domingo, março 06, 2011

Utilitário Adabas - ADASAV

A função ADASAV SAVE salva o conteúdo do banco de dados para um conjunto de dados seqüencial.Ele salva todos os blocos que estão em uso no banco de dados.

A função Save (banco de dados) podem ser executadas com o núcleo Adabas ativo ou inativo. Se for executado enquanto o núcleo Adabas é

  • ativo, a função RESTONL deve ser usado para restaurar o banco de dados posteriormente.
  • inativa, a restaurar a função deve ser usada para restaurar o banco de dados posteriormente.

Em ambos os casos, é possível restaurar apenas um ou alguns arquivos do banco de dados salvos nos dados SAVE set.

Se o núcleo Adabas está inativo, ele não pode ser iniciado enquanto a função SAVE está em execução, e sem utilidade (como ADALOD, por exemplo) que faz alterações para o banco de dados sendo salvos podem ser executados durante a gravação. A função SAVE não podem ser executados offline se uma sessão de núcleo autorestart está pendente, ou se outro utilitário offline (como ADALOD ou ADASAV) está actualmente em execução.

Se o núcleo Adabas é ativo durante a execução da operação de backup, os usuários têm acesso completo ao banco de dados sendo salvo. Eles podem realizar comandos de leitura, busca, atualizar, inserir e excluir. No entanto, utilitários que fazem alterações no banco de dados para ser salvo (como ADALOD, ADAINV ou ADADBS REFRESH, por exemplo) não deve ser executado e não pode ser iniciado enquanto a função de economia está em execução. Uma operação de salvamento online também não é possível se o núcleo está sendo executado sem a proteção de registro.

Em uma operação online salvar o banco de dados a ser salvo pode ser alterado quando ADASAV está realizando a operação de salvamento. Portanto, o núcleo Adabas escreve todos os blocos alterados para o log de proteção também. Este registro de proteção devem ser fornecidos para uma operação de restauração subseqüentes (isto é, uma função RESTONL).

O início de um banco de dados online salvar é marcado por um posto de controle SIN1. No final do salvar online, o núcleo sincroniza todas as transações ativas no momento. Isto significa que não executa nenhuma Adabas mais comandos de atualização para os usuários em situação de ET, mas permite que os outros usuários ativos para continuar até atingir o estatuto de ET. Este status é então marcada por um posto de controle SYN2. A verificação SYN2 marca, portanto, um estado consistente do banco de dados onde não há transações estão em andamento. Este estado é reproduzido quando o banco de dados ou arquivos são restaurados a partir dos dados SAVE definido posteriormente.

O tempo máximo necessário para a sincronização de transação pode ser limitada pelo parâmetro TTSYN.

Bancos de dados que residem em vários volumes de disco são salvos vários conjuntos de dados em paralelo SAVE quando o parâmetro é especificado DRIVES. Este modo de operação pode reduzir significativamente a duração do salvar. Os conjuntos de salvar os dados, quando concatenado na ordem crescente de número da unidade, são equivalentes a um conjunto de dados único SAVE produzido sem o parâmetro de unidades.

A função Save (banco de dados) não salvar arquivos que estão em inverter, carregar, refrescar, reordenar ou restaurar o estado. Na verdade, ele remove esses arquivos da lista de arquivos, cópias ADAU15 mensagem, e executa a operação de salvamento para os demais arquivos. No final, ADASAV termina com código de retorno 4.

Se a opção Recuperação do auxílio (rlog) está ativo, a função Save (banco de dados) inicia uma nova geração rlog.



BUFNO: Count of Buffers

O valor fixado BUFNO aloca buffers para a operação de backup. Um valor de 2 ou 3 normalmente oferece um ótimo desempenho, até 255 é possível. Um valor superior a 5, no entanto, oferece pouca vantagem e aloca um monte de espaço. O padrão é 1 (um buffer por unidade).

