terça-feira, abril 16, 2013

Trabalhando com o Adabas

Adabas é um dos bancos de dados mais rápida do mundo. Sua alta velocidade e confiabilidade pode fazer o servidor de banco de dados Adabas ideal para grandes aplicações de missão crítica que exigem tempos de resposta em milésimos de segundos.

Geralmente, Adabas usa entre 10% e 50% dos recursos de processamento de dados (armazenamento em disco, tempo de CPU, decorrido o tempo de processamento) utilizados por outros sistemas de gerenciamento de banco de dados. Uma vez que menos recursos de hardware são usados, mais pode ser feito com menos. Muito grande de aplicativos online usando vários terabytes de dados tem sido implementado com sucesso, com milhares de estações terminais, e com os tempos de re sposta e os custos dos sistemas muito menores.

Acessando o Adabas

Comandos Adabas

Descrição de cada comando Adabas dispostas em ordem alfabética pelo código de comando.

A1 - (Update record) - O comando A1 é utilizado para alterar o valor de um ou mais campos em um registro. O registro contém o campo (ou campos) a ser atualizado ele é identificado pelo número do processo no qual ele está contido e seu ISN. Especificar os campos a serem atualizados no format buffer e fornecer os valores de atualização para esses campos no record buffer. Apenas os campos especificados são modificados. Todos os outros campos no registro permanecem inalterados.

BT - (Backout transaction) - O comando da BT é usado para remover todas as modificações do banco de dados (adiciona, exclui, atualiza), realizado durante a transação atual do corrente usuário lógico. Isto pode ser necessário devido a um erro de programa ou a determinação de que toda a transação não pode ser concluída com êxito.

C1 - (Write checkpoint) - O comando C1 é usado para solicitar uma requisição a ser gravada no checkpoint. Comandos C1 normalmente só são emitidas pelos usuários o controle exclusivo de atualização (que não estão usando a lógica ET) ou por usuários que estão operando no modo de usuário único.

C3 - (Write SYNX-03 checkpoint) - O comando C3 só pode ser emitido pelo controle exclusivo e usuários de atualização (que não estão usando a lógica ET). A principal função do comando C3 é escrever um SYNX-03 no arquivo de checkpoint do Adabas. Esta entrada checkpoint:

- Conténdo o corrente dado na Protection Log e o número do bloco.
- pode ser usado para restaurar o banco de dados (ou determinados arquivos) para o estado em vigor no momento do checkpoint foi levado. Isto pode ser necessário antes de executar um programa de controle exclusivo atualização pode ser refeita ou reiniciado.

C5 - (Write user data to protection log) - O comando C5 grava os dados do usuário PLOG. Se você tiver evento Replicator for Adabas instalado, no entanto, você também pode usar o comando C5 para enviar mensagens a partir da aplicação de origem para um ou mais destinos de eventos do servidor Replicator. Para obter mais informações sobre este evento no Replicator para a funcionalidade Adabas.

CL - (Close user session) - O comando do CL é usado para finalizar uma sessão do usuário. A Software AG recomenda que todos os programas do usuário emitam um comando CL após a conclusão do processamento de dados. Programas de usuário operando em modo single-user (usuário único) que está realizando a atualização do banco de dados deve emitir um comando CL para garantir que todas as atualizações foram escritos para o banco de dados.

E1 - (Delete record / refresh file) - O comando E1 exclui um registro quando o ISN registro é especificado, ou atualiza um arquivo quando um valor de ISN de zero for especificado.

ET - (End transaction) - O comando ET é usado para indicar o fim de uma operação lógica. Cada operação lógica deve ser garantida mediante a emissão de um comando de ET. Posteriormente a restaurar ou backup de qualquer transação posterior retorna o status de banco de dados para que o definido pelo comando ET último sucesso.

HI - (Hold record) - O comando HI é usado para colocar um recorde em status de espera. Este comando é usado para manter um registro para posterior atualização, sem permitir que outros usuários possam atualizar o registro até que seja liberado.

