O núcleo natural é o conjunto de programas que fornecem as funções e as características do natural. Online oferece esses serviços para vários usuários ao mesmo tempo, gerenciando espaço e controle de informações para cada usuário separadamente. Embora apenas um usuário pode executar ao mesmo tempo, o natural mantém os dados para um número de usuários na memória e permite a execução de alternar entre esses segmentos. Os dados para usuários inativos é rolada para o disco até que estejam prontos para executar ou até que os recursos do sistema estão disponíveis. As mesmas funções que estão disponíveis on-line também são fornecidos pelo núcleo natural no grupo, apesar de serem apresentados para cada trabalho em lotes separadamente.
Natural é altamente parametrizado permitindo que os valores de controle interno a ser alterada seletiva de usuário para usuário. Esses parâmetros do sistema tiver atribuído valores padrão, mas pode ser substituído no início de uma sessão Natural e, por vezes durante uma sessão. Estes NATPARMS proporcionar uma grande flexibilidade, como será visto mais adiante.
Natural é muito parecido com um sistema operacional que suporta a execução de comandos, utilitários e programas Natural. Desta maneira, ele suporta tanto o ambiente de desenvolvimento em aplicações Natural são construídos e testados e no ambiente de produção, onde esses sistemas são executados. Natural use o nível de comando é reservado para as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento e gestão de programas Natural. Usuário de aplicativos de produção não precisam ter acesso aos comandos Natural desde programas Natural manter controle completo sobre sua sessão. Este é o modo de operação para os nossos sistemas de produção em que IDs de usuário de produção são impedidos de acesso a nível de comando Natural através de um parâmetro Natural.
Parametros do Nucleo Natural
Modelo do nucleo Natural Online
DBID - Default Database ID of Natural system files
Este parâmetro perfil Natural identifica o banco de dados padrão em que os arquivos do sistema Natural ( FNAT, FUSER, FDIC, FSEC, FSPOOL, FPROF, FREG) estão localizados.
BPSFI - Object Search First in Buffer Pool
Esse parâmetro do perfil Natural determina a sequência na qual um objeto solicitado a ser executado é procurado no buffer pool e no (s) arquivo (s) do sistema.
Você pode escolher entre três sequências de pesquisa:
BPSFI = ON
A Search Sequence 1 (Sequência de Pesquisa 1) é usada (buffer pool de pesquisa primeiro para todas as bibliotecas, depois o (s) arquivo (s) do sistema). Natural procura o objeto na seguinte seqüência até que seja encontrado:
1 - no buffer pool, primeiro na biblioteca atual, depois em um steplib após o outro, depois nas duas SYSTEM bibliotecas;
2 - no (s) arquivo (s) de sistema, primeiro na biblioteca atual, depois em um steplib após o outro, depois nas duas SYSTEM bibliotecas.
Por motivos de desempenho, é recomendável que você defina BPSFI=ON em ambientes de produção.
Cuidado: Se você definir BPFSI=ON, certifique-se de que os nomes dos objetos sejam exclusivos em todas as bibliotecas envolvidas na pesquisa. Se houver objetos com o mesmo nome em diferentes bibliotecas que estão sendo pesquisadas, poderão ocorrer resultados imprevisíveis.
BPSFI = OFF
(default) A Search Sequence 2 (sequência de pesquisa 2) é usada (alternando a pesquisa no buffer pool e no (s) arquivo (s) do sistema para cada biblioteca). Natural procura o objeto na seguinte seqüência até que seja encontrado:
1 - na biblioteca atual, primeiro no buffer pool, depois no (s) arquivo (s) de sistema;
2 - em um steplib após o outro, primeiro no buffer pool, depois no (s) arquivo (s) de sistema para cada steplib;
3 - nas duas SYSTEMbibliotecas, primeiro no buffer pool, depois no (s) arquivo (s) de sistema para cada biblioteca.
A opção BPSFI=OFF é recomendado em ambientes de desenvolvimento para obter sempre o objeto mais atualizado de sua própria biblioteca atual.
BPSFI = LIB
A Search Sequence 3 (seqüência de pesquisa 3) é usada. O Natural procura o objeto na seguinte seqüência até que seja encontrado:
1 - na biblioteca atual, primeiro no buffer pool, depois no (s) arquivo (s) de sistema;
2 - no buffer pool em um steplib após o outro, depois nas duas SYSTEMbibliotecas;
3 - no (s) arquivo (s) de sistema em um steplib após o outro, depois nas duas SYSTEMbibliotecas.
DTFORM - Formato de data
Esse parâmetro do perfil Natural indica o formato padrão no qual as datas devem ser fornecidas automaticamente pelo Natural como parte do título padrão em Relatórios Natural, como constantes de data e entrada de data.
DC - Character for Decimal Point Notation
Esse parâmetro determina o caractere a ser usado como separador decimal, ou seja, um ponto ou uma vírgula.
Configurações possíveis - qualquer caractere (exceto caracteres numéricos) - Você especifica o parametro DC como onde representa o caractere a ser usado como separador decimal. DC='c' - O caractere especificado com o parâmetro DC não deve ser o mesmo que o especificado com o parâmetro IA (caractere de atribuição de entrada) ou ID (caractere de delimitador de entrada). Além disso, recomendamos que esse caractere não seja igual ao especificado com o parâmetro CF (caractere de controle para comandos do terminal) ou HI (caractere de ajuda).
Configuração padrão . (period)
ID - Inserir caractere Delimitador
Esse parâmetro Natural profile e session define o caractere a ser utilizado como um caractere delimitador para INPUT instruções no modo keyword/delimiter.
Configurações possíveis - qualquer personagem especial ou em branco
Configuração padrão , (virgula)
ESIZE - Tamanho da área de USER EXTENSION SIZE
Este parâmetro de perfil Natural define o tamanho da área de extensão do buffer do usuário. Determina o tamanho da área da fonte natural que é usada pelos editores naturais.
Configurações possíveis (2 - 32767) - Tamanho da área de extensão do buffer em KB.
Nota: Em um ambiente de tempo de execução (em que os editores não são usados), você pode definir apenas um valor menor que a configuração padrão.
Configuração padrão (28)
DATSIZE - BUFFER FOR LOCAL DATA
Esse parâmetro do perfil Natural pode ser usado para definir o tamanho mínimo do BUFFER FOR LOCAL DATA ( DATSIZE).
Configurações possíveis: (10 - 2097151) - Tamanho mínimo do buffer em KB.
Configuração padrão: (32)
Especificação dinâmica - sim
Especificação dentro da sessão - não
ASIZE - Entire System Server Auxiliary Buffer
Esse parâmetro do perfil Natural determina o tamanho do buffer auxiliar do Entire System Server.
Configurações possíveis: (64 - 512) - Tamanho do buffer em KB.
RJESIZE - BUFFER FOR NATRJE
Este parâmetro do perfil Natural especifica o tamanho inicial do NATRJEbuffer.
Configurações possíveis: (1 - 2097151) - Tamanho do buffer em KB. - O valor (0) zero desativa o utilitário NATRJE.
Configuração padrão: (8)
Nota: Se o tamanho inicial não for suficiente, o Natural aumenta automaticamente (repetidamente, se necessário) o tamanho do buffer em incrementos de 8 KB.
Notas:
01 - Com o utilitário NATRJE (descrito na documentação de utilitários ), os trabalhos JCL podem ser coletados e enviados de uma só vez. RJESIZEé usado para definir o tamanho inicial do buffer que contém os jobs JCL antes de serem enviados.
02 - Como alternativa, você pode usar o parâmetro DSou a macro do perfil Natural equivalente NTDSpara especificar o tamanho do buffer.
SSIZE - NAT EDITOR
Esse parâmetro do perfil Natural determina o tamanho do buffer usado pelo Software AG Editor.
Configurações possíveis: (40 - 512) - Tamanho do buffer em KB.
Configuração padrão: (64)
Nota: Se SSIZE=0 ou se o espaço necessário não estiver disponível, o Software AG Editor não poderá ser usado.
CSIZE - CONNECT BUFFER
Esse parâmetro do perfil Natural determina o tamanho da área de buffer Con-nect/Con-form.
Configurações possíveis: (1-512) - Tamanho do buffer em KB.
Configuração padrão: (0)
Se CSIZE=0 for especificado ou se o espaço solicitado não estiver disponível, o Con-nect/Con-form não poderá ser usado.
DSIZE - DEBUG BUFFER AREA
Este parâmetro de perfil Natural especifica o tamanho do DBLOGbuffer Natural .
Configuração padrão: (2,256)
Notas:
Como alternativa, você pode usar o parâmetro Natural profile DSou macro NTDSpara especificar o tamanho do buffer.
A DBLOG área de buffer natural é usada pelo utilitário DBLOG, descrito na documentação de utilitários.
CSTATIC - Módulos Vinculados Estaticamente
Esse parâmetro de perfil Natural pode ser usado para definir uma lista de nomes de módulos que devem ser vinculados estaticamente junto com o módulo de parâmetro Natural. Corresponde à NTCSTAT macro no módulo de parâmetro Natural.
01 - Cada módulo especificado e vinculado ao módulo de parâmetro Natural pode ser chamado de um objeto Natural usando uma instrução CALL.
02 - Como o comprimento de um valor de um parâmetro de perfil é limitado a 256 caracteres, o número de nomes de módulo especificado com o CSTATIC parâmetro é limitado. Alternativamente, a macro NTCSTAT pode ser usada para definir mais módulos vinculados estaticamente.
03 - Os módulos que foram vinculados estaticamente podem ser substituídos durante a inicialização da sessão, carregando-os dinamicamente (consulte o parâmetro do perfil RCApara obter detalhes). Módulos que não estão vinculados nem estaticamente nem carregados dinamicamente são carregados quando são chamados pela primeira vez por uma CALLinstrução.
04 - Se você deseja vincular módulos a um núcleo independente de ambiente, você deve defini-los com o CSTATIC parâmetro em dois módulos de parâmetro Natural: Um módulo de parâmetro deve ser vinculado ao núcleo independente do ambiente e o outro ao núcleo dependente do ambiente. Observe que, para todas as outras definições de parâmetros, somente o módulo de parâmetro vinculado ao núcleo dependente do ambiente é usado.
PROFILE - Aplicar o Parâmetro de Profile
Esse parâmetro PROFILE do Natural pode ser usado para aplicar um perfil de parâmetro.
Em vez de precisar especificar uma cadeia inteira de parâmetros individuais toda vez que você chamar Natural, é possível especificar a cadeia de parâmetros uma vez, armazenar essa cadeia em um nome de perfil e invocar Natural com esse perfil de parâmetro. Os parâmetros definidos com este perfil são então passados para Natural como parâmetros de perfil dinâmico.
Você cria e mantém esses PROFILE com o utilitário SYSPARM (descrito na documentação de utilitários ).
Você pode usar o parâmetro profile FPROFpara especificar um arquivo de sistema para os perfis de parâmetros ( FPROF).
Configuração padrão - Nenhum
1 - Se o PROFILEparâmetro for especificado no módulo de parâmetro Natural, ele será avaliado após os outros parâmetros no módulo de parâmetro, mas antes de qualquer parâmetro de perfil especificado dinamicamente ser avaliado; Isso significa que os parâmetros especificados no perfil podem ser substituídos por parâmetros dinâmicos especificados individualmente.
2 - Para restringir o uso de um perfil, você pode usar o parâmetro profile USER.
3 - Ao contrário de outros parâmetros, uma PROFILE especificação de parâmetro não pode ser substituída por outra PROFILE. Assim, você pode ter vários perfis de parâmetros que são avaliados em uma sequência.
4 - O PROFILE parâmetro não pode ser usado com ADARUN MODE=SINGLE.
SYNERR - Controle de Erros de Sintaxe
Esse parâmetro de perfil Natural especifica se os erros de sintaxe serão transmitidos para o programa de transação de erros.
Configuração padrão - OFF
Notas:
O programa de transação de erros é definido com o parâmetro profile ETAou por um programa do usuário por meio de designação à variável do sistema *ERROR-TA ou, se o Natural Security estiver instalado, dentro do perfil da biblioteca do Natural Security; consulte Componentes de um perfil de biblioteca na documentação do Natural Security . Para obter mais informações, consulte Usando um programa de transação de erros no Guia de programação.
CDYNAM - Carregamento Dinâmico de Programas Não-Naturais
Este parâmetro de perfil Natural define o limite para o número de programas não-naturais permitidos para serem carregados simultaneamente durante uma sessão Natural. Se o limite especificado for atingido, Natural retornará a mensagem de erro NAT0920 indicando que os programas não-naturais solicitados não podem ser carregados dinamicamente.
Os programas não naturais só podem ser carregados novamente depois que os programas não naturais carregados anteriormente forem excluídos. O parâmetro de profile DELETE determina quando programas não naturais são excluídos após o carregamento dinâmico.
Configurações possíveis - 0 - O carregamento dinâmico de programas não naturais não é permitido.
Configurações possíveis - 1 - 1024 - Os programas não naturais podem ser carregados dinamicamente até pelo menos o número especificado.
O número de programas realmente carregados pode exceder o número especificado, dependendo do espaço disponível nas tabelas de programas internos.