DRIVES: Tape Drives for Parallel Save Processing

Drives é o número de data set de saída sequencial (geralmente em unidades de fita) para ser usado para operações paralelas SAVE. Um máximo de 8 unidades podem ser especificados. O padrão é 1.

INCREMENTAL: Save Changed Files Only

INCREMENTAL salva somente os arquivos que foram alterados desde a última operação de save ADASAV. Se incremental não é especificado, a função SAVE salva todos os arquivos de banco de dados.

NOUSERABEND: Termination without Abend

Quando for encontrado um erro enquanto a função está sendo executada, o programa imprime uma mensagem de erro e termina com o user abend 34 (com um dump) ou o user abend 35 (sem dump). Quando NOUSERABEND é especificado, ele deve ser especificado como o primeiro parâmetro (antes de todos os outros parâmetros) para a função de utilidade.

Se NOUSERABEND for especificado, o utilitário não abend depois de imprimir a mensagem de erro. Em vez disso, a mensagem de "utility TERMINATED DUE TO ERROR CONDITION" é exibida e o utilitário termina com o código de condição de 20.


PERDRIVE: Disk Drives Per Tape Drive

PERDRIVE especifica o número de unidades de disco a ser atribuído a uma única unidade de unidades de fita. Por exemplo, se o banco de dados está contido em sete discos e três unidades de fita estão disponíveis para o processamento de SAVE, PERDRIVE=3,2,2 causaria os primeiros três discos a serem gravados para uma unidade de fita, as próximas duas unidades de disco para ser gravados em fita unidade 2, e os próximos dois discos a serem gravados para unidade de fita 3. A seqüência da unidade corresponde ao / DD Saven e / DD DUALn especificações de trabalho de controle, conforme descrito no final deste documento.

O número total de unidades especificadas pelo PERDRIVE deve ser igual à soma de todos os discos Associator (ASSO) e dados, se tanto ASSO e dados estão em um único disco, isso conta como dois discos separados. Se o parâmetro unidades é utilizado eo parâmetro PERDRIVE for omitido, ADASAV determina a utilização mais eficiente das unidades de fita.

TEST: Test Syntax

O parâmetro de teste verifica a sintaxe da operação sem realmente executar a operação. Apenas a sintaxe dos parâmetros especificados podem ser testados, não a validade dos valores e variáveis.

TTSYN: SYN2 Checkpoint Control

TTSYN permite ao usuário diminuir a ADARUN TT (tempo de transação máximo) do núcleo durante o processamento de verificação do funcionamento sincronizado ADASAV atual. O valor especificado é o tempo aproximado em segundos (TT 1,05 segundo), e deve ser inferior ao valor atual ADARUN TT .Se TTSYN não for especificado ou se TTSYN é maior do que o valor TT do núcleo, esse valor se torna o padrão TT.

Se o núcleo Adabas está ativa enquanto ADASAV SAVE está funcionando, um controle SYN2 sincronizado é gravado no checkpoint ao final da operação de salvamento. Isso garante que há um momento em que todos os usuários estão em estado de ET. Se um usuário não está num estado de ET, sem novas operações podem ser iniciadas por outros usuários, pois eles devem esperar até o checkpoint SYN2 podem ser tomadas.

O valor ADARUN TT controla o tempo máximo decorrido permitido para uma operação lógica. Este é o tempo máximo de espera até o checkpoint SYN2 pode ser processado. O ADASAV SAVE parâmetro TTSYN permite que o usuário diminua o valor TT somente durante o processamento de verificação sincronizada. O valor do TT original torna-se efetiva novamente quando ADASAV termina a operação de salvamento.


TWOCOPIES: Create Two Copies of Output

TWOCOPIES cria duas cópias físicas da saída ADASAV.

Exemplo

ADASAV SAVE DRIVES=4

A função Guardar está a ser executada por meio de quatro unidades de fita em paralelo.

Retirado - Clique Aqui

0 comentários:

Enviar um comentário