terça-feira, abril 16, 2013

Espaço livre e espaço Reusage

Espaço livre e espaço Reusage

Se os registros se tornam grandes demais para seus blocos, eles migram para outros locais. Quando um registro migra ou for excluído, o espaço livre é aberto no bloco de dados entre o último registro e da área de enchimento. A figura a seguir mostra o espaço livre criado quando o registro com o ISN 0401 torna-se demasiado grande para o bloco e migra para outro bloco:

Compressão

A compressão de dados reduz significativamente a quantidade de armazenamento necessário. Ele também permite a transmissão de mais informações por transferência física, resultando em maior I / O de eficiência.

Adabas mantém registros de dados em forma de comprimido. Várias opções de compressão são suportados:

- padrão de compressão;
- supressão nula, e
- formato fixo, e
- frente ou prefixo compressão de índices.

As três primeiras opções de definir e executar a compactação em nível de campo, com a supressão nulo e do formato de compressão fixa adicionadas as opções de campo.

A quarta opção para a frente, ou compressão índice de prefixo, comprime os valores descritor na lista invertida o Associator's. Ela pode ser implementada no arquivo ou o nível de banco de dados, na qual os arquivos caso específico pode ser definido de modo diferente, a configuração de nível de arquivo substitui a configuração de banco de dados. O atacante opção de compactação do índice é definido usando o utilitário ADALOD e podem ser alteradas usando o utilitário ADAORD. Esta opção de compactação é descrito mais detalhadamente em listas invertidas.

A supressão nula e as opções de formato fixo são adicionados como opções de campo e são discutidos em Opções de compressão de dados FI e NU.

Padrão de compressão elimina espaços em branco nos campos alfanuméricos e zeros à esquerda em campos binários. Um byte de comprimento inclusiva (ILB), no início do campo indica o número total de bytes armazenados, incluindo o ILB. Assim, se "Susan" está inscrita em um "primeiro nome" campo definido com um comprimento de 20 caracteres e compressão padrão, seu tamanho armazenado será de seis bytes: cinco bytes para as letras do nome, mais um byte para o ILB . Além disso, os campos vazios em uma gravação não são armazenadas; um campo vazio é substituído por um contador de campo de um byte vazio (CEF). Adabas pode armazenar até 63 campos vazios contíguos em um único byte hexadecimal.

Muitos arquivos Adabas requerem apenas 50% a 60% do espaço utilizado para os dados brutos. Mesmo com a adição de cerca de 25% para as estruturas de acesso armazenados no Associator, os requisitos de armazenamento Adabas ainda são inferiores às necessárias para o armazenamento de arquivos tradicional ou para SGBDs que não usam compressão de dados.



Lista Invertidas

Uma lista invertida é usado para resolver os comandos de busca nos arquivos Adabas de leitura nos registros em seqüência lógica, é construído e mantido para cada campo em um arquivo Adabas que é designado como um campo de chave ou descritor (Descritor DE, UQ, e XI) . É chamada de lista invertida, pois é organizado pelo valor de descritor e não pelo ISN. A lista inclui o índice normal (NI) e até 14 índices superiores (UI).

O índice normal (NI) da lista invertida de um descritor especial tem uma entrada para cada valor. A entrada contém o valor em si, o número de registros em que o valor ocorre, eo ISNs desses registros.

Para aumentar a eficiência da pesquisa, índice superior (UI) níveis são criados automaticamente pelo Adabas como exigido, cada nível para gerenciar o índice do nível imediatamente inferior. O primeiro nível da interface do usuário, como o NI que gere, contém entradas apenas para um descritor em cada bloco de índice. Todos os outros níveis UI conter entradas para todos os descritores em cada bloco de índice. UIs exigem uma quantidade mínima de espaço: dois blocos é o mínimo.

Nota:
O Adabas método de acesso direto (ADAM) permite a instalação de recuperação de arquivos diretamente do armazenamento de dados sem acessar as listas invertidas. O número de blocos de armazenamento de dados em que um registro está localizado é calculado usando um algoritmo de randomização com base na chave do registro do ADAM. O uso de Adão é completamente transparente para os programas de aplicação e de consulta e instalações escritor relatório. Veja Random Access Usando o Adabas Direct Access Method (ADAM) para mais informações.

