segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Utilitário Adabas - ADADBS

Todas as funções ADADBS também podem ser realizada utilizando o Adabas Online System (AOS). Quando o Adabas Recovery Aid está ativo, usando o AOS é preferível para operações de mudança de arquivo porque ele escreve no checkpoint que são necessárias para a operação de recuperação.

ADADBS oferece uma variedade de funções, qualquer número que pode ser realizada durante uma única execução do utilitário.

FUNÇÕES DISPONÍVEIS BANCO

A função ADADBS ADD adiciona um novo conjunto de dados para o Associator ou Data Storage  para um máximo de 99 datasets (limite no Adabas Versão 8, na versão 7.4.4 este limite é de 5) para cada um. No entanto, o seu máximo real será menor porque o máximo derivado do tamanho do bloco dos primeiros data set do Associator (DDASSOR1).

A função ADADBS DECREASE reduz o tamanho dos dados do último data set a ser utilizado para Associator ou Data Storage. O espaço a ser liberado deverá estar disponível na tabela de espaço livre (FST).

A função ADADBS DECREASE não libera qualquer ponto do espaço físico especificado. Para desalocar espaço, você deve diminuir o banco de dados com a função de DECREASE; salve o banco com o utilitário ADASAV SAVE; reformate o data set ADAFRM e restaurar o banco de dados com ADASAV.

A função ADADBS INCREASE aumenta o tamanho do último data set utilizado para a Associator ou armazenamento de dados. Esta função pode ser executada qualquer número de vezes para o Associator. Quando o número máximo (99) dos quadros de Armazenamento de Dados Espaciais (DSSTs) foi alcançado, todas as extensões de armazenamento de dados devem ser combinados em uma única extensão tanto com o REORASSO ou função REORDB do utilitário ADAORD.

A função ADADBS RENAME muda a função do nome atribuído a um arquivo ou banco de dados. Se um arquivo não for especificado ou for especificado com o número de arquivo de zero, o banco de dados é renomeado.

A função ADADBS TRANSACTIONS suspende e retoma a atualização de processamento de transações, ou seja, ele cria um estado em quiesed para o banco de dados que poderia ser um ponto de partida a recuperar.

FUNÇÕES DE ARQUIVO

A função ADADBS ALLOCATE/DEALLOCATE são usados para alocar/desalocar, respectivamente, uma extensão lógica (um address converter, Data Storage, normal index ou o upper index) de um tamanho específico. Apenas uma medida pode ser alocado ou desalocado por execução ADADBS.

A função ADADBS CHANGE muda o tamanho padrão de um campo Adabas, mas não modificar os registros de armazenamento de dados. O usuário é, portanto, responsável por evitar referências para o campo que poderia causar resultados inválidos por causa de uma incompatibilidade entre o novo tamanho padrão definido para Adabas e o número real de bytes contidos no registro.

A função ADADBS DELETE deleta um arquivo do banco de dados Adabas. O arquivo não pode ser dissociada. Se um arquivo Adabas expandido é especificado, o arquivo completo expandida (a âncora e todos os arquivos do componente) é suprimida. O processo de eliminação desaloca todas as extensões lógico designado para o arquivo, liberando o espaço que pode ser utilizado para um novo arquivo ou para uma nova extensão de um arquivo existente.

A função ADADBS DSREUSE determina, para um arquivo especificado, se os blocos de armazenamento de dados que se tornam livres como resultado da eliminação de registro são reutilizados. Reutilização de bloco é inicialmente fixado quando um arquivo é carregado para o banco de dados com a função  ADADBS ADALOD FILE, ou quando o arquivo de sistema é definido com a função ADADEF DEFINE. Em ambos os casos, a reutilização de blocos default é SIM.

Para dar suporte universal encoding (UES), a função ENCODEF pode ser usado para definir codificações para os campos em um arquivo que já está carregado:

  • uma codificação de arquivos EBCDIC para campos alfanuméricos, ou
  • uma codificação do usuário para os campos de caracteres longa. A codificação do arquivo de campos de caracteres longa não pode ser alterado utilizando esta função.
A função ADADBS ISNREUSE determina, para um arquivo especificado, se Adabas reutiliza o ISN de um registro que foi excluído de um novo registro. Se não, cada novo registro é atribuído o maior ISN próxima não utilizados.

Para um arquivo Adabas especificado que não é um arquivo de sistema, a função ADADBS MODFCB modifica parâmetros, tais como fatores de arquivo para o preenchimento Associator ou do Data Storage, normal index, e upper index, tamanho máximo do secundário alocações de extensão lógica para armazenamento de dados, o índice normal, eo índice superior; registro comprimido máximo comprimento permitido, e se um programa é permitido ao usuário executar uma operação de atualização de arquivos mediante a emissão de um comando especial E1.

A função 
ADADBS NEWFIELD adiciona um ou mais campos em um arquivo Adabas especificado que não é um arquivo de sistema. A definição do novo campo é adicionado ao final da tabela de definição de campo (FDT). NEWFIELD não pode ser usado para especificar os dados reais de armazenamento de dados para o novo campo, os dados podem ser especificados mais tarde usando Adabas adicionar ou atualizar os comandos ou comandos Natural.

