domingo, fevereiro 06, 2011

Adabas Utilities - ADARES

Visão Geral Funcional

O utilitário ADARES executa funções relacionadas à recuperação do banco de dados.

Informações sobre o uso do ADARES


1 - As funções BACKOUT (exceto BACKOUT DPLOG ou MPLOG), REGENERATE e REPAIR requerem um dataset seqüencial contendo dados de log de proteção como entrada. Um registro de protection dupla/múltipla não pode ser usado diretamente. Para converter logs de protection dupla/múltipla em logs seqüenciais, use a função ADARES PLCOPY.

2 - As funções REGENERATE, BACKOUT e COPY podem processar várias sessões em um job, se o seguinte for verdadeiro:

(*) O arquivo de entrada DDSIIN/SIIN contém as sessões em ordem crescente por número de sessão; existem lacunas na sequência numérica da sessão apenas para as sessões que representam gerações de conjuntos de dados salvos;
(*) Cada sessão no arquivo começa com o número de bloco 1 e não há lacunas na numeração de blocos.

3 - Para selecionar apenas uma única sessão, especifique o número da sessão com PLOGNUM ou FROMPLOG sem TOPLOG; para especificar um intervalo de sessões, especifique FROMPLOG e TOPLOG.

4 - A função ADARES COPY aceita arquivos de backup de saída ADASAV (DD/SAVEn). Nenhum parâmetro indicando um arquivo salvo pode ser especificado; O ADARES reconhece um arquivo salvo por sua estrutura. Somente um arquivo salvo pode ser copiado durante uma execução do ADARES COPY. Ao copiar um arquivo salvo, especifique o número da sessão com PLOGNUM.

5 - Arquivos expandidos do Adabas: as funções BACKOUT e REGENERATE (arquivo) processam apenas os arquivos expandidos completos. Se o arquivo especificado for o arquivo âncora ou componente de um arquivo expandido, todos os outros arquivos de componentes do arquivo expandido também deverão ser especificados.

6 - Para executar as operações adicionais do Delta Save Facility do ADARES, o parâmetro ADARUN DSF=YES deve ser especificado na entrada DD/CARD.

7 - BACKOUT multithread, BACKOUT DPLOG ou MPLOG e REGENERATE requerem memória principal adicional, que pode ser estimada usando os valores para o parâmetro ADARUN do núcleo correspondente NT e NU:
(NT x 70.000) + (NU x 72)

Por exemplo, se NT = 28 e NU = 1000, são necessários cerca de 2 MB de memória principal.

8 - Para um processamento ideal ao usar o recurso de recuperação/regeneração multithread, a Software AG recomenda que você defina o parâmetro NAB do núcleo ADARUN para pelo menos
NAB = NT x (32K + 108) / 4096

Usando o ADARES em ambientes de cluster Adabas Nucleus

Em um ambiente de cluster do núcleo Adabas, os logs de proteção (e, opcionalmente, os logs de comando) de todos os núcleos individuais no cluster são mesclados em arquivos de log únicos em ordem cronológica para o banco de dados do cluster compartilhado por todos os núcleos como um todo. A ordem cronológica é determinada por registros de data e hora em todos os registros de log de núcleo individuais, que são sincronizados no cluster pelo sistema operacional.

Mesclando logs

Para o processamento de recuperação, todos os datasets de log de proteção (PLOGs) devem ser mesclados em um único "fluxo" de log para cada banco de dados do cluster. Os PLOGs são mesclados automaticamente quando um ADARES PLCOPY é executado. O processo PLCOPY acessa a parallel participant table (PPT) para determinar quais PLOGs copiar e usa a alocação dinâmica para acessar os datasets apropriados.

Um job PLCOPY existente deve ser modificado para ser executado em um ambiente em cluster. A user exit2 também pode precisar ser modificada. Uma task de PLCOPY de amostra ADARESMP que ilustra a adição necessária dos datasets intermediários e uma exer exit2 de amostra (USEREX2P) é fornecida. Consulte Copiar/mesclar automaticamente logs de proteção de cluster de núcleo. Não é necessário remover as instruções PLOG DD, no entanto. Se eles permanecerem, serão ignorados.

Por padrão, os datasets de log de comando duplo/múltiplo (CLOGs) podem ser copiados para um datasets sequencial para cada núcleo usando a função ADARES CLCOPY, mas os datasets resultantes não são automaticamente mesclados no cluster em um único datasets CLOG para o banco de dados do cluster. Você pode optar por mesclar a saída CLCOPY de cada núcleo manualmente usando a função ADARES MERGE CLOG. Por padrão, os datasets CLOG devem ser especificados na JCL da saída 2 do usuário; eles não são alocados dinamicamente.

