domingo, abril 10, 2011

Adabas

ADABAS é um sistema avançado de gestão de base de dados, desenvolvido pela empresa alemã chamada Software AG, que administra um grande número de transaões fornecendo tempos de resposta de subsegundos para milharões de usuários; assegurando integridade, flexibilidade e confiabilidade com alta disponibilidade, eficiência e rapidez. ideal para flexibilidade para qualquer t Tem maior a aplicaões de negocios de tipo de volume de dados, com missão critica e integração dos dados suporte ao armazenamento de dados virtualmente ilimitados. corporativos. Aumento das funcionalidades do Kernel para suportar alta acessibilidade, tanto que os buffers, as filas e as tabelas podem ser realocadas sem causar falha ou colapso no BD. Possui um alto desempenho na largura de banda (por exemplo: mais de 300.000 transaões por segundo). Suporta tipo de dado multi-mídia desestruturado, ele armazena objetos deste tipo acima de 2 Gb. performance e escalabilidade, dãndo enfase a dois focos:

Plataforma de Cruzamento

- SQL GATEWAY maneira do ADABAS apresentar os dados em um formato relacional de forma que os dados possam ser recuperados via SQL. Este recurso provê uma plataforma unificada para acesso de fontes de dados heterogeneos em tempo real, aumenta a SOA GATEWAY (ServiceOriented Architecture) permite aos produtividade e reduz o desenvolvedores trazer as informações Adabas para um ambiente de investimento de tempo em desenvolvimento familiar sem qualquer prévio conhecimento de Adabas ou de treinamento (porque permite no mainframe através das aplica es/via/linguagem Programa o aplicações sql) padrão Adabas.

- TEXT RETRIEVAL Os dados são acessados, também, via componente TEXT RETRIEVAL que é uma ferramenta de restauração de texto extenso completo com facilidade que indexa para armazenamento de dados tipo texto extenso. Os indexes e os dados texto s o armazenados no ADABAS, possibilitando fácil backup e recupera o de falhas.

Gerenciador de Buffer

- ADABAS FASTPATH aumenta a velocidade e performance da aplicação, implementa uma cache fechado, onde armazena os registros acessados freqüentemente para reduzir o uso da CPU.

- ADABAS CACHING FACILITY impulsiona a performance do banco de dados, implementa um cache no topo do buffer pool na meméria principal e reduz o processo I/O.

Cluster

- Adabas Cluster Services serviço de clusters, baseados nas vantagens da Arquitetura Parallel Sysplex da IBM, operando sob z/OS, full 24x7. Isto definido com a operação conjunta de 32 servidores Adabas, conectados entre si com recurso computacional unificado, criando a ilusão de ser uma única máquina. Usa o tipo de sistema de múltiplas instruçôes, múltiplos dados (MIMD).

- Adabas Parallel Service acessibilidade e escalabilidade, envolve o uso de paralelismo. Este serviço prove suporte para Arquitetura SMP (Symmetric MultiProcessing), capacibilita a execução dos servidores sobre cada processo dentro do sistema SMP, com servidores compartilhando a meméria distribuída, e acessando o mesmo arquivo físico, e com balanceamento de carga automático através do ambiente.

Particionamento

- Adabas Vista ferramenta/particionamento. Define que arquivos extensos serão fragmentados nos arquivos físicos.

- Adabas Delta Save usado para aumentar a velocidade de backups e subseqüente restauração.

Gerenciador de Transações

- Adabas Transaction Manager sincroniza transaçôes no banco de dados com commit de duas fases com múltiplos BD Adabas ou Adabas com outro gerenciador de recursos (MQ Series, DB2, Vsam e IMS). Garantias de que todas as transações serão aplicadas ao SGBDR ao mesmo tempo que a seqüncia do adabas original, as transações NUNCA irão ser perdidas. Garantia de que as transações nunca serão duplicadas quando postados no SGBDR Mantém os logs de mudanças.

Replicação

- EVENT REPLICATOR replicaçâo em tempo real cria um ambiente de compartilhamento de dados organizacionais onde as mudanças de dados são atualizadas em outros sistemas em tempo real. Suporta a data warehouse, recuperação de desastres, sincronização das informações e otimização de recursos. Melhora a flexibilidade do negócio e reduz os custos de envio de dados do Adabas para outros sistemas(RDBMS, aplica es middleware).

