quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Regras e Responsabilidades DBA Adabas - 09

O DBA e a Seleção da Aplicação/Desenvolvimento

Configuração e aplicativos de planejamento

Do conhecimento do DBA da utilização do banco de dados e o acompanhamento do seu desempenho, o DBA pode contribuir com experiência de processamento de dados valiosos para a tomada de decisões de gestão na área de planejamento da configuração e aplicações. A DBA está ciente das necessidades de curto e longo prazo do usuário, bem como os problemas do dia-a-dia e as dificuldades. Contatos entre o DBA com a Software AG a permitir que o DBA para manter a par dos desenvolvimentos destinados a SGBD. O DBA deve, portanto, ser trazido para este tipo de discussão.

O DBA deve estar envolvido em qualquer projeto de desenvolvimento de aplicações desde o início. A DBA será capaz de ajudar no levantamento inicial, a fim de decidir se uma abordagem de banco de dados se justifica em virtude dos dados prevista a organização de processamento de evolução.

O DBA vai continuar a estar envolvidos no desenvolvimento do projeto após a implantação inicial do projeto de banco (s). A adição de novos projetos cria problemas especiais que o DBA deve resolver com cuidado.

A adição de novos dados e uma utilização de troca de dados existentes podem mudar as características de desempenho de um sistema existente. Cuidado no redesenho da estrutura física e colocação de dados pode ser necessária, a fim de prestar um serviço razoável para todos os usuários.

Organização de Banco de Dados

Como mencionado anteriormente, o DBA é responsável pela formulação e definição das relações de dados para efeitos da definição de estruturas de dados lógicos. Estas estruturas de dados deve refletir o conhecimento do DBA da evolução previsível e incluir as necessidades de outros usuários relacionados.

Há dois aspectos principais:

* a definição e organização dos dados existentes;
* a adição de novos dados.

Eficiente demandas de estruturação física considerável experiência na implementação das relações lógicas. Espaço, desempenho e custo deve ser equilibrada, tendo em conta;

* estrutura de dados (formatos de dados lógica e relacionamentos);
* estrutura de armazenamento (formatos de dados físicos e relacionamentos);
* métodos de acesso (disponível e para ser usado);
* freqüência de acesso;
* requisitos de armazenamento de mídia física;
* considerações de tempo e;
* estratégias de busca.

A solução (e o raciocínio por trás dele) deve ser devidamente documentada.

Noções básicas sobre requisitos de utilização atual e futura

A DBA está em uma posição ideal para ajudar os membros de uma equipe de projeto apreciar e estar ciente das exigências atuais e futuras do usuário. Neste caso, o usuário deve ser ajudado em sentido amplo. Isso não significa apenas a seção ou departamento no qual o sistema aplicativo está sendo projetado e desenvolvido. O usuário e também outros possiveis potenciais utilizadores, não esquecendo a organização como um todo. Conhecido futuros desenvolvimentos devem ser levados em conta. Às vezes, isso pode significar que o DBA terá de exercer controle sobre o desenvolvimento de um novo pedido, a fim de que estes desenvolvimentos podem ser facilmente incluídos na operação de banco de dados quando concluído.

Coordenar as atividades de banco de dados

Desde que o conteúdo dessa documentação é colocada em prática, o DBA será capaz de coordenar todas as atividades de banco de dados. O conselho do DBA deve ser procurado em todos os empreendimentos previstos para o banco de dados e o DBA deve ter por objetivo garantir uma progressão constante, controlado a um sistema integrado de informação, que servirá a organização como um todo.

Em geral, o DBA deve estar envolvido em todas as fases de um novo projeto a partir do estudo de viabilidade, tanto para aconselhar sobre os usos práticos do banco de dados e também para realizar a função de DBA's de controle de qualidade.

A DBA será, portanto, oferecer linhas de comunicação entre as diferentes equipes de projeto, bem como com os usuários presentes e futuras. O objectivo deverá ser a cultivar a atitude de projetar o banco de dados para o maior benefício de todos os usuários.

