de arquivo do componente.
ADAORD REORFILE / REORFASSO / REORDATA
Cada reordenar as respectivas áreas de um arquivo único componente. Como o arquivo não é logicamente mudou, as funções não precisam ser realizados em todos os arquivos de componente de um arquivo expandido.
Funções ADASCR (Adabas Security)
Define perfis de segurança para arquivos de componentes individuais apenas. A proteção, a senha de security-by-value e cipher code para cada arquivo de componente deve ser definido o mesmo para todos os arquivos do componente em um arquivo expandido.
Clique Aqui
0 comentários:
Enviar um comentário