Configuração padrão - 5
EDPSIZE - Tamanho do Buffer Pool do Auxiliar do Software AG Editor
Esse parâmetro do perfil Natural determina o tamanho do buffer pool auxiliar do Editor do Software AG.
1 - Esse parâmetro de perfil Natural deve ser usado quando o Editor do Software AG for executado em um ambiente do Sysplex Paralelo z / OS. Ele permite que o Software AG Editor seja executado sem um buffer pool do Editor AG Software (local ou global).
2 - Como alternativa, você pode usar o parâmetro DSou a macro do perfil Natural equivalente NTDSpara especificar o tamanho do buffer. 3 - Nenhum arquivo de trabalho do Software AG Editor é necessário para o buffer pool auxiliar.
4 - Quando o buffer pool auxiliar é usado, a função de recuperação do Software AG Editor não está disponível.
5 - Se EDPSIZEnão for zero, um conjunto de buffers auxiliar será alocado e usado, embora um buffer pool (Local ou global) do Software AG Editor seja definido com o BPI parâmetro de perfil ou a NTBPImacro.
6 - Para mais informações sobre o Software AG Editor, consulte Operando o Software AG Editor na documentação de Operações .
RI - Release ISNs
Esse parâmetro do perfil Natural especifica se os ISNs (números de sequência interna) para registros que foram lidos e colocados em status de suspensão, mas não atualizados, devem ser mantidos em status de suspensão.
Configurações possíveis: ON - O Natural libera o ISN de cada registro que foi colocado no status de suspensão, mas não foi atualizado (por exemplo, porque o registro foi rejeitado como resultado de uma WHEREcláusula ou uma ACCEPT/REJECT instrução). Isso reduz o número de ISNs contidos na fila de espera.
Nota: Isso pode, no entanto, causar sobrecarga de desempenho adicional, já que uma chamada do Adabas é necessária para cada ISN liberado.
OFF - O ISN de cada registro que foi colocado no status de espera não é liberado até o final da transação.
Configuração padrão - OFF
ROSY - Acesso somente leitura a arquivos do sistema
Este parâmetro perfil Natural desativa modificações nos arquivos de sistema Natural FNAT, FUSER, FDIC, e FSEC.
Configurações possíveis - ON - Nenhum dado pode ser gravado, modificado ou excluído dos arquivos do sistema. Natural emite uma mensagem de erro em vez de executar qualquer ação que modifique qualquer um desses arquivos do sistema.
Configurações possíveis - OFF - Os dados podem ser gravados, modificados e excluídos dos arquivos do sistema.
Configuração padrão OFF
ATTN - ATTENTION KEY SUPPORT
Este parâmetro de perfil Natural controla o uso da tecla de (Attention Key Interrupt) para os terminais IBM SNA.
Configurações possíveis - ON - A tecla de Attention Key Interrupt faz com que o processamento Natural seja interrompido. OFF - A chave de atenção é ignorada.
Configuração padrão - ON
Notas:
1 - Pressionar a tecla de atenção pode interromper o processamento Natural com uma mensagem de erro apropriada (NAT1016).
2 - A disponibilidade de uma tecla de atenção depende do ambiente e do tipo de terminal.
3 - Essa funcionalidade também está disponível para o Natural no modo em batch no z/VSE para interromper uma sessão batch; consulte Interrupções de atenção do NATVSE na documentação de Operações.
IMSG - Mensagens de erro de inicialização de sessão
Esse parâmetro do perfil Natural é usado para suprimir a tela de mensagens de erro de inicialização. Pode ser útil evitar saída indesejada, por exemplo, para sessões de impressão.
Aviso: Como o diagnóstico de erros pode se tornar difícil, use este parâmetro com cuidado.
Configurações possíveis - ON - A tela de mensagens de erro de inicialização é exibida no caso de um erro.
Configurações possíveis - OFF - A tela de mensagens de erro de inicialização não é exibida.
DSC - Compactação de fluxo de dados (para terminais do tipo 3270)
Com esse parâmetro, você pode desativar a otimização automática e a compactação do fluxo de dados da tela para terminais do tipo 3270.
Configurações possíveis - ON - A otimização e a compactação do fluxo de dados são usadas.
Configurações possíveis - OFF - A otimização e a compactação do fluxo de dados não são usadas.
Default setting - ON
Notas:
1 - Este parâmetro de perfil Natural aplica-se apenas aos terminais do tipo 3270.
2 - A otimização de tela significa que apenas os campos da tela são enviados para o terminal cujo conteúdo foi alterado. A compressão de tela constitui uma (mais) redução da quantidade de dados enviados usando contadores para repetir caracteres.
3 - A otimização de tela do Natural faz com que os dados da tela sejam enviados o mais compactados possível. Se isso entrar em conflito com a otimização de tela ou limitação de hardware de qualquer monitor de TP, você poderá usar esse parâmetro para desativar a otimização de tela de Natural; os dados da tela serão então enviados em formato não comprimido; por exemplo, consulte Parâmetro de perfil DSC = OFF Recomendado na documentação Natural sob CICS .
4 - Este parâmetro tem a mesma função que o comando do terminal %RO.
5 - Se você usar as configurações BX de parâmetro da sessão BX=L ou BX=R, deverá desativar a otimização de tela do Natural usando DSC=OFF ou %ROOFF.
LC - Lower to Upper Case Translation
Este parâmetro de perfil Natural controla a conversão de maiúsculas para letras maiúsculas de caracteres de entrada.
Configurações possíveis - ON - Nenhuma conversão de caracteres minúsculos para maiúsculas é executada.
Configurações possíveis - OFF - Natural traduz todos os caracteres minúsculos, exceto a entrada da pilha Natural que foi colocada lá pela STACKinstrução, em maiúsculas.
Configuração padrão - OFF
Notas:
1 - Esse parâmetro não se aplica aos dados da pilha natural que foram colocados na pilha natural pela STACKinstrução.
2 - A conversão de letras maiúsculas / minúsculas também pode ser executada por um monitor TP antes que o controle seja dado à Natural. Os parâmetros correspondentes do monitor TP para tradução de letras maiúsculas e minúsculas também devem ser revisados para garantir a tradução correta.
3 - Uma tabela de tradução fornecida pelo usuário pode ser usada para realizar a conversão de letras minúsculas para maiúsculas; consulte NTUTAB1 macro (contido na UTAB1descrição do parâmetro do perfil).
MADIO - Chamadas Máximas do DBMS entre as Operações da Tela I/O
Esse parâmetro de perfil Natural é usado para especificar o número máximo de chamadas de DBMS permitidas entre duas operações de E / S de tela (também no modo de lote).
Configurações possíveis - 30 - 65535 - Número máximo de chamadas do DBMS.
Configurações possíveis - 0 - MADIO=0 indica que nenhum limite deve estar em vigor.
Configuração padrão - 512
MAXCL - Número Máximo de Chamadas de Programa
Esse parâmetro de perfil Natural é usado para especificar o número máximo de chamadas de programa permitidas entre duas operações de E/S de tela.
Configurações possíveis - 10 - 65535 Número máximo de chamadas de programa.
Configurações possíveis - 0 - MAXCL=0 indica que nenhum limite deve estar em vigor.
Configuração padrão - 50
Nota: Se o limite especificado for excedido, o programa Natural é interrompido e o usuário é notificado com uma mensagem de erro Natural apropriada (NAT1029).
PD - Limite de Páginas para NATPAGE
Esse parâmetro Natural profile e session especifica o número máximo de páginas (telas) que podem ser armazenadas ao mesmo tempo no arquivo do sistema Natural ( FUSER) com o utilitário de paginação de tela NATPAGE .
Dentro de uma sessão Natural, o parâmetro profile PD pode ser substituído pelo parâmetro da sessão PD.
Configurações possíveis - 0 ou 1 - 255 - Número máximo de páginas (telas).
Configuração padrão - 50
Especificação dinâmica - sim
ZERO DIVISION CHECK
Este parâmetro profile Natural e session especifica a ação a ser executada quando uma tentativa é feita para executar uma operação de divisão na qual o divisor é 0.
Configurações possíveis - ON - Natural emite uma mensagem de erro se uma divisão por 0for tentada.
Configurações possíveis - OFF - Natural retorna um resultado 0 para qualquer operação de divisão na qual o divisor é 0.
Configuração padrão - ON
Notas:
1 - Dentro de uma sessão Natural, o parâmetro profile ZDpode ser substituído pelo parâmetro da sessão ZD.
2 - Em Segurança Natural, a configuração desse parâmetro pode ser substituída pela opção Parâmetros da Sessão do Perfil da Biblioteca.
SUBSID - ID do Subsistema em z/OS e z/VSE
Este parâmetro do perfil Natural está disponível apenas em z/ OS e z/VSE. Ele identifica o subsistema Natural a ser usado.
Configurações possíveis - 1 a 4 caracteres - Subsistema natural.
Nota: Se você especificar menos de 4 caracteres, os espaços em branco serão anexados para obter uma configuração de 4 bytes.
Configuração padrão - NAT8
Notas:
1 - Para efeitos do Natural CICS Interface (ver ROLLSRV, SIPSERV, SUBSID), o parâmetro de perfil Natural SUBSIDé ignorado se for especificado em uma seqüência de parâmetro por um parâmetro de perfil SYSou PROFILEou em um suplente módulo de parâmetros Natural (conforme especificado com o parâmetro de perfil PARM).
2 - Para obter informações sobre o subsistema Natural, consulte Subsistema Natural em z / OS ou Subsistema Natural em z / VSE na documentação de Operações .
ADANAME - nome da rotina do Adabas Link
Esse parâmetro do perfil Natural especifica o nome da rotina de link do Adabas a ser usada.
Configurações possíveis: 1 a 8 caracteres - Nome válido do módulo ou entrada.
Configuração padrão - ADABAS
Notas:
1 - ADANAMEnão se aplica ao UTM aberto e ao Completo.
2 - Se a rotina de link do Adabas estiver vinculada ao módulo de parâmetro Natural e seu nome de entrada for o mesmo especificado ADANAMEno módulo de parâmetro, a rotina vinculada será usada. Caso contrário, a rotina de link especificada será carregada dinamicamente. Assim, não é mais necessário vincular estaticamente o módulo de link do Adabas ao núcleo Natural.
3 - É possível executar o mesmo núcleo natural com diferentes módulos de link Adabas.
4 - No CICS, a rotina de link do Adabas não deve estar vinculada ao Natural.
ADAMODE - Adabas Call Interface Mode
Esse parâmetro do perfil Natural controla o modo de interface de chamadas do Adabas e o número de sessões do usuário do Adabas usadas pela Natural para emitir chamadas do Adabas.
Configurações possíveis: Ver abaixo.
Configuração padrão: 2
Especificação dinâmica: sim
Especificação dentro da sessão: não
Os seguintes valores são possíveis parâmetros para o ADAMODE:
1 - Suporte para configurações do ADAMODE
Se o valor configurado para ADAMODE não for suportado pela rotina de link do Adabas usada em seu ambiente, uma mensagem de erro será relatada e o valor de ADAMODEserá definido como 0.
2 - Separe as sessões de usuário do Adabas para chamadas ao banco de dados de aplicativos do núcleo e do usuário
Duas sessões separadas do usuário do Adabas
Se o Natural usa duas sessões de usuário do Adabas para emitir chamadas do Adabas, o Natural usa uma sessão de usuário do Adabas para lidar com chamadas do Adabas emitidas pelo núcleo Natural (por exemplo, para carregar objetos Naturais do arquivo de sistema) e a outra sessão de usuário do Adabas para emitir Chamadas Adabas emitidas pelo aplicativo do usuário.
Um tempo limite do Adabas (que leva ao erro NAT3009 natural) que ocorre para a sessão de usuário do Adabas usada para lidar com chamadas do Adabas emitidas pelo núcleo Natural não afeta o aplicativo do usuário.
Um elemento separado da fila de usuários do Adabas (UQE) é gerado para cada sessão de usuário do Adabas, e pode ser necessário aumentar o ADARUNparâmetro Adabas NU.
Sessão Única de Usuário do Adabas
Se Natural usa apenas uma única sessão de usuário Adabas, END TRANSACTIONe BACKOUT TRANSACTIONdeclarações emitidas por qualquer núcleo Natural ou a aplicação do usuário afetam transações iniciados por tanto o núcleo natural e a aplicação do usuário.
Um tempo limite do Adabas (que leva ao erro Natural NAT3009) que ocorre para a sessão do usuário do Adabas é sempre relatado ao aplicativo do usuário, porque não é possível verificar se o tempo limite afeta o estado da transação do aplicativo.
Se o Natural usar uma única sessão de usuário do Adabas para lidar com chamadas do Adabas emitidas pelo núcleo Natural, bem como chamadas do Adabas emitidas pelo aplicativo de usuário, será necessário apenas um UQE.
3 - Programa 3GL Chamadas Adabas Use a sessão Adabas da Natural para chamadas de aplicativos do usuário
Chamadas usando a sessão Adabas da Natural
Se um programa 3GL, que é chamada a partir da aplicação do usuário, emite Adabas chama, e se essas chamadas Adabas usar sessão Adabas Natural para chamadas de aplicação do usuário, essas chamadas Adabas participar de transações da aplicação do usuário manipulação ( END TRANSACTIONe BACKOUT TRANSACTION declarações), e eles são afetados por configurações de parâmetro de perfil relacionadas ao processamento de transações Naturais (consulte os parâmetros mencionados abaixo).
