O Natural é usado no desenvolvimento de aplicativos e no ambiente de implantação, conhecido pela facilidade de uso, portabilidade entre plataformas e produtividade do desenvolvedor. Também está disponível para plataformas de mainframe, Linux®, UNIX® e Windows® (LUW).
Como instalar o NATURAL no seu PC?
Como estou trabalhando diretamente em um Mainframe, não precisei instalar a linguagem ou o IDE no meu laptop, só precisei de um emulador de telnet para acessar o mainframe. No entanto, é perfeitamente possível programar em NATURAL no seu próprio PC. Para fazer isso, você deve navegar para o site da Software AG, tem um programa chamado NaturalONE, que é um ótimo IDE do tipo eclipse. Eles fornecem na documentação todas as instruções que você pode precisar, juntamente com alguns exemplos básicos de programas.
Sintaxe básica e nossos primeiros programas mais simples
Vamos dar uma olhada na sintaxe da linguagem. É bastante fácil, muito mais fácil que a maioria das linguagens de programação modernas, como Java, C # ou até Kotlin. A maioria dos comandos ou palavras-chave são exatamente as mesmas que você usaria em linguagem natural (sic!). Às vezes, esses são atalhos ou modificações delicadas, no entanto, na grande maioria das vezes, você pode adivinhar facilmente o significado da palavra-chave especificada. Alguns exemplos de palavras simples são: move, if, end, define etc. Mais sobre isso mais tarde nas próximas partes deste tutorial!
Agora vamos falar sobre algumas outras regras simples do NATURAL. Como em qualquer linguagem de programação, você pode definir suas variáveis. Essas variáveis podem ser locais ou globais (soa familiar?). Por convenção, você deve nomear as variáveis locais com # no início. Dessa forma, é fácil distingui-los das variáveis globais ou dos campos do banco de dados.
Comentarios no NATURAL é tão fácil quanto colocar um asterisco no início da linha. Existem também outras possibilidades. Você pode usar * ou **. Uma coisa a lembrar é que se você quiser colocar um comentário no final da linha de código, você precisa usar *. Outras opções não funcionarão nesse caso.
Você não precisa de quaisquer outros símbolos, colchetes ou qualquer coisa que você esperaria normalmente enquanto aprende programação. É claro que o NATURAL usa colchetes aqui e ali, mas nós vamos chegar a isso mais tarde. Para finalizar um programa, você simplesmente coloca "END" na última linha dele. Da mesma forma, quando você quer terminar a definição das variáveis, você escreve "end-define", quando você quer terminar se a instrução que você escreve "end-if" terminar assim por diante.
O mais simples "Hello World"
Ok, então acho que é hora de ver alguns exemplos. Aqueles abaixo são bastante auto-explicativos, então vamos mergulhar no código. O que seria um tutorial de idiomas sem um exemplo de "Hello World"?
"Hello World" com entrada do usuário
O exemplo anterior era algo realmente parecendo chato, então vamos tentar um exemplo mais complicado (até certo ponto). Aqui você pode ver a definição das variáveis no início do programa. Note que quando você define uma variável, você precisa declarar que tipo é e quantos caracteres ele pode ter no máximo. Você também pode ver um "nível" da variável (mais sobre isso no futuro). Portanto, a linha abaixo significa que temos uma variável de primeiro nível denominada #NAME e deve ser alfanumérica com no máximo 20 caracteres.
Eu acho que é o suficiente por agora. Simples mais é o começo pois no futuro vou colocar meus tutoriais.
Como instalar o NATURAL no seu PC?
Como estou trabalhando diretamente em um Mainframe, não precisei instalar a linguagem ou o IDE no meu laptop, só precisei de um emulador de telnet para acessar o mainframe. No entanto, é perfeitamente possível programar em NATURAL no seu próprio PC. Para fazer isso, você deve navegar para o site da Software AG, tem um programa chamado NaturalONE, que é um ótimo IDE do tipo eclipse. Eles fornecem na documentação todas as instruções que você pode precisar, juntamente com alguns exemplos básicos de programas.