Análise dos requisitos de acesso

Esta é uma parte importante do projeto do banco de dados. Quando os novos projetos alcançar a análise de dados e concepção de arquivo, é importante para o DBA para garantir que a equipe do projeto não leva muito tempo para ver um dos requisitos para o acesso aos dados a serem utilizados pelo sistema novo pedido.

A análise dos requisitos de acesso também é uma tarefa contínua. Como as necessidades de mudança da organização (como eles são obrigados a fazer com o tempo), o DBA vai receber o feedback sobre estas novas exigências. No entanto, o DBA deve ter cuidado para não exagerar para um novo requisito, que só pode ser exigido neste momento. Em vez disso, o DBA deve responder a mudanças graduais e perceptível de ênfase no acesso e/ou requisitos de processamento da organização e, mesmo assim, somente após ampla discussão com todas as partes afetadas.

Estabelecimento de Disponibilidade de dados

O DBA deve ajudar a equipe do projeto (possivelmente usando o dicionário de dados) para planejar um programa de aquisição de dados adequados, garantindo que os seguintes aspectos são levados em conta:

* A forma atual e localização dos dados;
* Como é para ser collected;
* Como precisa e completa, é no presente;
* O que são necessárias alterações a introduzir os dados antes de sua inclusão no banco de dados;
* Em que momento os dados deverão ser coletados em relação à implementação do sistema de aplicação. Como é o período de intervenção a ser tratado?

Este processo resultará em um programa de coleta de dados, que irá incluir as especificações necessárias para qualquer edição especial ou a validação que possam ser necessárias, bem como fornecer informações para o DBA para gravar no dicionário de dados.

Desempenho Versus Flexibilidade

O projeto de uma (parte do) banco de dados irá naturalmente implicar uma análise de desempenho (no sentido de utilização de espaço em disco e tempo de processamento de computador), ao contrário de flexibilidade (facilidade de se adaptar às necessidades futuras de desconhecidos).

O DBA deve garantir que a equipe do projeto não optar pelo desempenho à custa da flexibilidade, e vice-versa. A DBA está em uma boa posição para aconselhar a equipe de projeto no qual os domínios de aplicação devem ser flexíveis (ou seja, um sistema planejado também vai usar esses dados) e que devem ser desenvolvidas para um bom desempenho. O objetivo final destas considerações de desempenho versus flexibilidade é evitar a tomada de decisões, onde apenas um desses aspectos é considerado em detrimento dos outros possíveis.

Assessoria na Aplicação do Programa/Projeto de Banco de Dados

Do contato com o DBA equipes de projeto, com outros usuários do Adabas, e com a Software AG, a DBA adquire progressivamente um conhecimento considerável programa de aplicação e projeto da estrutura de dados. O DBA circula a informação adequado em toda a organização. Além disso, o DBA deve estar disponível para aconselhar sobre a concepção do aplicativo.

Embora o DBA não pode projetar o banco de dados, ele deve ser capaz de aconselhar os membros da equipe de projeto no arquivo/registro, seleção dos descritor, e outros assuntos. Isto proporciona o DBA a oportunidade de representar outros usuários no design de banco de dados.

O DBA deve garantir que o design do banco de dados de suporte físico de forma eficiente as exigências lógicas do primeiro pedido, sem prejudicar o sucesso dos projetos mais tarde. O DBA irá aconselhar sobre como Adabas deve ser usado, a fim de satisfazer as necessidades integridade, segurança e recuperação do sistema de aplicação, regras de projeto e procedimentos para estes. Em alguns casos, o software adicional pode ser necessário e que o DBA irá contribuir para este projeto. O DBA examinará utilitários adicionais são necessários para salvar/restaurar o banco de dados de medição de desempenho, analisando o conteúdo real do banco de dados, e assim por diante.

Durante esta fase, o DBA também pode ser aconselhando as equipes de projeto de aplicação sobre a melhor abordagem para a análise de dados, o uso do Adabas, como projetar a estrutura lógica de dados e opções de design que são susceptíveis de provar ser o mais eficiente.

Determinando requisitos de armazenamento físico

É responsabilidade do DBA para prestar assistência à equipe do projeto para determinar os requisitos de armazenamento físico de um sistema aplicativo específico.

