quinta-feira, julho 26, 2018

Adabas Review

O Adabas Review, um monitor de desempenho, é uma ferramenta essencial para se possuir. Além de analisar as métricas básicas de desempenho, os monitores de desempenho são usados ​​pelos DBAs e pelos programadores para reduzir custos, recuperar despesas e atrasar atualizações. Para saber mais sobre por que você deve ter um monitor de desempenho e como comparar os monitores de desempenho do Adabas.

O VALOR DE UM MONITOR DE DESEMPENHO

O papel tradicional de usar monitores de desempenho para otimizar o desempenho diminuiu nos últimos anos à medida que CPUs, memória e dispositivos de E / S se tornaram mais rápidos e mais baratos. Em contraste, o custo de DBAs e programadores para operar sistemas aumentou, enquanto o número de funcionários com conhecimento interno do banco de dados e dos programas diminuiu. Consequentemente, o papel dos monitores de desempenho agora concentra-se em oportunidades para recuperar custos e reduzir a quantidade de mão-de-obra necessária para depurar problemas.

Veja o que você pode fazer com um monitor de desempenho:

Os monitores de desempenho podem ser usados ​​para:

• Coletar informações de chargeback
• Depurar programas
• Resolver mensagens de erro
• Identificar programas usando recursos excessivos
• Controlar a utilização de recursos históricos
• Ajustar o banco de dados para obter o desempenho ideal

CUSTOS DE RECUPERAÇÃO COM ESTORES ESPECIAIS

Como os bancos de dados costumam ser um dos maiores consumidores de recursos de máquinas, muitas organizações tentam capturar o consumo de recursos de computadores e os departamentos de faturas de acordo. Esse processo é chamado de chargeback. O Adabas Review pode descobrir chamadas para o banco de dados que produzem uma quantidade significativa de CPU e E / S ocultas no trabalho do banco de dados, observando o comando e / ou o número de E / S atribuídas ao comando e produzindo relatórios que alocam custos pelo usuário. O chargeback é um recurso essencial para muitas organizações, pois se traduz em dinheiro real.

REDUZA OS CUSTOS DE SUPORTE COM A DEPURAÇÃO E A RESOLUÇÃO DE ERROS

Enquanto os depuradores de programa permitem percorrer um programa linha a linha ou parando em vários pontos de interrupção, o Adabas Review leva a depuração e a resolução de erro ao próximo nível. Por exemplo, se o Módulo de Definição de Dados (DDM) estiver apontando para o banco de dados ou número de arquivo errado, a chamada poderá ser executada quando você espera, mas pode apontar para o local errado. Isso pode resultar em mensagens de erro incomuns ou resultados de dados inesperados. O rastreamento de chamadas de banco de dados usando o Adabas Review filtrado por usuário, programa ou arquivo pode ajudar a determinar rapidamente o que está acontecendo e por quê. Os usuários do Adabas Review também podem analisar o conteúdo do bloco de controle do Adabas (ACB) e os vários buffers para determinar o que realmente está sendo visto e enviado pelo banco de dados.

Usar o Adabas Review para depurar programas e resolver erros pode economizar muito tempo e energia para um DBA ou programador tentando resolver um problema. Economizar tempo e recursos pode reduzir os custos de suporte.

SALVAR COM TUNING DE BANCO DE DADOS

Ajustar o banco de dados envolve a análise dos vários pools, filas e tabelas, juntamente com a taxa de transferência geral, para determinar onde as alterações de parâmetro podem melhorar o desempenho. No entanto, melhorias na infraestrutura reduziram os tempos de resposta para as chamadas de banco de dados de forma tão radical que relativamente poucas lojas se preocupam em ajustar o banco de dados.

Devido à falta de esforços de ajuste ao longo dos anos, muitas organizações podem não perceber que têm alguns frutos fáceis de obter para obter economias fáceis. Dependendo de como você paga seus recursos, o ajuste do banco de dados pode economizar dinheiro real ou adiar a atualização de uma máquina.

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DO MONITOR

Apesar de todas as melhorias de desempenho no banco de dados e na infraestrutura que o suporta, programas mal escritos ainda podem criar gargalos. Sempre haverá um motivo para monitorar o desempenho do programa aplicativo e os recursos consumidos por esses programas. Os culpados, como chamadas em excesso ou E / Ss ou um grande número de registros retidos, podem causar mensagens de erro inesperadas ou atrasos no processamento.

O monitoramento da utilização de recursos é geralmente necessário para “provar” que o banco de dados não está funcionando mal e se realmente existe um problema de aplicativo. Os DBAs geralmente acham que os recursos de monitoramento são valiosos se apenas como evidência de que o banco de dados não tem culpa por problemas de desempenho.

PLANEJE O FUTURO COM ANÁLISE HISTÓRICA

O rastreamento de dados históricos sobre o desempenho pode fornecer informações valiosas. Por exemplo, para ajustar o banco de dados, é necessário entender o que é “normal” para o banco de dados observando o desempenho por um período de tempo. O Adabas Review também pode registrar o número de comandos executados em um determinado arquivo ou banco de dados como uma medida do consumo da CPU e rastrear o número de registros em um arquivo como um proxy para o espaço em disco usado. Essas informações podem ser usadas para extrapolar o crescimento futuro para o planejamento de capacidade. Também é possível analisar o impacto de um evento específico, como o processamento de final de ano ou um upgrade de hardware.

CONCLUSÃO

Os monitores de desempenho são o produto obrigatório para as organizações que usam o mainframe. Os monitores praticamente se pagam de várias maneiras, desde recuperar custos com estornos até reduzir os custos de suporte resolvendo erros mais rapidamente.

0 comentários:

Enviar um comentário