No entanto, para fins contábeis ou outros de rastreamento, convém automatizar o processo de mesclagem CLOG da mesma forma que o processo de mesclagem PLOG é automatizado. Quando você especifica ADARUN CLOGMRG=YES, o processo de mesclagem CLOG é chamado automaticamente quando o job ADARES CLCOPY é enviado a partir do UEX2 e executado. ADARUN LOGGING=YES também deve ser especificado. Como no processo PLCOPY, o processo CLCOPY acessa a parallel participant table (PPT) para determinar quais CLOGs copiar e usa a alocação dinâmica para acessar os datasets apropriados.

Os jobs CLCOPY existentes devem ser modificados para incluir os datasets intermediários. É fornecida uma amostra do job do CLCOPY ADARESMC que ilustra a adição necessária dos datasets intermediários. Consulte Copiar/mesclar automaticamente logs de comandos do cluster de núcleo. A user exit 2 de amostra (USEREX2P) inclui as funcionalidades CLCOPY e PLCOPY para a mesclagem.

Os jobs automatizados de PLCOPY e CLCOPY copiam/mesclam o máximo de dados possível; se um núcleo ainda estiver gravando em um datasets de log, a task 'parcialmente' mesclará o datasets.

Datasets intermediários

A mesclagem inicia com o registro de data e hora mais baixo de todos os PLOGs e CLOGs sendo mesclados e termina com o registro de data e hora mais baixo de todos os datasets. Os registros além desse ponto são gravados em um datasets 'intermediário', que deve ser fornecido como entrada para a mesclagem subsequente. Uma verificação cruzada garante que o datasets intermediário correto tenha sido fornecido.

A ADARES espera que pelo menos um dos PLOGs ou CLOGs que estão sendo mesclados esteja no status 'concluído'. Se não for esse o caso, o ADARES informa que não há dados a serem copiados.

É fornecida uma user exit2 de exemplo (USEREX2P para PLOGs e CLOGs) que ilustra a JCL necessária para os datasets intermediários. Quando datasets intermediários são usados para tarefas CLCOPY e PLCOPY, os nomes dos datasets para cada um devem ser exclusivos para que não sejam substituídos.

Exemplo PLCOPY:
//MERGIN1 DD DISP=SHR,DSN=EXEMPLO.PINTERI
//MERGIN2 DD DISP=SHR,DSN=EXEMPLO.PINTERO

Exemplo de CLCOPY:
//MERGIN1 DD DISP=SHR,DSN=EXAMPLE.CINTERI
//MERGIN2 DD DISP=SHR,DSN=EXAMPLE.CINTERO

Dependendo se é um PLCOPY ou um CLCOPY, o job enviado pela user exit2 deve se referir ao conjunto de instruções apropriado.

Depois que as instruções DD para os datasets do PLOG foram fornecidas na JCL de inicialização da sessão, você não precisa fornecê-las novamente para o ADARES, pois elas são abertas usando a alocação dinâmica. Se as instruções DD forem fornecidas, elas serão ignoradas.

Não é necessário alterar manualmente o JCL após cada execução. O ADARES mantém informações de controle na parallel participant table (PPT) para determinar qual datasets intermediários deve ser esperado como entrada. Ele verifica as informações do cabeçalho nos dois conjuntos de dados para determinar qual usar para entrada e quais para saída.

As seguintes verificações são feitas para garantir que o datasets intermediário seja fornecido corretamente:

1 - O DBID é armazenado no cabeçalho intermediário do datasets e deve corresponder ao DBID no log.
2 - O número do log é armazenado no cabeçalho (header) intermediário do datasets e deve corresponder ou ser um a menos que o número atual do datasets do log.
3 - O STCK no cabeçalho (header) intermediário do datasets deve corresponder ao STCK armazenado no PPT.

Se alguma das verificações falhar, o erro ADARES 157 será retornado.

O ADARES também garante que o conjunto de dados intermediário contenha o número de registros esperado. Caso contrário, o erro ADARES 164 será retornado.

Identificação exclusiva de Checkpoint

Após o processo de mesclagem do log de proteção (PLOG), o número do bloco não será necessariamente o mesmo. Para identificar exclusivamente o Checkpoint nessa situação, é necessário especificar também o NUCID para todas as funções que podem especificar um parâmetro TOBLK/FROMBLK; ou seja, BACKOUT e REGENERATE.

