sexta-feira, fevereiro 25, 2011

ADAZAP

ADAZAP Utility: Display or Modify Asso, Data, and Work Data Sets

O utilitário ADAZAP pode ser executada somente quando o núcleo Adabas está inativo.

ADAZAP é usado para exibir em formato hexadecimal e, opcionalmente, para alterar o conteúdo dos dados dos conjuntos ASSO, DATA, ou na Work.

Como um elemento significativo do risco envolvido na modificação de blocos de banco de dados físicos, o uso desse utilitário é restrito. Software AG irá fornecer um mastercode necessárias para executar o utilitário ADAZAP mediante pedido por escrito para os indivíduos em cada local de clientes que estão autorizados a recebê-lo.

Além disso, a Software AG recomenda fortemente que você use o sistema de segurança externo (tipo como RACF, TSS, ACF2) para proteger ADAZAP exatamente como você proteger outros programas ZAP.

Software AG também recomenda que a fita atual de backup do banco esteja disponível antes da execução ADAZAP. Se ocorrer um erro durante a execução ADAZAP, pode ser necessário para restaurar o arquivo afetado ou banco de dados.

Se os dados forem alterados com sucesso, um registro SYNP 3F é gravado no checkpoint que contém o REP e o VER para proporcionar uma auditoria de todas as alterações que foram feitas.

Uma versão do ADAZAP rodando com sintaxe diferente foi não-oficialmente distribuído com as versões anteriores do Adabas. Nenhuma documentação foi ou está previsto para esta versão anterior e que era e não é suportado. (Retirado do manual da versão 8.2.2 do Adabas)

Observação da AdabasMainframe: Antes de usar este utilitário contacte o pessoal da Software AG para ver se ele tem que ser rodado em sua instalação.

ADAZAP Syntax



MCODE - Por motivos de segurança, um Mastercode é necessário para executar o utilitário ADAZAP. Software AG fornece a Mastercode de 8 bytes, mediante pedido por escrito às pessoas autorizadas.

ASSO | DATA | WORK - É necessário especificar o data set físicos que você deseja exibir ou modificar.

Optional Parameters

LENGTH - O comprimento dos dados a serem exibidos. O comprimento não pode ser especificado se VER é especificado, e vice-versa. O número mínimo é de 16 bytes é exibido desde o menor endereço é arredondado para um limite de 16 bytes e o endereço superior é arredondada para um limite de 16 bytes.

OFFSET - Este é o OFFSET do início do bloco. O valor deve ser menor ou igual ao comprimento de um bloco, ou seja, ele deve ficar dentro do bloco. O valor padrão é zero.

RABN - O número do Relative Adabas Block Number (RABN) que está a ser exibido ou alterado. O padrão é "1".

REP - Os dados a serem alterados, o que deve ser menor ou igual à verificação de dados especificado no parâmetro VER. Até 128 bytes de dados hexadecimais podem ser especificados.

VER - A verificação de dados, que deve ser pelo menos tão longo como o de substituir os dados. Até 128 bytes de dados hexadecimais podem ser especificados.

Exemplo 1 - O default RABN=1 é usado. ADAZAP exibe o nome do banco de dados.

ADAZAP MCODE=master-code
ADAZAP ASSO OFFSET=X'10',LENGTH=16

Examplo 2 - O default RABN=1 é usado. ADAZAP altera os dados no data set de Work.

ADAZAP MCODE=master-code
ADAZAP WORK OFFSET=X'10'
ADAZAP VER=X'C1C2'
ADAZAP REP=X'C2C1'

Clique Aqui

0 comentários:

Enviar um comentário