Chamadas não estão usando a sessão do Adabas Natural
Se um programa 3GL, chamado a partir do aplicativo de usuário, emitir chamadas Adabas, e se essas chamadas do Adabas não usarem a sessão Adabas do Natural para chamadas do aplicativo, essas chamadas do Adabas não participarão do tratamento de transações do Natural para a sessão de usuário do Adabas. Como conseqüência, esses programas 3GL precisam executar seu próprio tratamento de transação.
4 - Comutação de Imagem em um Ambiente Sysplex Paralelo z / OS Suportado
Se a alternância de imagens em um ambiente do Sysplex Paralelo do z / OS for suportada, a sessão Natural poderá, após uma operação de E / S do terminal, continuar executando em uma imagem do z / OS diferente da imagem do z / OS em que a sessão Natural foi executada antes da operação de E / S do terminal. A instalação do Natural Roll Server é necessária para suportar a execução em um ambiente Sysplex Paralelo do z / OS.
Para verificar o suporte à alternância de imagens em um ambiente do Sysplex Paralelo z / OS, mesmo se ADAMODE=0ou ADAMODE=3estiver configurado, o Adabas System Coordinator (código do produto COR) deve ser instalado.
Aviso:
Configurar o valor ADAMODE para que a alternância de imagens em um ambiente do Sysplex Paralelo z / OS não seja suportado pode levar a resultados imprevisíveis se a sessão Natural continuar a execução em outra imagem do z / OS após uma operação de E / S do terminal. Dependendo das configurações do parâmetro de perfil relacionado ao processamento de transações Naturais (consulte os parâmetros mencionados abaixo), isso pode incluir:
- códigos de resposta Adabas diferentes de zero (levando, por exemplo, ao erro Natural NAT3021),
- atualizações de banco de dados que ainda não foram confirmadas por uma END TRANSACTIONinstrução são involuntariamente recuadas ou aplicadas ao banco de dados.
ADAPRM - Adabas Review Support or TRIM
Esse parâmetro do perfil Natural é usado para transmitir dados da sessão natural para o Adabas Review no sétimo buffer do Adabas.
Configurações possíveis: ON - Os dados da sessão natural são passados.
Nota:
Defina o ADAPRM como ON se o Adabas Review estivesse instalado.
Configurações possíveis: OFF - Nenhum dado de sessão natural é passado.
Configuração padrão: OFF
RDCSIZE - Tamanho do Buffer para o Coletor de Dados Naturais
Esse parâmetro de perfil Natural especifica o tamanho do buffer do Coletor de Dados NaturaL, que é usado pelo utilitário SYSRDC e pelo utilitário Profiler, e controla a função de registro de rastreio do Coletor de Dados Naturais.
Configurações possíveis 2 - 128 Tamanho do buffer (em KB).
Para ativar o Coletor de Dados Naturais (sem registro de rastreio), especifique RDCSIZE=2.
(*) Para também ativar a gravação de rastreio, defina RDCSIZE para uma configuração maior que 2.
(*) O utilitário Profiler precisa de um tamanho de buffer maior que 2 para ativar a gravação de rastreio.
(*) A ativação automática da função de registro de rastreio durante a inicialização da sessão ocorre somente se o parâmetro do perfil RDCou a macro NTRDCestiver definida como ON.
(*) Se o espaço solicitado não estiver disponível, o Natural Data Collector não poderá ser usado.
Configurações possíveis: 0 - Desativa o coletor de dados natural.
Notas:
1 - Como alternativa, você pode usar o subparâmetro Natural equivalente SIZEdo parâmetro de perfil RDCou macro NTRDC.
2 - Como alternativa, você pode especificar o RDCSIZEvalor no parâmetro Natural profile DSou macro NTDSpara especificar o tamanho do buffer.
3 - Para obter mais informações, consulte Ativando o Coletor de Dados Naturais na documentação do Utilitário SYSRDC .
ADASBV - Segurança Adabas por configuração
Esse parâmetro de perfil Natural pode ser usado para impedir resultados inválidos para acessos a arquivos Adabas que são protegidos por "segurança por configuração". Quando um arquivo protegido por "security-by-setting" é acessado, resultados inválidos podem ser retornados em alguns casos em que nenhum buffer de formato é gerado e passado para o Adabas.
Configurações possíveis: ON - Os dados da sessão natural são passados.
Nota:
Recomenda-se que você defina ADASBV=ONse você acessar arquivos Adabas "protegidos por segurança". Um buffer de formato é sempre passado para o Adabas para um acesso ao banco de dados (mesmo que seja um buffer fictício de 2 bytes), evitando assim resultados inválidos.
Configurações possíveis: OFF - Nenhum dado de sessão natural é passado.
Configuração padrão OFF
BSIZE - Size of EntireX Broker Buffer
Esse parâmetro do perfil Natural especifica o tamanho do buffer do EntireX Broker.
Configurações possíveis: 1 - 64 - Tamanho do buffer em KB.
Configuração padrão: 0
Notas:
1 - Esse parâmetro do perfil Natural só se aplica se o EntireX Broker estiver instalado.
2 - Como alternativa, você pode usar o parâmetro DSou a macro do perfil Natural equivalente NTDSpara especificar o tamanho do buffer.
3 - Atualmente, se o EntireX Broker for usado, o EntireX Broker especifica o tamanho do buffer automaticamente.
DBROLL - Chamadas de banco de dados antes da suspensão da sessão
Esse parâmetro de perfil Natural determina o número de chamadas de banco de dados após o qual uma sessão Natural é suspensa, ou seja, uma possível implantação do encadeamento Natural deve ser executada.
Configurações possíveis: 0 - 32767 - Número de chamadas de banco de dados.
Configuração padrão: 0 - Nenhuma suspensão de sessão para chamadas de banco de dados.
Especificação dinâmica: sim
Notas:
1 - Esse parâmetro de perfil Natural aplica-se somente ao CICS e ao Cipher.
2 - Quando a contagem DBROLL diferente de zero é atingida, o Natural emite uma CMROLL solicitação condicional. (veja a Nota sobre CMROLL na descrição do parâmetro profile MAXROLL); ou seja, quando outras sessões estão aguardando um encadeamento, a sessão é suspensa, o que pode resultar em uma distribuição do encadeamento Natural.
3 - No CICS, se nenhuma outra sessão estiver aguardando, apenas uma EXEC CICS SUSPENDserá executada para liberar o controle para outras tarefas de prioridade de despacho maior ou igual.
DFOUT - Date Format for Output
Este parâmetro perfil e sessão Natural determina o formato em que as definições de variáveis de data são exibidos por INPUT, DISPLAY, PRINT e WRITE declarações.
Configurações possíveis: S - As variáveis de data são exibidas com um componente de ano com dois dígitos e delimitadores, conforme determinado pelo parâmetro do perfil DTFORM.
Exemplo:
Exemplo:
Configuração padrão: S
1 - Dentro de uma sessão Natural, o parâmetro profile DFOUTpode ser substituído pelo parâmetro da sessão DFOUT.
2 - O parâmetro do perfil DFOUT é avaliado no tempo de execução.
3 - Ela se aplica a campos de data em INPUT, DISPLAY, PRINT e WRITE declarações para os quais nenhuma máscara de edição explícita é especificada e para o qual o parâmetro de sessão DF não está definido.
4 - A seqüência dos componentes dia, mês e ano nas configurações de data é determinada pelo DTFORM parâmetro profile.
5 - Veja também Processamento de Informação de Data no Guia de Programação .
DFSTACK - Date Format for Stack
Configurações possíveis: S - Variáveis de data são colocadas na pilha com um componente de ano de 2 dígitos e delimitadores, conforme determinado pelo parâmetro de perfil DTFORM.
Exemplo:
Além disso, se o século usado quando a configuração é lida a partir da pilha não for o mesmo da configuração de data original, o Natural emitirá um erro de execução.
Configurações possíveis: I - As variáveis de data são colocadas na pilha com um componente completo de 4 dígitos e sem delimitadores.
Exemplo:
FS - Default Format/Length Setting for User-Defined Variables
Este parâmetro de perfil e sessão Natural determina se uma configuração de formato / comprimento padrão deve estar em vigor para a definição de variáveis definidas pelo usuário no modo de relatório.
Nota: Veja também Formato e comprimento de variáveis definidas pelo usuário no Guia de programação .
Configurações possíveis: ON - Nenhum formato / comprimento padrão é atribuído pela Natural para uma variável recém-introduzida no modo de relatório.
Nota: O formato / comprimento de todas as variáveis definidas pelo usuário deve ser explicitamente especificado.
Configurações possíveis: OFF - Uma variável definida pelo usuário em um programa Natural para o qual nenhum formato / comprimento é especificado é atribuída ao formato / comprimento padrão N7.
Configuração padrão OFF
1 - Esse perfil Natural e parâmetro de sessão se aplica apenas ao modo de relatório; não tem efeito no modo estruturado.
2 - Dentro de uma sessão Natural, o parâmetro profile FS pode ser substituído pelo parâmetro da sessão FS.
3 - Em Natural Security, a configuração desse parâmetro pode ser substituída pela opção Parâmetros da Sessão do Perfil da Biblioteca.
NUCNAME - Nome do Núcleo Independente do Ambiente
Este parâmetro do perfil Natural especifica o nome do núcleo Natural independente do ambiente, se ele for carregado dinamicamente e não estiver ligado ao núcleo natural dependente do ambiente.
Configurações possíveis: 1 a 8 caracteres - Nome do módulo de carregamento válido.
Configuração padrão: Nenhum
Notas:
1 - O parâmetro de perfil NUCNAMEnão se aplica no BS2000.
2 - O parâmetro de perfil NUCNAMEé ignorado se for especificado em uma cadeia de parâmetros activados por um SYSou PROFILEparâmetro de perfil ou em alternativa módulo de parâmetro natural (como especificado com o PARMparâmetro de perfil).
Para mais informações, consulte:
(*) Núcleo Independente do Ambiente na documentação Instalação para z/OS.
(*) Núcleo Independente do Ambiente na documentação de Instalação do z/VSE.
XREF - Creation of XRef Data for Natural
Este parâmetro de perfil Natural é usado para ativar / desativar a criação de dados XRef para Natural. Este parâmetro também determina como os dados XRef são tratados quando os membros naturais são processados com os utilitários naturais SYSMAIN ou INPL ou com o manipulador de objetos.
Configurações possíveis: ON - Dados XRef são gerados nos casos descritos acima. A premissa de documentação não está marcada.
Configurações possíveis: OFF - Dados XRef não são gerados. A premissa de documentação não está marcada.
Configurações possíveis: FORCE - Um objeto Natural só pode ser catalogado se um objeto de documentação já existir para esse objeto de implementação. Dados XRef são gerados nos casos descritos acima.
Configurações possíveis: DOC - Um objeto Natural só pode ser catalogado se já existir um objeto de documentação para esse objeto. Dados XRef não são gerados.
Configuração padrão: OFF
Possibilidades de definir o parâmetro XREF
Existem diferentes maneiras de definir o XREF parâmetro Natural :
(*) No módulo de parâmetro Natural.
(*) Como um parâmetro dinâmico ao iniciar uma sessão Natural.
(*) Na segurança natural. Se a Segurança Natural tiver sido usada para definir o XREFparâmetro, o XREF comando só poderá ser usado para impor essa configuração (alterando de ONpara FORCE, de OFFpara ON ou FORCE).
(*) Com o XREFcomando Natural . Se a Segurança Natural não estiver instalada, o XREFparâmetro geralmente é configurado com o XREFcomando Natural . O comando Natural XREF ?exibe a configuração atual do XREFparâmetro.
Geração de Dados XRef
Os dados XRef são gerados em dois casos:
(*) O compilador Natural grava dados XRef para programas e áreas de dados Naturais quando eles são catalogados (desde que o XREF parâmetro tenha sido definido como ONou FORCE, veja abaixo).
(*) A Segurança Natural grava dados XRef para programas que são usados como Inicialização, Reinicialização ou Transação de Erro em um aplicativo ou como um link especial se o XREFparâmetro estiver definido como ONou FORCEna definição de Segurança Natural do aplicativo e um arquivo de sistema do usuário for definido para o aplicativo.
O parâmetro XREF controla a compilação em dois aspectos:
(*) geração de dados XRef nos casos descritos acima e
(*) realização de premissa para documentar objetos de implementação. A aderência a essa premissa pode ser garantida permitindo a conclusão da operação do catálogo apenas para objetos documentados no FDICarquivo de sistema do Predict ou no arquivo do servidor de desenvolvimento usado no Natural Single Point of Development (SPoD).
Geração de dados XRef estendido (somente para uso interno)
(*) O parâmetro XREF estendido é reservado para uso interno pelo Natural.
AUTO - Automatic Logon
Esse parâmetro do perfil Natural faz um logon automático em uma biblioteca específica no início da sessão Natural.
Configurações possíveis: ON - Um logon automático é executado no início da sessão Natural.
Configurações possíveis: OFF - Nenhum logon automático é executado.