A figura a seguir mostra um índice normal típica da CITY descritor em um arquivo do cliente.



Opções de Descriptor DE, UQ, e XI

Um descritor é uma chave de busca. A opção DE (descritor) indica que o campo deve ser um descritor. A opção UQ (unique) só pode ser especificada se DE também for especificada, ela indica que o campo DE é para ter um valor (ou seja, exclusivo) diferente para cada registro no arquivo. Se o campo UQ é também um campo de MU (multiplo) ou um campo em um grupo de periódicos, o mesmo valor para o campo pode ocorrer várias vezes no mesmo registro, mas deve ser único em registros diferentes. As inscrições são feitas na lista invertida o Associator para campos DE, acrescentando requisitos de espaço em disco e sobrecarga de processamento.

Qualquer campo pode ser usado dentro de um critério de seleção. Quando um campo que é usado extensivamente como um critério de pesquisa é definida como um descritor (chave), o processo de seleção é consideravelmente mais rápido, pois o Adabas é capaz de acessar os valores do descritor diretamente da lista invertida sem ler todos os registros de armazenamento de dados.

Um campo descritor pode ser usado como uma chave de classificação em um comando de pesquisa, como uma maneira de controlar um processo sequencial lógica de leitura (ascendente ou descendente de valores), ou como base para acoplamento de arquivo.

Qualquer campo e qualquer quantidade de campos de um arquivo podem ser definidos como descritores. Quando um campo de valor múltiplo ou um campo em um grupo periódica é definida como um descritor, vários valores-chave são geradas para o registro. A busca de chave pode ser limitada às ocorrências particulares de um grupo periódico.

Para campos de descritor que fazem parte de um grupo de periódicos (PE campo), o índice do grupo é considerado parte do valor do descritor do índice. Isto torna possível a busca de um valor acrescido de um índice do grupo. Por padrão, um determinado valor acrescido do índice do grupo de uma ocorrência de um registro diferente do que é considerado o mesmo valor, mais o índice de grupo diferente de um segundo registro. Porque os índices de grupo são diferentes, estas duas ocorrências não violam a "singularidade" dos critérios. Se quiser eliminar o índice do grupo dos critérios de originalidade, use a opção XI. A opção XI é usado para descritores em grupos únicos periódicos para excluir a ocorrência (índice) O número da definição da singularidade.

Como a lista invertida requer espaço em disco e sobrecarga de atualização, a opção descritor deve ser usado de forma criteriosa, especialmente se o arquivo é grande eo campo que está sendo considerado como um descritor é atualizado com freqüência. Por exemplo, a lista invertida de um grupo periódico utilizado como um descritor pode ser muito grande, porque cada ocorrência é armazenada.

Um descritor pode ser definido no momento é criado um arquivo, ou depois, usando um utilitário Adabas. Como a definição de um descritor é independente e não tem efeito sobre a estrutura do registro, os descritores podem ser criadas ou excluídas a qualquer momento sem a necessidade de reestruturação do banco de dados ou saneamento.

Observe, entretanto, que, se um campo de descritor não é ordenada em primeiro lugar na estrutura de registro e logicamente cai após o final do registro físico, a entrada da lista invertida para que o registro não é gerado por razões de performance. Para gerar a entrada de lista invertida neste caso, é necessário descarregar a curto, descompactar, e recarregar o arquivo, ou usar um programa de aplicação para reordenar o primeiro campo para cada registro do arquivo.

Uma parte de um campo pode ser definido como um subdescritor; combinações de campos ou partes dos mesmos podem ser definidos como um superdescriptor; um algoritmo fornecido pelo usuário podem ser a base de um descritor de agrupamento ou hyperdescriptor, e um algoritmo de codificação de sons, como pode ser a base de um descritor fonético, que pode ser personalizado para as necessidades específicas de linguagem. Leia Campo Especial e Descriptor atributos para obter mais informações. 

0 comentários:

Enviar um comentário