Os seguintes parâmetros devem ser considerados:

* O volume de dados a serem armazenados;
* O crescimento previsto de dados;
* O tamanho médio dos registros;
* O número de update e delete nos registros em um determinado período de tempo;
* Relacionamentos de dados (estrutura de dados);
* Representação de dados (formatos internos);
* O efeito de compressão;
* Os métodos de acesso que serão utilizados nos dados.

Avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens entre a minimização do uso de meios de armazenamento e os custos de processamento, enquanto ao aumento dos serviço (medido em termos de velocidade ou taxa de transferência). Além disso, considere a necessidade de flexibilidade na implementação do sistema de aplicação, os requisitos podem ser sujeitos a alteração, e outros sistemas aplicativos podem ter acesso aos dados deste aplicativo. Se, minimizando os requisitos de armazenamento físico significa uma perda de flexibilidade, não deve ser feito sem uma análise cuidadosa dos problemas que possam surgir no futuro. O DBA é, naturalmente, numa posição ideal para fornecer a equipa de projeto com este tipo de informação.

O banco de dados de teste e estratégia de ensaio

O DBA deve aconselhar a equipe do projeto sobre o tipo de banco de dados de teste para ser usado para o novo aplicativo. Auxiliar a equipe de criação do banco de dados de teste. Durante os testes do sistema, teste com o seu próprio acompanhamento, auditoria, correção de erros e procedimentos de controle antes que o sistema vai viver. Estes procedimentos não devem ser feitos depois que o sistema entrou em produção, que devem ser desenvolvidas pela DBA, em paralelo com o desenvolvimento do sistema de aplicação.

É melhor manter bases de dados de teste separado do banco de dados de produção, carregando-os em pacotes de disco separado, ou mesmo bancos de dados. Isso, por si só, coloca dois problemas:

* Testes não pode ocorrer em paralelo com o trabalho de produção em modo multi-usuário (em modo de usuário único, este problema não existe);
* Os dados de produção (ou alguns campos em um arquivo de produção) podem ser obrigados a testar o novo sistema.

O primeiro destes problemas poderia ser resolvido (se houver armazenamento), a execução de duas cópias do núcleo Adabas em paralelo, um para o trabalho de produção, uma para o trabalho de teste.

O segundo pode ser resolvido usando o utilitário Adabas ADASAV para copiar os dados necessários através do banco de dados de produção para os pacotes de teste. Neste caso, a autorização de acesso para os dados de teste terão de ser acordadas antes do início dos testes.

As principais vantagens de ter um banco de dados de teste em separado é que os arquivos podem ser carregados com os números de arquivo que elas têm quando o sistema entra online, teste de modo algum pode corromper o banco de dados de produção. Este é um aspeto particularmente importante quando os campos devem ser adicionados a um arquivo existente ou novos descritores devem ser estabelecidos para o sistema novo pedido.

Antes de sistemas de teste é iniciado, o DBA deve decidir como a conversão de arquivos e inicialização do banco de dados é para ser cumprida e garantir a preparação de todas as conversões necessárias ou programas especiais set-up. A estratégia de execução paralelo necessita de uma análise cuidadosa e aqui, também, programas especiais podem ser necessários para ajudar na comparação de resultados do sistema atual eo novo sistema ou para efectuar os controlos de validade. instalações especiais de investigação (por exemplo, Natural) podem ser necessários para ajudar nos testes e em sentido paralelo (estes têm por vezes, também tem sido útil subseqüente ao vivo em execução).

Antes da nova base de dados é finalmente implementado, testes de aceitação devem ser executados para demonstrar que todos os aspectos do sistema, incluindo desempenho e resistência, são satisfatórios. Estes podem ou não ser complementares ao paralela.

Fechar o controle da maneira em que os acessos de dados novo projeto será necessário a fim de assegurar que não há perda de integridade dos dados para os usuários existentes do banco de dados. Para testar os sistemas, um modo específico de teste podem ser necessários para assegurar que as mudanças de teste para o banco de dados realmente não afeta a base operacional.

0 comentários:

Enviar um comentário