Plataforma de Migração

- Usando Adabas DL/1 Bridge e VSAM Bridge migra o dos dados do DL/1 e VSAM para dados mais flexíveis no banco de dados Adabas sem necessidade de mudanças nas aplicações originais de DL/1 ou VSAM.

Gerenciador de Autorização

- Adabas SAF Security controla o acesso ao banco de dados em profiles, feito nos valores individuais, nos níveis de campos e nos arquivos, conecta diretamente com a ferramenta de seguran a externa, como a RACF, CA-ACF2 ou CA-Top Secret Security, para minimizar o custo administrativo por definições do gerenciamento de segurança.

Monitoramento

- Adabas Review ferramenta de monitoramento que ajuda o administrador a identificar pontos fracos na administração do banco de dados, para otimizar a performance e consumo de CPU.

Estatísticas

- Adabas Statistics Facility ferramenta de monitoração usada para analisar tendéncia de consumo de espaço de disco e utilização de memória. Armazena informações de METADADOS(são usadas pelo seletor de estratégias) para otimização.

NetWork

- Webbased Adabas Manager uma interface simples e única, baseada na Web, para administrar todo o ambiente da Software AG, a entrada para o Adabas, ou de um ponto de vista externo, o local onde as chamadas são recebidas e encaminhadas para o núcleo do Adabas. Entire NetWork um serviço middleware baseado em mensagens definido para o banco de dados Adabas como acessá-lo de qualquer lugar da rede, independente do hardware, do sistema operacional ou ambiente de processo de transações. As aplicações não precisam saber da localiza o do banco de dados.

Event Replicator

- Replicação em Tempo Real, usando mudança de dados capturados para suporte as especificações do negócio para:

Sincroniza o de dados do ADABAS para outros sistemas de negócio;
Data Warehousing e relatórios de negócio;
Recuperação de Desastres;
Otimização de recursos.

Para a replicação dos dados e consultas de larga escala que exigem um baixo custo da plataforma de hardware.

Oferece:

Estrutura de dados flexíveis e heterogêneos;
Compressão de dados;
Escalabilidade para negociar transações em larga escala;
Replicação de dados rapidamente para qualquer alvo em tempo real;
Publicando dados para um ou múltiplos destinos finais;
Prove uma precisão na verificação dos dados no SGBDR, ap s o per odo de replicação. Esta verifica o feita somente nos campos que o usuário pediu assinatura. Então, os dados são capturados e transmitidos.

Lista Invertida

Técnica de Pesquisa da Lista Invertida

A organização de um arquivo de lista invertida consiste de um ou mais diretório contendo uma ou mais listas de índice com os endereços dos registros de dados, pesquisas de chaves em arquivos de Lista Invertida são realizadas através na geração de tabelas. As tabelas podem ser bem mais simples e a pesquisa para a construção destas pode ser bem mais efetiva, sem realmente ler os registros de dados. Pesquisas de chave simples geram uma tabela de saída com todos os registros com o valor de chave para aquela chave, depois de ter sido gerada uma tabela de endereços de registros com o valor de chave. Pesquisas booleanas são as mais complexas. Nestas pesquisas, várias tabelas de endereços são geradas, iniciando-se sempre pelo valor de chave com o menor não mero de ocorrência. Em pesquisas conjuntivas, endereços não encontrados para outras chaves são retirados. Em pesquisas disjuntivas, são adicionados. Com a tabela de endereços resultante criada a tabela de registros de dados definitiva. Assim somente os registros realmente necessários vão ser lidas do arquivo de registros de dados. Bom suporte para todos os tipos de pesquisas, desde que o campo pesquisado seja indexado. Uma das melhores técnicas para chaves secundárias com altas taxas de redundância de valor de chave. O fato de podermos realizar todas as pesquisas de chaves que possuam índices diretamente nas tabelas de endereços provém uma vantagem imensa

Exemplo de Lista Invertida

Se fizermos a pesquisa (idade = 18 & salário = 10.000) para descobrir que são os filhos dos donos da empresa, vamos ter como tabela inicial (103, 205, 101), pois salário=10.000 tem s 3 registros na sua lista de endereços de registros. A seguir a lista de endereços de registros de idade = 18 percorrida e todos os não encontrados são eliminados da tabela.

0 comentários:

Enviar um comentário