L1 e L4 - (Read record) - O comando L4 executa a mesma função que o comando L1, mas coloca o registro do estatuto espera. Se o registro a ser realizada está sendo realizada por outro usuário, o comando é colocado em estado de espera até que o registro se torna disponível ou o tempo de transação para fora. Se o comando L4 é emitido com a opção de comando um campo definido como "R", o Adabas retorna um response code 145 se o registro para ser lido e realizada não está disponível.

L2 e L5 - (Read physical sequential record) - O comando L5 executa a mesma função que o comando L2, mas coloca cada registro lido no estado de espera. Se o registro a ser lido e mantido atualmente está sendo realizada por outro usuário, o usuário será colocado em estado de espera até que o registro se torna disponível. Se o comando L5 foi emitida com a opção de comando um campo definido como "R", Adabas retorna um response code 145 se o registro não está disponível. Os comandos L2 e L5 não lêem registros em qualquer ordem lógica a não ser que os registros foram carregados inicialmente em uma determinada seqüência lógica e nenhuma atualização posterior alterado nesta ordem.

Os comandos L2 e L5 podem ser usado para ler um arquivo inteiro na velocidade adequada uma vez que nenhum acesso é necessário para o Associator (como acontece com o comando L3), e todos os blocos físicos são lidas em seqüência consecutiva.

L3 e L6 - (Read logical sequential record) - Os comandos L3 e L6 são usados ​​para ler um arquivo em ordem seqüencial lógica, com base na seqüência dos valores para um descritor de dados.

L9 - (Read descriptor values) - O comando L9 é usado para determinar o intervalo de valores presentes no descritor e do número de registros que contêm cada valor.

LF - (Read field definition) - O comando LF é usado para ler as informações de definição de campo de um arquivo. Este comando é usado principalmente pelos subsistemas Adabas, que normalmente não é usado por um programa aplicativo.

N1 - (Add record with Adabas-assigned ISN) - Os comandos N1 e N2 são usadas para adicionar um novo registro em um arquivo. O usuário especifica o arquivo para o qual o registro deve ser adicionado, e os campos para os quais valores estão sendo prestados. Os campos não especificado conterá um valor nulo no registro adicionado. O Adabas atribui a gravação de um ISN, acrescenta o registro de data storage, e executa qualquer Associator atualização que podem ser exigidos. O comando N2 é usado se o ISN a ser atribuído o registro está sendo fornecido pelo usuário. Para manter o ISN atribuído para o mesmo registro.

OP - (Open user session) - O comando OP indica o início de uma sessão do usuário e especifica as opções para a sessão do usuário.

RC - (Release command ID or global format ID) - O comando RC pode ser usada para liberar um ou mais IDs de comando atualmente atribuído a um usuário, ou para excluir um ou todos os IDs do formato global.

RE - (Read ET user data) - O comando RE lê os dados do usuário que foi previamente armazenado em um arquivo de checkpoint do sistema Adabas por um C3, CL, ou comando de ET. Os dados do usuário é retornado no record buffer. Estes dados do usuário pode ser necessário para um usuário reiniciar após o término anormal de um usuário ou sessão Adabas. 

RI - (Release held record and ISN) - Liberacao de registros que estao em HOLD

S1 - (Find records) - Selecao de registros por criterios logicos ( FIND ) 

S2 - (Find records in user-specified order) - Selecao de registros por criterios logicos CLASSIFICADOS ( FIND com SORTED BY )

S4 - (Find records and hold) - Selecao de registros por criterios logicos ( PRIMEIRO ISN em HOLD - FIND FIRST com UPDATE )

S5 - (Find coupled ISNs) - Selecao de registros por criterios logicos em arquivo acoplados ( FIND COUPLED )

S8 - (Process ISN lists) - Selecao de registros de listas PRE-SELECIONADAS ( FIND com RETAIN )

S9 - (Sort ISN lists) - Classificacao de registros de lista PRE-SELECIONADA

Clique Aqui

0 comentários:

Enviar um comentário