Configuração padrão: OFF
Notas:
1 - A configuração contida na variável do sistema *INIT-USER é usada como o ID do usuário para o logon.
2 - Se usado com o Natural Security, AUTO=ONdesativa logons com outro ID do usuário (consulte a documentação do Natural Security para obter mais informações).
PS - Tamanho da Página para Natural Reports
Configurações possíveis: 1 - 250 - Número máximo de linhas por página.
Configurações possíveis: 0
O tamanho da página física deve ser usado.
Notas:
Se PS=0 for especificado para o primeiro relatório a ser enviado (Relatório 0), o tamanho de página do dispositivo físico menos 1 será usado.
Se PS=0 for especificado para os Relatórios 1 - 31, isso fará com que o processamento automático de nova página seja inibido, ou seja, nenhum processamento automático de quebra de página será executado.
Configuração padrão: 0
Notas:
1 - Quando usado como parâmetro de perfil, o PS parâmetro é respeitado apenas no modo em lote e define o tamanho da página física.
2 - No modo online, o tamanho da página física é sempre definido para a altura física da tela.
3 - Veja também Tamanho da Página - Parâmetro PS no Guia de Programação .
4 - Em Segurança Natural, a configuração desse parâmetro pode ser substituída pela opção Parâmetros da Sessão do Perfil da Biblioteca.
ETID - Adabas User Identification
Esse parâmetro do perfil Natural é usado como um identificador para informações relacionadas ao Adabas; por exemplo, para identificação de dados armazenados como resultado de uma declaração ET (END TRANSACTION).
Configurações possíveis: 1 a 8 caracteres - A configuração é usada como a configuração de ID do usuário em uma chamada aberta do Adabas.
Configurações possíveis: OFF - O Natural não emite nenhum comando de abertura e fechamento do Adabas no início da sessão Natural. Se, no entanto, qualquer ETID e / ou OPRB especificações estiverem presentes no Natural Security, essas especificações serão usadas na abertura subsequente emitida pelo Natural Security. Essa configuração de parâmetro é fornecida para uso em conjunto com o Natural Security para impedir que os trabalhos em lote Naturais enviados ao mesmo tempo causem configurações duplicadas de ID do usuário em uma chamada aberta do Adabas durante a fase de inicialização.
Configurações possíveis: ' ' (em branco) - Se o ETID parâmetro for definido como espaços em branco, o Natural não emitirá nenhum comando Adabas open and close; o OPRBparâmetro (se especificado) e quaisquer ETIDe OPRB especificações de segurança Natural são ignorados. Nesse caso, é recomendável definir o parâmetro Natural profile DBCLOSEparaON para impor um comando de fechamento no final da sessão. Caso contrário, o usuário não efetuará logoff do Adabas e o elemento da fila de usuários do Adabas não será excluído. Isso pode causar uma situação de estouro na fila de usuários do Adabas.
Configuração padrão *INIT-USER
Notas:
1 - Se a ETIDconfiguração não for igual à configuração da variável Natural system *INIT-USER, Natural emitirá um Adabas aberto com a ETID configuração especificada (e OPRB configuração, se especificada) no início da sessão Natural; esta abertura permanece em vigor até o final da sessão Natural; qualquer ETIDe as OPRBespecificações em Segurança Natural são ignoradas.
2 - Se a ETIDconfiguração for igual à configuração de *INIT-USER, ou se o ETIDparâmetro não for especificado, o Natural emitirá um Adabas aberto com a *INIT-USERconfiguração como ETID(e a OPRBconfiguração, se especificada) no início da sessão Natural. Se qualquer logon do Natural Security (logon inicial ou qualquer logon subseqüente) alteraria a configuração ETIDou a OPRBconfiguração atual (devido à biblioteca específica / específica do usuário ETIDe OPRBespecificações em Segurança Natural), Segurança Natural emite uma nova abertura com o novo ETIDe OPRBconfigurações. Se as configurações permanecerem as mesmas após um logon, o Natural Security não emitirá uma nova abertura.
3 - ETID e *INIT-USER pode ser modificado pela saída do usuário NATUEX1 durante a inicialização da sessão. Veja NATUEX1 - User Exit for Authorization Control na documentação de Operações .
4 - Para obter outras ETIDopções disponíveis com o ETID=OFFque pode ser definido em Segurança Natural, consulte Biblioteca e Valores Predefinidos do Usuário na documentação do Natural Security .
RELO - Storage Thread Relocation
Esse parâmetro de perfil Natural controla a realocação do encadeamento Natural após um terminal de E/S em um ambiente de encadeamento (CICS, Completo, IMS TM, UTM Aberto e Natural como um Servidor).
Configurações possíveis: ON - O encadeamento Natural e todos os buffers contidos nele podem ser realocados para outra área de armazenamento se a área de armazenamento original tiver sido ocupada por outro usuário após um terminal I / O.
Configurações possíveis: OFF - Nenhuma realocação é executada. O encadeamento Natural e todos os buffers nele permanecem localizados no mesmo endereço virtual após o terminal I / O.
Nota:
Essa configuração se aplica apenas aos ambientes CICS, Completo e de servidor. Em todos os outros ambientes de encadeamento, a Natural não pode garantir que o encadeamento permaneça localizado no mesmo endereço.
Configurações possíveis: FORCE - Isso forçará uma realocação do encadeamento Natural e de todos os buffers contidos nele para outra área de armazenamento. Isso pode ser útil para fins de teste em alguns ambientes.
Nota: Esta configuração não se aplica ao UTM aberto .
Configuração padrão: ON
ENDMSG - Display Session-End Message
Esse parâmetro de perfil Natural é usado para suprimir a exibição da mensagem padrão NAT9995 exibida no final da sessão Natural para indicar que a sessão Natural foi encerrada normalmente.
Configurações possíveis: ON - A mensagem NAT9995 será exibida no final da sessão.
Configurações possíveis: OFF - A mensagem NAT9995 não será exibida no final da sessão.
Configuração padrão ON
Nota:
Se um programa de backend de sessão for definido com o parâmetro profile PROGRAM, o ENDMSGparâmetro profile não terá efeito; o texto da mensagem será então passado para o programa back-end na área de parâmetros e não será exibido pelo Natural.
TD - Diferencial de Tempo
Esse parâmetro do perfil Natural especifica um diferencial de tempo a ser aplicado à configuração Hora / data natural para garantir que a hora / data local atual seja usada, em vez da hora / data do centro do computador.
Configurações possíveis: AUTO - Durante a inicialização da sessão, o Natural compara os tempos da máquina física (relógio da loja) e lógico (ambiente do sistema) e usa a diferença entre os dois como a configuração para o TD parâmetro. Para que uma mudança de horário tenha efeito no Natural (por exemplo, para alterar o horário para o horário de verão ou para o horário de inverno), é portanto suficiente reconfigurar o horário lógico da máquina. Isso afeta apenas as sessões que foram iniciadas após a mudança de horário.
Configurações possíveis:
+/-hh
(+/-hh,mm)
(+/-hh,mm,ss)
Horas, minutos e segundos de (-23,59,59)a (+23,59,59). Um sinal de mais (opcional) ou menos indica se o TDvalor deve ser adicionado ou subtraído.
O horário especificado é adicionado ou subtraído do horário físico da máquina para definir a hora / data a ser usada pelo Natural.
Configurações possíveis:1 a 32 caracteres - Nome do fuso horário a ser usado. Isto deve ser definido como um fuso horário válido na NTTZmacro do NATCONFGmódulo, veja Tabelas de Configuração - Módulo NATCONFG . Se a hora mudar de acordo com a definição do horário de verão NATCONFGpara o fuso horário, isso será respeitado durante uma sessão em execução.
Configuração padrão: 0
STACK - Place Data/Commands on the Stack
Esse parâmetro do perfil Natural é usado para colocar dados / comandos na pilha Natural.
Configurações possíveis: qualquer cadeia de caracteres - Ver abaixo.
Configuração padrão: HELLO
Notas:
1 - Se STACKfor utilizado, por dois pontos (:) deve ser especificado com os parâmetros de perfil (ou sessão) DC, HI, IA, IDe STACKD.
2 - A pilha pode conter uma seqüência de comandos Naturais e / ou comandos especificados pelo usuário, juntamente com seus dados, para execução no início da sessão Natural.
3 - A pilha de comandos é processada antes que o usuário seja solicitado a inserir a entrada na tela (modo TP) ou os dados são lidos de CMSYNIN/ CMOBJINfiles; veja Natural no modo de lote na documentação de operações .
4 - Se uma INPUTinstrução for encontrada durante o processamento da pilha, a tela de entrada correspondente será gerada apenas se os dados de entrada necessários não forem fornecidos com o comando quando a pilha foi criada. Todos os relatórios gerados durante o processamento da pilha são exibidos como de costume.
5 - Cada comando definido pelo sistema ou pelo usuário pode ser opcionalmente seguido por dados que são usados para atender às solicitações de informações necessárias durante o processamento do comando. A cadeia de caracteres fornecida como dados para o STACKparâmetro deve estar entre parênteses. Se o comando for um comando do usuário (ou seja, o nome de um programa do usuário), todos os dados fornecidos resolverão os requisitos de dados das INPUTinstruções dentro do programa do usuário.
Convenções:
(*) Múltiplas configurações para uma INPUTinstrução são separadas por uma vírgula (,).
(*) Os dados para várias INPUTinstruções são separados por dois pontos (:).
(*) Os comandos são separados pelo caractere delimitador de pilha definido pelo parâmetro profile STACKD. A configuração padrão é um ponto-e-vírgula (;).
Como alguns comandos (por exemplo, GLOBALS) não lêem parâmetros por INPUT, um caractere em branco deve ser usado em vez de dois-pontos para delimitar um comando do primeiro elemento de dados de parâmetro.
Como o montador de macros não permite espaços em branco inseridos entre parênteses, a cadeia de caracteres deve estar entre apóstrofos quando especificado como parâmetro estático.
KEY - Definição de atribuições para as chaves PA, PF e CLEAR
Este parâmetro de perfil Natural é utilizado para atribuir configurações à tecla CLEAR , às teclas de atenção do programa (teclas PA) e às teclas de função do programa ( teclas PF ) nos terminais de vídeo.
Configurações possíveis: qualquer cadeia de caracteres - As configurações podem ser atribuídas às chaves PA1 a PA3 , PF1 a PF24 e à tecla CLEAR .
Nota:
A configuração atribuída a cada chave pode ser qualquer cadeia de caracteres. A cadeia de caracteres deve representar um comando do sistema Natural ou um comando do usuário (programa do usuário). Se a configuração contiver espaços em branco incorporados, ela deverá ser colocada em apóstrofos.
Configuração padrão: Nenhum
Notas:
As atribuições feitas com o parâmetro profile KEYsão válidas somente quando especificadas no NEXTprompt Natural .
A cadeia inteira especificada com o parâmetro profile KEYdeve estar entre parênteses (exceto KEY=OFF). KEY=OFFdesativa todas as chaves.
Exemplos:
Natural é altamente parametrizado permitindo que os valores de controle interno a ser alterada seletiva de usuário para usuário. Esses parâmetros do sistema tiver atribuído valores padrão, mas pode ser substituído no início de uma sessão Natural e, por vezes durante uma sessão. Estes NATPARMS proporcionar uma grande flexibilidade, como será visto mais adiante.
Natural é muito parecido com um sistema operacional que suporta a execução de comandos, utilitários e programas Natural. Desta maneira, ele suporta tanto o ambiente de desenvolvimento em aplicações Natural são construídos e testados e no ambiente de produção, onde esses sistemas são executados. Natural use o nível de comando é reservado para as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento e gestão de programas Natural. Usuário de aplicativos de produção não precisam ter acesso aos comandos Natural desde programas Natural manter controle completo sobre sua sessão. Este é o modo de operação para os nossos sistemas de produção em que IDs de usuário de produção são impedidos de acesso a nível de comando Natural através de um parâmetro Natural.