A função ADADBS ONLINVERT permite que você invert os arquivos quando os aplicativos online estão ativas, garantindo o acesso contínuo aos arquivos. Você pode adicionar um descritor no arquivo que esteja executando o invert.

A função 
 ADADBS ONLREORFASSO (reorganiza o Associator), ONLREORFDATA (reorganiza o Data Storage), e ONLREORFILE (reorganiza o Data Storage e o Associator) permitem que você reordenar uma lista de arquivos quando os aplicativos online estão ativas, garantindo o acesso contínuo aos arquivos. Os arquivos são reordenados dentro de suas extensões existentes, aumentando assim o desempenho de I/O como espaço livre é recuperada e ordenar a sequência de registros de dados é alterado de acordo com as necessidades de processamento.

A função  ADADBS REFRESH define o arquivo com "0" registros carregados; define o primeiro ponto para o address converter, Data Storage, normal index, e upper index ao status de vazio, e desaloca outras extensões.


A função  ADADBS RELEASE libera um descritor do status de descritor. Todo o espaço atualmente ocupado na do Associator da lista invertida para este descritor será liberada. O espaço pode ser reutilizado para esse arquivo, reordenando ou ADALOD UPDATE. Não são feitas alterações ao armazenamento de dados.

A função  ADADBS RENAME muda a função do nome atribuído a um arquivo ou banco de dados. Se um arquivo não for especificado ou for especificado com o número de arquivo de zero, o banco de dados é renomeado.

O função
 ADADBS RENUMBER altera o número de um arquivo Adabas que não é um arquivo de sistema. Se o novo número especificado já está atribuído a outro arquivo, a função RENUMBER não sera executados.

A função
 ADADBS UNCOUPLE elimina a relação de acoplamento entre dois arquivos.

OUTRAS FUNÇÕES


A função ADADBS CVOLSER imprime as extensões de arquivo Adabas que estão contidos em um volume do disco especificado pelo seu número de série do volume.

A função 
ADADBS DELCP deleta informações do informações do checkpoint registrados até uma data específica; informações do checkpoint gravado após a data indicada não é excluído. Após a execução ADADBS DELCP, os registros restantes são realocados ISNs para incluir esses ISNs disponibilizados quando os registros de ponto de verificação foram excluídos. O ISNs inferiores são atribuídos, mas a ordem cronológica de postos de controle é mantido.

A função 
ADADBS OPERCOM emite comandos de operador para o núcleo Adabas. Adabas emite uma mensagem para o operador, que confirma a execução de comandos. Em ambientes de cluster, os comandos OPERCOM muitas vezes pode ser direcionado para outro núcleo do cluster ou a todos os núcleos do cluster para a execução.

A função ADADBS PRIORITY define ou altera a prioridade Adabas de um usuário. Uma prioridade do usuário pode variar entre 0 (mais baixo) a 255 (a mais elevada, e o padrão). O valor da prioridade é adicionado à prioridade do sistema operacional pelo mecanismo de comunicação interregion communications mechanism. O usuário para o qual a prioridade deve ser definida ou alterada é identificado pelo mesmo ID de usuário fornecido no bloco de controle Adabas (comando OP, adições 1 campo).

A função de 
ADADBS RECOVER recupera a tabela de espaço livre (FST). RECOVER subtrai extensões de arquivo e DSST do espaço total disponível.

A função 
ADADBS REFRESHSTATS reseta os valores estatísticos, mantido pelo núcleo Adabas para sua sessão atual. Os parâmetros podem ser usados para restringir a função de grupos específicos de valores estatísticos:
  • ALL (o default), redefine os valores para a combinação de CMDUSAGE, contadores, FILEUSAGE, POOLUSAGE e THREADUSAGE.
  • CMDUSAGE zera os contadores de chamada Adabas comandos directos, como Lx, Sx, ou A1.
  • COUNTERS redefine os campos de contador para as chamadas locais ou remotos, físico ou lógico, traduções, formato substitui, autorestarts, switches protection log, descarrega o buffer, e command throw-backs.
  • FILEUSAGE zera a contagem de comandos para cada arquivo.
  • POOLUSAGE reseta as high-water e marcas para o núcleo pool, como a Work pool, a command queue ou a user queue.
  • THREADUSAGE zera a contagem de comandos para cada segmento Adabas.
O Adabas mantém uma lista dos arquivos usados por cada utilitário Adabas no data integrity block (DIB). O operator command DDIB (ou Adabas Online System) exibe este bloco para determina quais os jobs que estão usando os arquivos. Um utilitário remove sua entrada a partir da DIB quando ele termina normalmente. Se um utilitário terminar de forma anormal (por exemplo, o job que foi cancelado pelo operador), os arquivos usados pelo utilitário que permanecem em uso. A função RESETDIB libera os tais arquivos e redefine as entradas DIB para um trabalho determinado e/ou a execução de utilidade particular.

0 comentários:

Enviar um comentário