Sintaxe básica e nossos primeiros programas mais simples
Vamos dar uma olhada na sintaxe da linguagem. É bastante fácil, muito mais fácil que a maioria das linguagens de programação modernas, como Java, C # ou até Kotlin. A maioria dos comandos ou palavras-chave são exatamente as mesmas que você usaria em linguagem natural (sic!). Às vezes, esses são atalhos ou modificações delicadas, no entanto, na grande maioria das vezes, você pode adivinhar facilmente o significado da palavra-chave especificada. Alguns exemplos de palavras simples são: move, if, end, define etc. Mais sobre isso mais tarde nas próximas partes deste tutorial!
Agora vamos falar sobre algumas outras regras simples do NATURAL. Como em qualquer linguagem de programação, você pode definir suas variáveis. Essas variáveis podem ser locais ou globais (soa familiar?). Por convenção, você deve nomear as variáveis locais com # no início. Dessa forma, é fácil distingui-los das variáveis globais ou dos campos do banco de dados.
Comentarios no NATURAL é tão fácil quanto colocar um asterisco no início da linha. Existem também outras possibilidades. Você pode usar * ou **. Uma coisa a lembrar é que se você quiser colocar um comentário no final da linha de código, você precisa usar *. Outras opções não funcionarão nesse caso.
Você não precisa de quaisquer outros símbolos, colchetes ou qualquer coisa que você esperaria normalmente enquanto aprende programação. É claro que o NATURAL usa colchetes aqui e ali, mas nós vamos chegar a isso mais tarde. Para finalizar um programa, você simplesmente coloca "END" na última linha dele. Da mesma forma, quando você quer terminar a definição das variáveis, você escreve "end-define", quando você quer terminar se a instrução que você escreve "end-if" terminar assim por diante.
O mais simples "Hello World"
Ok, então acho que é hora de ver alguns exemplos. Aqueles abaixo são bastante auto-explicativos, então vamos mergulhar no código. O que seria um tutorial de idiomas sem um exemplo de "Hello World"?
> r > + Program AA Lib SUPORTE2
All ....+....1....+....2....+....3....+....4....+....5....+....6....+....7..
0010 WRITE 'HELLO WORD'
0020 END
0030
0040
0050
0060
Resultado
PAG 1 20/04/18 13:20:44
HELLO WORD
"Hello World" com entrada do usuário
O exemplo anterior era algo realmente parecendo chato, então vamos tentar um exemplo mais complicado (até certo ponto). Aqui você pode ver a definição das variáveis no início do programa. Note que quando você define uma variável, você precisa declarar que tipo é e quantos caracteres ele pode ter no máximo. Você também pode ver um "nível" da variável (mais sobre isso no futuro). Portanto, a linha abaixo significa que temos uma variável de primeiro nível denominada #NAME e deve ser alfanumérica com no máximo 20 caracteres.
1 #NAME (A20)
Na linha 0050 podemos ver nossa primeira palavra-chave "INPUT", e ela faz o que você poderia esperar. Ele espera que o usuário coloque algo na tela e faça alguma coisa com ele. Bastante simples, certo?
> > + Program AA Lib SUPORTE2
All ....+....1....+....2....+....3....+....4....+....5....+....6....+....7..
0010 * THIS PROGRAM TAKES INPUT FROM THE USER AND THEN PRINTS IT
0020 DEFINE DATA LOCAL
0030 1 #NAME (A20)
0040 END-DEFINE
0050 INPUT 'WHAT IS YOUR NAME?'#NAME
0060 WRITE 'HELLO ' #NAME
0070 END
0080
Resultado
WHAT IS YOUR NAME?
Depois de digitar algo WHAT IS YOUR NAME? claudemar
Resultado MORE
PAG 1 20/04/18 13:39:19
HELLO CLAUDEMAR
Eu acho que é o suficiente por agora. Simples mais é o começo pois no futuro vou colocar meus tutoriais.

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