Parametros do Nucleo Natural
Modelo do nucleo Natural Online
TITLE 'NATURAL 414 PARAMETER MODULE PR001CO'
NTPRM FNR=250, DEFAULT FILE X
DBID=250, DEFAULT DBID X
BPSFI=ON, BUFFER POOL PESQUISA X
DTFORM=E, DATE FORMAT DD/MM/YY X
DC=',', DECIMAL CHARACTER X
ID='|', INPUT PARAMITER X
ESIZE=200, USER EXTENSION SIZE X
DATSIZE=190, BUFFER FOR LOCAL DATA X
ASIZE=54, X
RJESIZE=9, BUFFER FOR NATRJE X
SSIZE=64, NAT EDITOR X
CSIZE=0, CONNECT BUFFER X
DSIZE=4, DEBUG BUFFER AREA X
CSTATIC=(CMMSG, STANDARD CSTATIC X
NSPPFUNC, DUMMY-CSTATIC X
TNMOPTS), TRIM X
PROFILE=, PROFILE X
SYNERR=OFF, SYNTAX ERR PASSED X
CDYNAM=10, NUMBER OF DYN.LOAD X
EDPSIZE=80, SIZE OF EDITOR BP X
RI=OFF, RELEASE ISN ON/OFF X
ROSY=OFF, READ ONLY SYSTEM FILE X
ATTN=ON, ATTENTION KEY SUPPORT X
IMSG=ON, INIT. ERR. MSG. SUPPR.X
DSC=ON, DATA STREAM COMPRESS. X
LC=OFF, LOWER TO UPPER CASE X
MADIO=0, MAX. NO. OF DB-CALLS X
MAXCL=0, MAX. NO. OF PGM-CALLS X
PD=50, PAGE DATASET SIZE X
ZD=ON, ZERO DIVISION CHECK X
SUBSID=NAT4, NATURAL SUBSYSTEM-ID X
ADANAME=ADABAS, ADA-LINK-ROUTINE X
ADAMODE=0, ADAMODE X
ADAPRM=ON, PARM FOR USE TRIM X
RDCSIZE=2, TRIM X
ADASBV=OFF, FORM. BUFFER NOT PASS X
BSIZE=0, BROKER BUFFER SIZE X
DBROLL=128, ADA-CALLS BEFORE ROLL X
DFOUT=S, OUTPUT FORMAT OF DATE X
DFSTACK=S, DATE-FORMAT IN STACK X
FS=ON, FORMAT/LENGTH SETING X
NUCNAME=NAT414TH, NAME OF NAT-NUCLEUS X
XREF=ON, PREDICT XREF=ON X
AUTO=ON, AUTOMATIC LOGON X
LS=133, LINE SIZE DEFAULT X
PS=80, PAGE SIZE DEFAULT X
ETID=OFF, ETID BRANCO X
RELO=ON, RELOCACAO DE THREAD X
ENDMSG=OFF, MSG DE SAIDA DA SESSAOX
TD=AUTO, SINCRONIZA DATA X
STACK=OFF, INITIAL NATURAL COMMDSX
KEY=(PF1='%R',PF2=E,PF3=C,PF4=RUN,PF5=LOGOFF, X
PF7='-20',PF8='+20'), X
ET=OFF LAST LINE END/BACKOUT TRANSACT
DBID - Default Database ID of Natural system files
Este parâmetro perfil Natural identifica o banco de dados padrão em que os arquivos do sistema Natural ( FNAT, FUSER, FDIC, FSEC, FSPOOL, FPROF, FREG) estão localizados.
BPSFI - Object Search First in Buffer Pool
Esse parâmetro do perfil Natural determina a sequência na qual um objeto solicitado a ser executado é procurado no buffer pool e no (s) arquivo (s) do sistema.
Você pode escolher entre três sequências de pesquisa:
BPSFI = ON
A Search Sequence 1 (Sequência de Pesquisa 1) é usada (buffer pool de pesquisa primeiro para todas as bibliotecas, depois o (s) arquivo (s) do sistema). Natural procura o objeto na seguinte seqüência até que seja encontrado:
1 - no buffer pool, primeiro na biblioteca atual, depois em um steplib após o outro, depois nas duas SYSTEM bibliotecas;
2 - no (s) arquivo (s) de sistema, primeiro na biblioteca atual, depois em um steplib após o outro, depois nas duas SYSTEM bibliotecas.
Por motivos de desempenho, é recomendável que você defina BPSFI=ON em ambientes de produção.
Cuidado: Se você definir BPFSI=ON, certifique-se de que os nomes dos objetos sejam exclusivos em todas as bibliotecas envolvidas na pesquisa. Se houver objetos com o mesmo nome em diferentes bibliotecas que estão sendo pesquisadas, poderão ocorrer resultados imprevisíveis.
BPSFI = OFF
(default) A Search Sequence 2 (sequência de pesquisa 2) é usada (alternando a pesquisa no buffer pool e no (s) arquivo (s) do sistema para cada biblioteca). Natural procura o objeto na seguinte seqüência até que seja encontrado:
1 - na biblioteca atual, primeiro no buffer pool, depois no (s) arquivo (s) de sistema;
2 - em um steplib após o outro, primeiro no buffer pool, depois no (s) arquivo (s) de sistema para cada steplib;
3 - nas duas SYSTEMbibliotecas, primeiro no buffer pool, depois no (s) arquivo (s) de sistema para cada biblioteca.
A opção BPSFI=OFF é recomendado em ambientes de desenvolvimento para obter sempre o objeto mais atualizado de sua própria biblioteca atual.
BPSFI = LIB
A Search Sequence 3 (seqüência de pesquisa 3) é usada. O Natural procura o objeto na seguinte seqüência até que seja encontrado:
1 - na biblioteca atual, primeiro no buffer pool, depois no (s) arquivo (s) de sistema;
2 - no buffer pool em um steplib após o outro, depois nas duas SYSTEMbibliotecas;
3 - no (s) arquivo (s) de sistema em um steplib após o outro, depois nas duas SYSTEMbibliotecas.
DTFORM - Formato de data
Esse parâmetro do perfil Natural indica o formato padrão no qual as datas devem ser fornecidas automaticamente pelo Natural como parte do título padrão em Relatórios Natural, como constantes de data e entrada de data.
+--------+-----------------+-----------------+
| Valor | Área | Formato de data |
+--------+-----------------+-----------------+
| E | Europa | DD/MM/YYYY |
| G | Alemanha | DD.MM.YYYY |
| I | Internacional | YYYY-MM-DD |
| U | EUA | MM/DD/YYYY |
+--------+-----------------+-----------------+
Configuração padrão - I - (Internacional)
DC - Character for Decimal Point Notation
Esse parâmetro determina o caractere a ser usado como separador decimal, ou seja, um ponto ou uma vírgula.
Configurações possíveis - qualquer caractere (exceto caracteres numéricos) - Você especifica o parametro DC como onde representa o caractere a ser usado como separador decimal. DC='c' - O caractere especificado com o parâmetro DC não deve ser o mesmo que o especificado com o parâmetro IA (caractere de atribuição de entrada) ou ID (caractere de delimitador de entrada). Além disso, recomendamos que esse caractere não seja igual ao especificado com o parâmetro CF (caractere de controle para comandos do terminal) ou HI (caractere de ajuda).
Configuração padrão . (period)
ID - Inserir caractere Delimitador
Esse parâmetro Natural profile e session define o caractere a ser utilizado como um caractere delimitador para INPUT instruções no modo keyword/delimiter.
Configurações possíveis - qualquer personagem especial ou em branco
Configuração padrão , (virgula)
ESIZE - Tamanho da área de USER EXTENSION SIZE
Este parâmetro de perfil Natural define o tamanho da área de extensão do buffer do usuário. Determina o tamanho da área da fonte natural que é usada pelos editores naturais.
Configurações possíveis (2 - 32767) - Tamanho da área de extensão do buffer em KB.
Nota: Em um ambiente de tempo de execução (em que os editores não são usados), você pode definir apenas um valor menor que a configuração padrão.
Configuração padrão (28)
DATSIZE - BUFFER FOR LOCAL DATA
Esse parâmetro do perfil Natural pode ser usado para definir o tamanho mínimo do BUFFER FOR LOCAL DATA ( DATSIZE).
Configurações possíveis: (10 - 2097151) - Tamanho mínimo do buffer em KB.
Configuração padrão: (32)
Especificação dinâmica - sim
Especificação dentro da sessão - não
ASIZE - Entire System Server Auxiliary Buffer
Esse parâmetro do perfil Natural determina o tamanho do buffer auxiliar do Entire System Server.
Configurações possíveis: (64 - 512) - Tamanho do buffer em KB.
RJESIZE - BUFFER FOR NATRJE
Este parâmetro do perfil Natural especifica o tamanho inicial do NATRJEbuffer.
Configurações possíveis: (1 - 2097151) - Tamanho do buffer em KB. - O valor (0) zero desativa o utilitário NATRJE.
Configuração padrão: (8)
Nota: Se o tamanho inicial não for suficiente, o Natural aumenta automaticamente (repetidamente, se necessário) o tamanho do buffer em incrementos de 8 KB.
Notas:
01 - Com o utilitário NATRJE (descrito na documentação de utilitários ), os trabalhos JCL podem ser coletados e enviados de uma só vez. RJESIZEé usado para definir o tamanho inicial do buffer que contém os jobs JCL antes de serem enviados.
02 - Como alternativa, você pode usar o parâmetro DSou a macro do perfil Natural equivalente NTDSpara especificar o tamanho do buffer.
SSIZE - NAT EDITOR
Esse parâmetro do perfil Natural determina o tamanho do buffer usado pelo Software AG Editor.
Configurações possíveis: (40 - 512) - Tamanho do buffer em KB.
Configuração padrão: (64)
Nota: Se SSIZE=0 ou se o espaço necessário não estiver disponível, o Software AG Editor não poderá ser usado.
CSIZE - CONNECT BUFFER
Esse parâmetro do perfil Natural determina o tamanho da área de buffer Con-nect/Con-form.
Configurações possíveis: (1-512) - Tamanho do buffer em KB.
Configuração padrão: (0)
Se CSIZE=0 for especificado ou se o espaço solicitado não estiver disponível, o Con-nect/Con-form não poderá ser usado.
DSIZE - DEBUG BUFFER AREA
Este parâmetro de perfil Natural especifica o tamanho do DBLOGbuffer Natural .
Configuração padrão: (2,256)
Notas:
Como alternativa, você pode usar o parâmetro Natural profile DSou macro NTDSpara especificar o tamanho do buffer.
A DBLOG área de buffer natural é usada pelo utilitário DBLOG, descrito na documentação de utilitários.
CSTATIC - Módulos Vinculados Estaticamente
Esse parâmetro de perfil Natural pode ser usado para definir uma lista de nomes de módulos que devem ser vinculados estaticamente junto com o módulo de parâmetro Natural. Corresponde à NTCSTAT macro no módulo de parâmetro Natural.
01 - Cada módulo especificado e vinculado ao módulo de parâmetro Natural pode ser chamado de um objeto Natural usando uma instrução CALL.
02 - Como o comprimento de um valor de um parâmetro de perfil é limitado a 256 caracteres, o número de nomes de módulo especificado com o CSTATIC parâmetro é limitado. Alternativamente, a macro NTCSTAT pode ser usada para definir mais módulos vinculados estaticamente.
03 - Os módulos que foram vinculados estaticamente podem ser substituídos durante a inicialização da sessão, carregando-os dinamicamente (consulte o parâmetro do perfil RCApara obter detalhes). Módulos que não estão vinculados nem estaticamente nem carregados dinamicamente são carregados quando são chamados pela primeira vez por uma CALLinstrução.
04 - Se você deseja vincular módulos a um núcleo independente de ambiente, você deve defini-los com o CSTATIC parâmetro em dois módulos de parâmetro Natural: Um módulo de parâmetro deve ser vinculado ao núcleo independente do ambiente e o outro ao núcleo dependente do ambiente. Observe que, para todas as outras definições de parâmetros, somente o módulo de parâmetro vinculado ao núcleo dependente do ambiente é usado.
PROFILE - Aplicar o Parâmetro de Profile
Esse parâmetro PROFILE do Natural pode ser usado para aplicar um perfil de parâmetro.
Em vez de precisar especificar uma cadeia inteira de parâmetros individuais toda vez que você chamar Natural, é possível especificar a cadeia de parâmetros uma vez, armazenar essa cadeia em um nome de perfil e invocar Natural com esse perfil de parâmetro. Os parâmetros definidos com este perfil são então passados para Natural como parâmetros de perfil dinâmico.
Você cria e mantém esses PROFILE com o utilitário SYSPARM (descrito na documentação de utilitários ).
Você pode usar o parâmetro profile FPROFpara especificar um arquivo de sistema para os perfis de parâmetros ( FPROF).
Configuração padrão - Nenhum
1 - Se o PROFILEparâmetro for especificado no módulo de parâmetro Natural, ele será avaliado após os outros parâmetros no módulo de parâmetro, mas antes de qualquer parâmetro de perfil especificado dinamicamente ser avaliado; Isso significa que os parâmetros especificados no perfil podem ser substituídos por parâmetros dinâmicos especificados individualmente.
2 - Para restringir o uso de um perfil, você pode usar o parâmetro profile USER.
3 - Ao contrário de outros parâmetros, uma PROFILE especificação de parâmetro não pode ser substituída por outra PROFILE. Assim, você pode ter vários perfis de parâmetros que são avaliados em uma sequência.
4 - O PROFILE parâmetro não pode ser usado com ADARUN MODE=SINGLE.
SYNERR - Controle de Erros de Sintaxe
Esse parâmetro de perfil Natural especifica se os erros de sintaxe serão transmitidos para o programa de transação de erros.
Configuração padrão - OFF
Notas:
O programa de transação de erros é definido com o parâmetro profile ETAou por um programa do usuário por meio de designação à variável do sistema *ERROR-TA ou, se o Natural Security estiver instalado, dentro do perfil da biblioteca do Natural Security; consulte Componentes de um perfil de biblioteca na documentação do Natural Security . Para obter mais informações, consulte Usando um programa de transação de erros no Guia de programação.
CDYNAM - Carregamento Dinâmico de Programas Não-Naturais
Este parâmetro de perfil Natural define o limite para o número de programas não-naturais permitidos para serem carregados simultaneamente durante uma sessão Natural. Se o limite especificado for atingido, Natural retornará a mensagem de erro NAT0920 indicando que os programas não-naturais solicitados não podem ser carregados dinamicamente.
