sábado, fevereiro 05, 2011

Adabas

ADABAS (acrônimo para o sistema Adaptable da base de dados[1]) é Software AG' s avançou base de dados sistema de gerência.

Historia

Liberado primeiramente em 1970, ADABAS é considerado por algum ter sido um do comercialmente disponível as mais adiantada base de dados produtos. Liberado inicialmente sobre Mainframe de IBM usar-se dos sistemas DOS/360, OS/MFT ou OS/MVT, ADABAS está agora disponível em uma escala de outros sistemas including OpenVMS, Unix (incluindo Linux e Linux em zSeries) e Windows usuários. ADABAS manteve sua posição como um do mundo o mais rápido OLTP bases de dados, 24x7 oferecendo que funciona, sustentação paralela de Sysplex, potencialidade real-time do replication, SQL e XML alcance e outras potencialidades principais da borda. Historicamente, ADABAS foi usado conjuntamente com a língua de programação software AG NATURAL, de modo que muitas aplicações do legacy que usam ADABAS enquanto uma base de dados no back-end é desenvolvida também com NATURAL também.

Uso no Brasil

Quase todos os grandes bancos de dados governamentais mantidos pelo BNDES, BACEN, SERPRO e Dataprev estão em Adabas. Eles contêm informações de praticamente todos os brasileiros, como o banco de dados do SUS. Também o Banco do Brasil habilita sua utilização em paralelo com VSAM e DB2. A BrasilTelecom, outros bancos e grandes empresas de diversos setores utilizam Adabas. Por serem sistemas legados, suas mudanças para os modelos de bancos de dados relacionais implicariam investimentos altíssimos e pouca segurança no resultado final. O adabas é utilizado no Bradesco num sistema de financiamento que é proveniente do antigo FINASA, é único sistema em adabas no Bradesco.

Informações técnicas

ADABAS é lista invertida base de dados. Foi descrito como “Borne-relacional” mas “relacional como” em suas características. Algumas diferenças:

  • Files, não tabelas como a unidade organizacional principal
  • Registros, não fileiras como a unidade do índice dentro da unidade organizacional
  • Campos, não colunas como componentes de uma unidade satisfeita
  • Nenhum motor encaixado do SQL, um mecanismo externo da pergunta deve ser fornecido.
  • As facilidades da busca requerem a existência de apropriado índices.
  • Sustentações de dois métodos de normalização: repetindo grupos em um registro (“grupos periódicos”); e valores múltiplos do campo em um registro (do “campos multi-valor”).

Provou ser muito bem sucedido em fornecer o acesso eficiente aos dados e em manter a integridade da base de dados. ADABAS é usado agora extensamente nas aplicações de que reque volumes muito elevados de processo de dados ou na transação elevada processar analítico em linha ambientes.

Adabas C e Adabas D

O Adabas possui duas versões: o "Adabas C" que é hierárquico que roda em Mainframe e o "Adabas D" que é relacional.

0 comentários:

Enviar um comentário