Os programas não naturais só podem ser carregados novamente depois que os programas não naturais carregados anteriormente forem excluídos. O parâmetro de profile DELETE determina quando programas não naturais são excluídos após o carregamento dinâmico.
Configurações possíveis - 0 - O carregamento dinâmico de programas não naturais não é permitido.
Configurações possíveis - 1 - 1024 - Os programas não naturais podem ser carregados dinamicamente até pelo menos o número especificado.
O número de programas realmente carregados pode exceder o número especificado, dependendo do espaço disponível nas tabelas de programas internos.
Configuração padrão - 5
EDPSIZE - Tamanho do Buffer Pool do Auxiliar do Software AG Editor
Esse parâmetro do perfil Natural determina o tamanho do buffer pool auxiliar do Editor do Software AG.
1 - Esse parâmetro de perfil Natural deve ser usado quando o Editor do Software AG for executado em um ambiente do Sysplex Paralelo z / OS. Ele permite que o Software AG Editor seja executado sem um buffer pool do Editor AG Software (local ou global).
2 - Como alternativa, você pode usar o parâmetro DSou a macro do perfil Natural equivalente NTDSpara especificar o tamanho do buffer. 3 - Nenhum arquivo de trabalho do Software AG Editor é necessário para o buffer pool auxiliar.
4 - Quando o buffer pool auxiliar é usado, a função de recuperação do Software AG Editor não está disponível.
5 - Se EDPSIZEnão for zero, um conjunto de buffers auxiliar será alocado e usado, embora um buffer pool (Local ou global) do Software AG Editor seja definido com o BPI parâmetro de perfil ou a NTBPImacro.
6 - Para mais informações sobre o Software AG Editor, consulte Operando o Software AG Editor na documentação de Operações .
RI - Release ISNs
Esse parâmetro do perfil Natural especifica se os ISNs (números de sequência interna) para registros que foram lidos e colocados em status de suspensão, mas não atualizados, devem ser mantidos em status de suspensão.
Configurações possíveis: ON - O Natural libera o ISN de cada registro que foi colocado no status de suspensão, mas não foi atualizado (por exemplo, porque o registro foi rejeitado como resultado de uma WHEREcláusula ou uma ACCEPT/REJECT instrução). Isso reduz o número de ISNs contidos na fila de espera.
Nota: Isso pode, no entanto, causar sobrecarga de desempenho adicional, já que uma chamada do Adabas é necessária para cada ISN liberado.
OFF - O ISN de cada registro que foi colocado no status de espera não é liberado até o final da transação.
Configuração padrão - OFF
ROSY - Acesso somente leitura a arquivos do sistema
Este parâmetro perfil Natural desativa modificações nos arquivos de sistema Natural FNAT, FUSER, FDIC, e FSEC.
Configurações possíveis - ON - Nenhum dado pode ser gravado, modificado ou excluído dos arquivos do sistema. Natural emite uma mensagem de erro em vez de executar qualquer ação que modifique qualquer um desses arquivos do sistema.
Configurações possíveis - OFF - Os dados podem ser gravados, modificados e excluídos dos arquivos do sistema.
Configuração padrão OFF
ATTN - ATTENTION KEY SUPPORT
Este parâmetro de perfil Natural controla o uso da tecla de (Attention Key Interrupt) para os terminais IBM SNA.
Configurações possíveis - ON - A tecla de Attention Key Interrupt faz com que o processamento Natural seja interrompido. OFF - A chave de atenção é ignorada.
Configuração padrão - ON
Notas:
1 - Pressionar a tecla de atenção pode interromper o processamento Natural com uma mensagem de erro apropriada (NAT1016).
2 - A disponibilidade de uma tecla de atenção depende do ambiente e do tipo de terminal.
3 - Essa funcionalidade também está disponível para o Natural no modo em batch no z/VSE para interromper uma sessão batch; consulte Interrupções de atenção do NATVSE na documentação de Operações.
IMSG - Mensagens de erro de inicialização de sessão
Esse parâmetro do perfil Natural é usado para suprimir a tela de mensagens de erro de inicialização. Pode ser útil evitar saída indesejada, por exemplo, para sessões de impressão.
Aviso: Como o diagnóstico de erros pode se tornar difícil, use este parâmetro com cuidado.
Configurações possíveis - ON - A tela de mensagens de erro de inicialização é exibida no caso de um erro.
Configurações possíveis - OFF - A tela de mensagens de erro de inicialização não é exibida.
DSC - Compactação de fluxo de dados (para terminais do tipo 3270)
Com esse parâmetro, você pode desativar a otimização automática e a compactação do fluxo de dados da tela para terminais do tipo 3270.
Configurações possíveis - ON - A otimização e a compactação do fluxo de dados são usadas.
Configurações possíveis - OFF - A otimização e a compactação do fluxo de dados não são usadas.
Default setting - ON
Notas:
1 - Este parâmetro de perfil Natural aplica-se apenas aos terminais do tipo 3270.
2 - A otimização de tela significa que apenas os campos da tela são enviados para o terminal cujo conteúdo foi alterado. A compressão de tela constitui uma (mais) redução da quantidade de dados enviados usando contadores para repetir caracteres.
3 - A otimização de tela do Natural faz com que os dados da tela sejam enviados o mais compactados possível. Se isso entrar em conflito com a otimização de tela ou limitação de hardware de qualquer monitor de TP, você poderá usar esse parâmetro para desativar a otimização de tela de Natural; os dados da tela serão então enviados em formato não comprimido; por exemplo, consulte Parâmetro de perfil DSC = OFF Recomendado na documentação Natural sob CICS .
4 - Este parâmetro tem a mesma função que o comando do terminal %RO.
5 - Se você usar as configurações BX de parâmetro da sessão BX=L ou BX=R, deverá desativar a otimização de tela do Natural usando DSC=OFF ou %ROOFF.
LC - Lower to Upper Case Translation
Este parâmetro de perfil Natural controla a conversão de maiúsculas para letras maiúsculas de caracteres de entrada.
Configurações possíveis - ON - Nenhuma conversão de caracteres minúsculos para maiúsculas é executada.
Configurações possíveis - OFF - Natural traduz todos os caracteres minúsculos, exceto a entrada da pilha Natural que foi colocada lá pela STACKinstrução, em maiúsculas.
Configuração padrão - OFF
Notas:
1 - Esse parâmetro não se aplica aos dados da pilha natural que foram colocados na pilha natural pela STACKinstrução.
2 - A conversão de letras maiúsculas / minúsculas também pode ser executada por um monitor TP antes que o controle seja dado à Natural. Os parâmetros correspondentes do monitor TP para tradução de letras maiúsculas e minúsculas também devem ser revisados para garantir a tradução correta.
3 - Uma tabela de tradução fornecida pelo usuário pode ser usada para realizar a conversão de letras minúsculas para maiúsculas; consulte NTUTAB1 macro (contido na UTAB1descrição do parâmetro do perfil).
MADIO - Chamadas Máximas do DBMS entre as Operações da Tela I/O
Esse parâmetro de perfil Natural é usado para especificar o número máximo de chamadas de DBMS permitidas entre duas operações de E / S de tela (também no modo de lote).
Configurações possíveis - 30 - 65535 - Número máximo de chamadas do DBMS.
Configurações possíveis - 0 - MADIO=0 indica que nenhum limite deve estar em vigor.
Configuração padrão - 512
MAXCL - Número Máximo de Chamadas de Programa
Esse parâmetro de perfil Natural é usado para especificar o número máximo de chamadas de programa permitidas entre duas operações de E/S de tela.
Configurações possíveis - 10 - 65535 Número máximo de chamadas de programa.
Configurações possíveis - 0 - MAXCL=0 indica que nenhum limite deve estar em vigor.
Configuração padrão - 50
Nota: Se o limite especificado for excedido, o programa Natural é interrompido e o usuário é notificado com uma mensagem de erro Natural apropriada (NAT1029).
PD - Limite de Páginas para NATPAGE
Esse parâmetro Natural profile e session especifica o número máximo de páginas (telas) que podem ser armazenadas ao mesmo tempo no arquivo do sistema Natural ( FUSER) com o utilitário de paginação de tela NATPAGE .
Dentro de uma sessão Natural, o parâmetro profile PD pode ser substituído pelo parâmetro da sessão PD.
Configurações possíveis - 0 ou 1 - 255 - Número máximo de páginas (telas).
Configuração padrão - 50
Especificação dinâmica - sim
ZERO DIVISION CHECK
Este parâmetro profile Natural e session especifica a ação a ser executada quando uma tentativa é feita para executar uma operação de divisão na qual o divisor é 0.
Configurações possíveis - ON - Natural emite uma mensagem de erro se uma divisão por 0for tentada.
Configurações possíveis - OFF - Natural retorna um resultado 0 para qualquer operação de divisão na qual o divisor é 0.
Configuração padrão - ON
Notas:
1 - Dentro de uma sessão Natural, o parâmetro profile ZDpode ser substituído pelo parâmetro da sessão ZD.
2 - Em Segurança Natural, a configuração desse parâmetro pode ser substituída pela opção Parâmetros da Sessão do Perfil da Biblioteca.
SUBSID - ID do Subsistema em z/OS e z/VSE
Este parâmetro do perfil Natural está disponível apenas em z/ OS e z/VSE. Ele identifica o subsistema Natural a ser usado.
Configurações possíveis - 1 a 4 caracteres - Subsistema natural.
Nota: Se você especificar menos de 4 caracteres, os espaços em branco serão anexados para obter uma configuração de 4 bytes.
Configuração padrão - NAT8
Notas:
1 - Para efeitos do Natural CICS Interface (ver ROLLSRV, SIPSERV, SUBSID), o parâmetro de perfil Natural SUBSIDé ignorado se for especificado em uma seqüência de parâmetro por um parâmetro de perfil SYSou PROFILEou em um suplente módulo de parâmetros Natural (conforme especificado com o parâmetro de perfil PARM).
2 - Para obter informações sobre o subsistema Natural, consulte Subsistema Natural em z / OS ou Subsistema Natural em z / VSE na documentação de Operações .
ADANAME - nome da rotina do Adabas Link
Esse parâmetro do perfil Natural especifica o nome da rotina de link do Adabas a ser usada.
Configurações possíveis: 1 a 8 caracteres - Nome válido do módulo ou entrada.
Configuração padrão - ADABAS
Notas:
1 - ADANAMEnão se aplica ao UTM aberto e ao Completo.
2 - Se a rotina de link do Adabas estiver vinculada ao módulo de parâmetro Natural e seu nome de entrada for o mesmo especificado ADANAMEno módulo de parâmetro, a rotina vinculada será usada. Caso contrário, a rotina de link especificada será carregada dinamicamente. Assim, não é mais necessário vincular estaticamente o módulo de link do Adabas ao núcleo Natural.
3 - É possível executar o mesmo núcleo natural com diferentes módulos de link Adabas.
4 - No CICS, a rotina de link do Adabas não deve estar vinculada ao Natural.
ADAMODE - Adabas Call Interface Mode
Esse parâmetro do perfil Natural controla o modo de interface de chamadas do Adabas e o número de sessões do usuário do Adabas usadas pela Natural para emitir chamadas do Adabas.
Configurações possíveis: Ver abaixo.
Configuração padrão: 2
Especificação dinâmica: sim
Especificação dentro da sessão: não
Os seguintes valores são possíveis parâmetros para o ADAMODE:
+--------+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
| | Separe as sessões de usuário | Chamadas Adabas do Programa | Comutação de Imagem em um |
| | do Adabas para chamadas ao | 3GL Use a Sessão Adabas da | Ambiente Sysplex Paralelo |
| | banco de dados de aplicativos| Natural para Chamadas de | z/OS Suportado |
| Valor | do núcleo e do usuário. | Aplicativo do Usuário | |
+--------+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
| 0 | Não | Sim | Não |
| 1 | Não | Não | Sim |
| 2 | Sim | Não | Sim |
| 3 | Sim | Sim | Não |
+--------+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
Notas:
1 - Suporte para configurações do ADAMODE
Se o valor configurado para ADAMODE não for suportado pela rotina de link do Adabas usada em seu ambiente, uma mensagem de erro será relatada e o valor de ADAMODEserá definido como 0.
2 - Separe as sessões de usuário do Adabas para chamadas ao banco de dados de aplicativos do núcleo e do usuário
Duas sessões separadas do usuário do Adabas
Se o Natural usa duas sessões de usuário do Adabas para emitir chamadas do Adabas, o Natural usa uma sessão de usuário do Adabas para lidar com chamadas do Adabas emitidas pelo núcleo Natural (por exemplo, para carregar objetos Naturais do arquivo de sistema) e a outra sessão de usuário do Adabas para emitir Chamadas Adabas emitidas pelo aplicativo do usuário.
Um tempo limite do Adabas (que leva ao erro NAT3009 natural) que ocorre para a sessão de usuário do Adabas usada para lidar com chamadas do Adabas emitidas pelo núcleo Natural não afeta o aplicativo do usuário.
Um elemento separado da fila de usuários do Adabas (UQE) é gerado para cada sessão de usuário do Adabas, e pode ser necessário aumentar o ADARUNparâmetro Adabas NU.
Sessão Única de Usuário do Adabas
Se Natural usa apenas uma única sessão de usuário Adabas, END TRANSACTIONe BACKOUT TRANSACTIONdeclarações emitidas por qualquer núcleo Natural ou a aplicação do usuário afetam transações iniciados por tanto o núcleo natural e a aplicação do usuário.
Um tempo limite do Adabas (que leva ao erro Natural NAT3009) que ocorre para a sessão do usuário do Adabas é sempre relatado ao aplicativo do usuário, porque não é possível verificar se o tempo limite afeta o estado da transação do aplicativo.
Se o Natural usar uma única sessão de usuário do Adabas para lidar com chamadas do Adabas emitidas pelo núcleo Natural, bem como chamadas do Adabas emitidas pelo aplicativo de usuário, será necessário apenas um UQE.
3 - Programa 3GL Chamadas Adabas Use a sessão Adabas da Natural para chamadas de aplicativos do usuário
Chamadas usando a sessão Adabas da Natural
Se um programa 3GL, que é chamada a partir da aplicação do usuário, emite Adabas chama, e se essas chamadas Adabas usar sessão Adabas Natural para chamadas de aplicação do usuário, essas chamadas Adabas participar de transações da aplicação do usuário manipulação ( END TRANSACTIONe BACKOUT TRANSACTION declarações), e eles são afetados por configurações de parâmetro de perfil relacionadas ao processamento de transações Naturais (consulte os parâmetros mencionados abaixo).
Chamadas não estão usando a sessão do Adabas Natural
Se um programa 3GL, chamado a partir do aplicativo de usuário, emitir chamadas Adabas, e se essas chamadas do Adabas não usarem a sessão Adabas do Natural para chamadas do aplicativo, essas chamadas do Adabas não participarão do tratamento de transações do Natural para a sessão de usuário do Adabas. Como conseqüência, esses programas 3GL precisam executar seu próprio tratamento de transação.
4 - Comutação de Imagem em um Ambiente Sysplex Paralelo z / OS Suportado
Se a alternância de imagens em um ambiente do Sysplex Paralelo do z / OS for suportada, a sessão Natural poderá, após uma operação de E / S do terminal, continuar executando em uma imagem do z / OS diferente da imagem do z / OS em que a sessão Natural foi executada antes da operação de E / S do terminal. A instalação do Natural Roll Server é necessária para suportar a execução em um ambiente Sysplex Paralelo do z / OS.
Para verificar o suporte à alternância de imagens em um ambiente do Sysplex Paralelo z / OS, mesmo se ADAMODE=0ou ADAMODE=3estiver configurado, o Adabas System Coordinator (código do produto COR) deve ser instalado.
Aviso:
Configurar o valor ADAMODE para que a alternância de imagens em um ambiente do Sysplex Paralelo z / OS não seja suportado pode levar a resultados imprevisíveis se a sessão Natural continuar a execução em outra imagem do z / OS após uma operação de E / S do terminal. Dependendo das configurações do parâmetro de perfil relacionado ao processamento de transações Naturais (consulte os parâmetros mencionados abaixo), isso pode incluir:
- códigos de resposta Adabas diferentes de zero (levando, por exemplo, ao erro Natural NAT3021),
- atualizações de banco de dados que ainda não foram confirmadas por uma END TRANSACTIONinstrução são involuntariamente recuadas ou aplicadas ao banco de dados.
ADAPRM - Adabas Review Support or TRIM
Esse parâmetro do perfil Natural é usado para transmitir dados da sessão natural para o Adabas Review no sétimo buffer do Adabas.
Configurações possíveis: ON - Os dados da sessão natural são passados.
Nota:
Defina o ADAPRM como ON se o Adabas Review estivesse instalado.
Configurações possíveis: OFF - Nenhum dado de sessão natural é passado.
Configuração padrão: OFF
RDCSIZE - Tamanho do Buffer para o Coletor de Dados Naturais
Esse parâmetro de perfil Natural especifica o tamanho do buffer do Coletor de Dados NaturaL, que é usado pelo utilitário SYSRDC e pelo utilitário Profiler, e controla a função de registro de rastreio do Coletor de Dados Naturais.
Configurações possíveis 2 - 128 Tamanho do buffer (em KB).
Para ativar o Coletor de Dados Naturais (sem registro de rastreio), especifique RDCSIZE=2.
(*) Para também ativar a gravação de rastreio, defina RDCSIZE para uma configuração maior que 2.
(*) O utilitário Profiler precisa de um tamanho de buffer maior que 2 para ativar a gravação de rastreio.
(*) A ativação automática da função de registro de rastreio durante a inicialização da sessão ocorre somente se o parâmetro do perfil RDCou a macro NTRDCestiver definida como ON.
(*) Se o espaço solicitado não estiver disponível, o Natural Data Collector não poderá ser usado.
Configurações possíveis: 0 - Desativa o coletor de dados natural.
Notas:
1 - Como alternativa, você pode usar o subparâmetro Natural equivalente SIZEdo parâmetro de perfil RDCou macro NTRDC.
2 - Como alternativa, você pode especificar o RDCSIZEvalor no parâmetro Natural profile DSou macro NTDSpara especificar o tamanho do buffer.
3 - Para obter mais informações, consulte Ativando o Coletor de Dados Naturais na documentação do Utilitário SYSRDC .
ADASBV - Segurança Adabas por configuração
Esse parâmetro de perfil Natural pode ser usado para impedir resultados inválidos para acessos a arquivos Adabas que são protegidos por "segurança por configuração". Quando um arquivo protegido por "security-by-setting" é acessado, resultados inválidos podem ser retornados em alguns casos em que nenhum buffer de formato é gerado e passado para o Adabas.
Configurações possíveis: ON - Os dados da sessão natural são passados.
Nota:
Recomenda-se que você defina ADASBV=ONse você acessar arquivos Adabas "protegidos por segurança". Um buffer de formato é sempre passado para o Adabas para um acesso ao banco de dados (mesmo que seja um buffer fictício de 2 bytes), evitando assim resultados inválidos.
Configurações possíveis: OFF - Nenhum dado de sessão natural é passado.
Configuração padrão OFF
BSIZE - Size of EntireX Broker Buffer
Esse parâmetro do perfil Natural especifica o tamanho do buffer do EntireX Broker.
Configurações possíveis: 1 - 64 - Tamanho do buffer em KB.
Configuração padrão: 0
Notas:
1 - Esse parâmetro do perfil Natural só se aplica se o EntireX Broker estiver instalado.
2 - Como alternativa, você pode usar o parâmetro DSou a macro do perfil Natural equivalente NTDSpara especificar o tamanho do buffer.
3 - Atualmente, se o EntireX Broker for usado, o EntireX Broker especifica o tamanho do buffer automaticamente.
DBROLL - Chamadas de banco de dados antes da suspensão da sessão
Esse parâmetro de perfil Natural determina o número de chamadas de banco de dados após o qual uma sessão Natural é suspensa, ou seja, uma possível implantação do encadeamento Natural deve ser executada.
Configurações possíveis: 0 - 32767 - Número de chamadas de banco de dados.
Configuração padrão: 0 - Nenhuma suspensão de sessão para chamadas de banco de dados.
Especificação dinâmica: sim
Notas:
1 - Esse parâmetro de perfil Natural aplica-se somente ao CICS e ao Cipher.
2 - Quando a contagem DBROLL diferente de zero é atingida, o Natural emite uma CMROLL solicitação condicional. (veja a Nota sobre CMROLL na descrição do parâmetro profile MAXROLL); ou seja, quando outras sessões estão aguardando um encadeamento, a sessão é suspensa, o que pode resultar em uma distribuição do encadeamento Natural.
3 - No CICS, se nenhuma outra sessão estiver aguardando, apenas uma EXEC CICS SUSPENDserá executada para liberar o controle para outras tarefas de prioridade de despacho maior ou igual.
DFOUT - Date Format for Output
Este parâmetro perfil e sessão Natural determina o formato em que as definições de variáveis de data são exibidos por INPUT, DISPLAY, PRINT e WRITE declarações.
Configurações possíveis: S - As variáveis de data são exibidas com um componente de ano com dois dígitos e delimitadores, conforme determinado pelo parâmetro do perfil DTFORM.
Exemplo:
yy−mm−dd
Configurações possíveis: I - As variáveis de data são exibidas com um componente completo de 4 dígitos e sem delimitadores.
Exemplo:
yyyymmdd
Configuração padrão: S
1 - Dentro de uma sessão Natural, o parâmetro profile DFOUTpode ser substituído pelo parâmetro da sessão DFOUT.
2 - O parâmetro do perfil DFOUT é avaliado no tempo de execução.
3 - Ela se aplica a campos de data em INPUT, DISPLAY, PRINT e WRITE declarações para os quais nenhuma máscara de edição explícita é especificada e para o qual o parâmetro de sessão DF não está definido.
4 - A seqüência dos componentes dia, mês e ano nas configurações de data é determinada pelo DTFORM parâmetro profile.
5 - Veja também Processamento de Informação de Data no Guia de Programação .
DFSTACK - Date Format for Stack
Configurações possíveis: S - Variáveis de data são colocadas na pilha com um componente de ano de 2 dígitos e delimitadores, conforme determinado pelo parâmetro de perfil DTFORM.
Exemplo:
yy-mm-dd
Configurações possíveis: C - O mesmo que DFSTACK=S.Além disso, se o século usado quando a configuração é lida a partir da pilha não for o mesmo da configuração de data original, o Natural emitirá um erro de execução.
Configurações possíveis: I - As variáveis de data são colocadas na pilha com um componente completo de 4 dígitos e sem delimitadores.
Exemplo:
yyyymmdd
Configuração padrão S
FS - Default Format/Length Setting for User-Defined Variables
Este parâmetro de perfil e sessão Natural determina se uma configuração de formato / comprimento padrão deve estar em vigor para a definição de variáveis definidas pelo usuário no modo de relatório.
Nota: Veja também Formato e comprimento de variáveis definidas pelo usuário no Guia de programação .
Configurações possíveis: ON - Nenhum formato / comprimento padrão é atribuído pela Natural para uma variável recém-introduzida no modo de relatório.
Nota: O formato / comprimento de todas as variáveis definidas pelo usuário deve ser explicitamente especificado.
Configurações possíveis: OFF - Uma variável definida pelo usuário em um programa Natural para o qual nenhum formato / comprimento é especificado é atribuída ao formato / comprimento padrão N7.
Configuração padrão OFF
1 - Esse perfil Natural e parâmetro de sessão se aplica apenas ao modo de relatório; não tem efeito no modo estruturado.
2 - Dentro de uma sessão Natural, o parâmetro profile FS pode ser substituído pelo parâmetro da sessão FS.
3 - Em Natural Security, a configuração desse parâmetro pode ser substituída pela opção Parâmetros da Sessão do Perfil da Biblioteca.
NUCNAME - Nome do Núcleo Independente do Ambiente
Este parâmetro do perfil Natural especifica o nome do núcleo Natural independente do ambiente, se ele for carregado dinamicamente e não estiver ligado ao núcleo natural dependente do ambiente.
Configurações possíveis: 1 a 8 caracteres - Nome do módulo de carregamento válido.
Configuração padrão: Nenhum
Notas:
1 - O parâmetro de perfil NUCNAMEnão se aplica no BS2000.
2 - O parâmetro de perfil NUCNAMEé ignorado se for especificado em uma cadeia de parâmetros activados por um SYSou PROFILEparâmetro de perfil ou em alternativa módulo de parâmetro natural (como especificado com o PARMparâmetro de perfil).
Para mais informações, consulte:
(*) Núcleo Independente do Ambiente na documentação Instalação para z/OS.
(*) Núcleo Independente do Ambiente na documentação de Instalação do z/VSE.
XREF - Creation of XRef Data for Natural
Este parâmetro de perfil Natural é usado para ativar / desativar a criação de dados XRef para Natural. Este parâmetro também determina como os dados XRef são tratados quando os membros naturais são processados com os utilitários naturais SYSMAIN ou INPL ou com o manipulador de objetos.
Configurações possíveis: ON - Dados XRef são gerados nos casos descritos acima. A premissa de documentação não está marcada.
Configurações possíveis: OFF - Dados XRef não são gerados. A premissa de documentação não está marcada.
Configurações possíveis: FORCE - Um objeto Natural só pode ser catalogado se um objeto de documentação já existir para esse objeto de implementação. Dados XRef são gerados nos casos descritos acima.
Configurações possíveis: DOC - Um objeto Natural só pode ser catalogado se já existir um objeto de documentação para esse objeto. Dados XRef não são gerados.
Configuração padrão: OFF
Possibilidades de definir o parâmetro XREF
Existem diferentes maneiras de definir o XREF parâmetro Natural :
(*) No módulo de parâmetro Natural.
(*) Como um parâmetro dinâmico ao iniciar uma sessão Natural.
(*) Na segurança natural. Se a Segurança Natural tiver sido usada para definir o XREFparâmetro, o XREF comando só poderá ser usado para impor essa configuração (alterando de ONpara FORCE, de OFFpara ON ou FORCE).
(*) Com o XREFcomando Natural . Se a Segurança Natural não estiver instalada, o XREFparâmetro geralmente é configurado com o XREFcomando Natural . O comando Natural XREF ?exibe a configuração atual do XREFparâmetro.
Geração de Dados XRef
Os dados XRef são gerados em dois casos:
(*) O compilador Natural grava dados XRef para programas e áreas de dados Naturais quando eles são catalogados (desde que o XREF parâmetro tenha sido definido como ONou FORCE, veja abaixo).
(*) A Segurança Natural grava dados XRef para programas que são usados como Inicialização, Reinicialização ou Transação de Erro em um aplicativo ou como um link especial se o XREFparâmetro estiver definido como ONou FORCEna definição de Segurança Natural do aplicativo e um arquivo de sistema do usuário for definido para o aplicativo.
O parâmetro XREF controla a compilação em dois aspectos:
(*) geração de dados XRef nos casos descritos acima e
(*) realização de premissa para documentar objetos de implementação. A aderência a essa premissa pode ser garantida permitindo a conclusão da operação do catálogo apenas para objetos documentados no FDICarquivo de sistema do Predict ou no arquivo do servidor de desenvolvimento usado no Natural Single Point of Development (SPoD).
Geração de dados XRef estendido (somente para uso interno)
(*) O parâmetro XREF estendido é reservado para uso interno pelo Natural.
AUTO - Automatic Logon
Esse parâmetro do perfil Natural faz um logon automático em uma biblioteca específica no início da sessão Natural.
Configurações possíveis: ON - Um logon automático é executado no início da sessão Natural.
Configurações possíveis: OFF - Nenhum logon automático é executado.
Configuração padrão: OFF
Notas:
1 - A configuração contida na variável do sistema *INIT-USER é usada como o ID do usuário para o logon.
2 - Se usado com o Natural Security, AUTO=ONdesativa logons com outro ID do usuário (consulte a documentação do Natural Security para obter mais informações).
PS - Tamanho da Página para Natural Reports
Configurações possíveis: 1 - 250 - Número máximo de linhas por página.
Configurações possíveis: 0
O tamanho da página física deve ser usado.
Notas:
Se PS=0 for especificado para o primeiro relatório a ser enviado (Relatório 0), o tamanho de página do dispositivo físico menos 1 será usado.
Se PS=0 for especificado para os Relatórios 1 - 31, isso fará com que o processamento automático de nova página seja inibido, ou seja, nenhum processamento automático de quebra de página será executado.
Configuração padrão: 0
Notas:
1 - Quando usado como parâmetro de perfil, o PS parâmetro é respeitado apenas no modo em lote e define o tamanho da página física.
2 - No modo online, o tamanho da página física é sempre definido para a altura física da tela.
3 - Veja também Tamanho da Página - Parâmetro PS no Guia de Programação .
4 - Em Segurança Natural, a configuração desse parâmetro pode ser substituída pela opção Parâmetros da Sessão do Perfil da Biblioteca.
ETID - Adabas User Identification
Esse parâmetro do perfil Natural é usado como um identificador para informações relacionadas ao Adabas; por exemplo, para identificação de dados armazenados como resultado de uma declaração ET (END TRANSACTION).
Configurações possíveis: 1 a 8 caracteres - A configuração é usada como a configuração de ID do usuário em uma chamada aberta do Adabas.
Configurações possíveis: OFF - O Natural não emite nenhum comando de abertura e fechamento do Adabas no início da sessão Natural. Se, no entanto, qualquer ETID e / ou OPRB especificações estiverem presentes no Natural Security, essas especificações serão usadas na abertura subsequente emitida pelo Natural Security. Essa configuração de parâmetro é fornecida para uso em conjunto com o Natural Security para impedir que os trabalhos em lote Naturais enviados ao mesmo tempo causem configurações duplicadas de ID do usuário em uma chamada aberta do Adabas durante a fase de inicialização.
Configurações possíveis: ' ' (em branco) - Se o ETID parâmetro for definido como espaços em branco, o Natural não emitirá nenhum comando Adabas open and close; o OPRBparâmetro (se especificado) e quaisquer ETIDe OPRB especificações de segurança Natural são ignorados. Nesse caso, é recomendável definir o parâmetro Natural profile DBCLOSEparaON para impor um comando de fechamento no final da sessão. Caso contrário, o usuário não efetuará logoff do Adabas e o elemento da fila de usuários do Adabas não será excluído. Isso pode causar uma situação de estouro na fila de usuários do Adabas.
Configuração padrão *INIT-USER
Notas:
1 - Se a ETIDconfiguração não for igual à configuração da variável Natural system *INIT-USER, Natural emitirá um Adabas aberto com a ETID configuração especificada (e OPRB configuração, se especificada) no início da sessão Natural; esta abertura permanece em vigor até o final da sessão Natural; qualquer ETIDe as OPRBespecificações em Segurança Natural são ignoradas.
2 - Se a ETIDconfiguração for igual à configuração de *INIT-USER, ou se o ETIDparâmetro não for especificado, o Natural emitirá um Adabas aberto com a *INIT-USERconfiguração como ETID(e a OPRBconfiguração, se especificada) no início da sessão Natural. Se qualquer logon do Natural Security (logon inicial ou qualquer logon subseqüente) alteraria a configuração ETIDou a OPRBconfiguração atual (devido à biblioteca específica / específica do usuário ETIDe OPRBespecificações em Segurança Natural), Segurança Natural emite uma nova abertura com o novo ETIDe OPRBconfigurações. Se as configurações permanecerem as mesmas após um logon, o Natural Security não emitirá uma nova abertura.
3 - ETID e *INIT-USER pode ser modificado pela saída do usuário NATUEX1 durante a inicialização da sessão. Veja NATUEX1 - User Exit for Authorization Control na documentação de Operações .
4 - Para obter outras ETIDopções disponíveis com o ETID=OFFque pode ser definido em Segurança Natural, consulte Biblioteca e Valores Predefinidos do Usuário na documentação do Natural Security .
RELO - Storage Thread Relocation
Esse parâmetro de perfil Natural controla a realocação do encadeamento Natural após um terminal de E/S em um ambiente de encadeamento (CICS, Completo, IMS TM, UTM Aberto e Natural como um Servidor).
Configurações possíveis: ON - O encadeamento Natural e todos os buffers contidos nele podem ser realocados para outra área de armazenamento se a área de armazenamento original tiver sido ocupada por outro usuário após um terminal I / O.
Configurações possíveis: OFF - Nenhuma realocação é executada. O encadeamento Natural e todos os buffers nele permanecem localizados no mesmo endereço virtual após o terminal I / O.
Nota:
Essa configuração se aplica apenas aos ambientes CICS, Completo e de servidor. Em todos os outros ambientes de encadeamento, a Natural não pode garantir que o encadeamento permaneça localizado no mesmo endereço.
Configurações possíveis: FORCE - Isso forçará uma realocação do encadeamento Natural e de todos os buffers contidos nele para outra área de armazenamento. Isso pode ser útil para fins de teste em alguns ambientes.
Nota: Esta configuração não se aplica ao UTM aberto .
Configuração padrão: ON
ENDMSG - Display Session-End Message
Esse parâmetro de perfil Natural é usado para suprimir a exibição da mensagem padrão NAT9995 exibida no final da sessão Natural para indicar que a sessão Natural foi encerrada normalmente.
Configurações possíveis: ON - A mensagem NAT9995 será exibida no final da sessão.
Configurações possíveis: OFF - A mensagem NAT9995 não será exibida no final da sessão.
Configuração padrão ON
Nota:
Se um programa de backend de sessão for definido com o parâmetro profile PROGRAM, o ENDMSGparâmetro profile não terá efeito; o texto da mensagem será então passado para o programa back-end na área de parâmetros e não será exibido pelo Natural.
TD - Diferencial de Tempo
Esse parâmetro do perfil Natural especifica um diferencial de tempo a ser aplicado à configuração Hora / data natural para garantir que a hora / data local atual seja usada, em vez da hora / data do centro do computador.
Configurações possíveis: AUTO - Durante a inicialização da sessão, o Natural compara os tempos da máquina física (relógio da loja) e lógico (ambiente do sistema) e usa a diferença entre os dois como a configuração para o TD parâmetro. Para que uma mudança de horário tenha efeito no Natural (por exemplo, para alterar o horário para o horário de verão ou para o horário de inverno), é portanto suficiente reconfigurar o horário lógico da máquina. Isso afeta apenas as sessões que foram iniciadas após a mudança de horário.
Configurações possíveis:
+/-hh
(+/-hh,mm)
(+/-hh,mm,ss)
Horas, minutos e segundos de (-23,59,59)a (+23,59,59). Um sinal de mais (opcional) ou menos indica se o TDvalor deve ser adicionado ou subtraído.
O horário especificado é adicionado ou subtraído do horário físico da máquina para definir a hora / data a ser usada pelo Natural.
Configurações possíveis:1 a 32 caracteres - Nome do fuso horário a ser usado. Isto deve ser definido como um fuso horário válido na NTTZmacro do NATCONFGmódulo, veja Tabelas de Configuração - Módulo NATCONFG . Se a hora mudar de acordo com a definição do horário de verão NATCONFGpara o fuso horário, isso será respeitado durante uma sessão em execução.
Configuração padrão: 0
STACK - Place Data/Commands on the Stack
Esse parâmetro do perfil Natural é usado para colocar dados / comandos na pilha Natural.
Configurações possíveis: qualquer cadeia de caracteres - Ver abaixo.
Configuração padrão: HELLO
Notas:
1 - Se STACKfor utilizado, por dois pontos (:) deve ser especificado com os parâmetros de perfil (ou sessão) DC, HI, IA, IDe STACKD.
2 - A pilha pode conter uma seqüência de comandos Naturais e / ou comandos especificados pelo usuário, juntamente com seus dados, para execução no início da sessão Natural.
3 - A pilha de comandos é processada antes que o usuário seja solicitado a inserir a entrada na tela (modo TP) ou os dados são lidos de CMSYNIN/ CMOBJINfiles; veja Natural no modo de lote na documentação de operações .
4 - Se uma INPUTinstrução for encontrada durante o processamento da pilha, a tela de entrada correspondente será gerada apenas se os dados de entrada necessários não forem fornecidos com o comando quando a pilha foi criada. Todos os relatórios gerados durante o processamento da pilha são exibidos como de costume.
5 - Cada comando definido pelo sistema ou pelo usuário pode ser opcionalmente seguido por dados que são usados para atender às solicitações de informações necessárias durante o processamento do comando. A cadeia de caracteres fornecida como dados para o STACKparâmetro deve estar entre parênteses. Se o comando for um comando do usuário (ou seja, o nome de um programa do usuário), todos os dados fornecidos resolverão os requisitos de dados das INPUTinstruções dentro do programa do usuário.
Convenções:
(*) Múltiplas configurações para uma INPUTinstrução são separadas por uma vírgula (,).
(*) Os dados para várias INPUTinstruções são separados por dois pontos (:).
(*) Os comandos são separados pelo caractere delimitador de pilha definido pelo parâmetro profile STACKD. A configuração padrão é um ponto-e-vírgula (;).
STACK=(LOGON USER1;UCMD1 A,B;UCMD2 C,D:E;FIN)
STACK=OFF No STACK data.
STACK=UCMND Execute command UCMND No embedded blanks.
STACK=(CMD DATA:DATA;CMD...) Place commands/data on stack.
Nota:Como alguns comandos (por exemplo, GLOBALS) não lêem parâmetros por INPUT, um caractere em branco deve ser usado em vez de dois-pontos para delimitar um comando do primeiro elemento de dados de parâmetro.
STACK = 'LOGON SYSTEM'
Nota:Como o montador de macros não permite espaços em branco inseridos entre parênteses, a cadeia de caracteres deve estar entre apóstrofos quando especificado como parâmetro estático.
KEY - Definição de atribuições para as chaves PA, PF e CLEAR
Este parâmetro de perfil Natural é utilizado para atribuir configurações à tecla CLEAR , às teclas de atenção do programa (teclas PA) e às teclas de função do programa ( teclas PF ) nos terminais de vídeo.
Configurações possíveis: qualquer cadeia de caracteres - As configurações podem ser atribuídas às chaves PA1 a PA3 , PF1 a PF24 e à tecla CLEAR .
Nota:
A configuração atribuída a cada chave pode ser qualquer cadeia de caracteres. A cadeia de caracteres deve representar um comando do sistema Natural ou um comando do usuário (programa do usuário). Se a configuração contiver espaços em branco incorporados, ela deverá ser colocada em apóstrofos.
Configuração padrão: Nenhum
Notas:
As atribuições feitas com o parâmetro profile KEYsão válidas somente quando especificadas no NEXTprompt Natural .
A cadeia inteira especificada com o parâmetro profile KEYdeve estar entre parênteses (exceto KEY=OFF). KEY=OFFdesativa todas as chaves.
Exemplos:
KEY=(PF4=OFF,PF1=HELP,PF3='EDIT MAP',PF2=USERPGM1,CLR=LOGOFF)
KEY=OFF
KEY PF4=OFF
KEY PF3="EDIT MAP"
KEY CLR=LOGOFF
KEY OFF
0 comentários:
Enviar um comentário