O processo de mesclagem garante que haja no máximo um Checkpoint por bloco. Ele registra o número do bloco (antigo) antes da mesclagem e o NUCID que gravou o Checkpoint. Quando você especifica o número do bloco e o NUCID conforme relatado no ADAREP, o ADARES consegue identificar exclusivamente o bloco.

Nota: Em um ambiente de cluster de núcleo Adabas, o ADAREP inclui o NUCID ao imprimir todas as informações do checkpoint.

Os parâmetros adicionais necessários em um ambiente de cluster de núcleo Adabas são NUCID, TONUCID e FROMNUCID. Se o NUCID for o mesmo para o checkpoint inicial e final, apenas o NUCID precisará ser especificado.

Nota: O ADASAV armazena essas informações no cabeçalho para que possa identificar exclusivamente o bloco para as funções RESTONL e RESTPLOG.

Funções de BACKOUT

As informações de proteção de dados na forma de before (antes) e after (depois) das imagens de todos os registros atualizados são gravadas no log de proteção durante cada sessão do Adabas. Essas informações são necessárias para remover ou reaplicar atualizações.

O log de proteção pode ser atribuído a um dataset seqüencial ou a um dataset de log de proteção dupla/múltipla (acesso direto) no disco. Se o log de proteção dupla/múltipla for usado, a função ADARES PLCOPY deverá ser usada para copiá-lo em um dataset seqüencial. Este dataset pode ser usado como entrada para ADARES BACKOUT ou REGENERATE.

A Software AG não recomenda o uso da compressão do cartucho de fita 3480/3490 (IDRC) para arquivos de log de proteção. A função BACKARES do utilitário ADARES é executada pelo menos duas vezes no OS/390 ou z/OS ao processar dados compactados. Além disso, a função BACKOUT não é suportada para dados compactados nos sistemas VSE/ESA e VM/ESA.

O ADARES BACKOUT {DPLOG | A função MPLOG} não é válida para um banco de dados de cluster. Isso não é permitido porque um PLOG mesclado é necessário para executar o BACKOUT.

BACKOUT - Fazer backup de atualizações usando o log de proteção seqüencial (SIBA)

BACKOUT DPLOG ou MPLOG - Fazer backup de atualizações usando o log de proteção dupla ou múltipla

CLCOPY: Copy Dual Command Log

Optional Parameters


A função CLCOPY é usada apenas se o log duplo de informações de comando tiver sido especificado para a sessão Adabas. Esta função copia o datasets que possui o registro de data e hora anterior para um dataset seqüencial. Depois que a função CLCOPY é concluída com êxito, o dataset copiado é marcado como vazio. Esta função pode, portanto, ser usada apenas uma vez para qualquer dataset.

A função CLCOPY não é permitida no modo single-user.
ADARES CLCOPY [DUALCLD = {tipo-de-dispositivo | ADARUN-dispositivo}]
              [NOUSERABEND]
              [OPENOUT]
              [TEST]
              [TWOCOPIES]

DUALCLD: Dual Command Log Device Type

DUALCLD especifica o tipo de dispositivo usado para os conjuntos de dados do log de comando duplo. Este parâmetro é necessário se o tipo de dispositivo usado para o dataset do log de comando for diferente daquele especificado com o parâmetro ADARUN DEVICE.

NOUSERABEND: Terminate without Abend

Quando um erro é encontrado enquanto a função está em execução, o utilitário imprime uma mensagem de erro e é encerrado com o usuário abend 34 (com um dump) ou o usuário abend 35 (sem dump).

Se NOUSERABEND for especificado, o utilitário não será encerrado após a impressão da mensagem de erro. Em vez disso, a mensagem "utilitário TERMINATED DUE TO ERROR CONDITION" é exibida e o utilitário termina com o código de condição 20.

OPENOUT: Open DDSIAUS1/2 or SIAUS1/2 Output Datasets

O parâmetro OPENOUT indica que os datasets de saída DD/SIAUS1/2 devem ser abertos pelo ADARES, mesmo que nenhum registro seja realmente copiado. Sem o OPENOUT, os datasets de saída sequencial não serão abertos se o ADARES detectar uma condição de fim de arquivo ao tentar ler o primeiro registro de entrada; isso pode causar problemas em alguns ambientes de sistema operacional. Com OPENOUT, os datasets de saída são abertos antes da leitura do primeiro registro de entrada.

TEST: Test Syntax

O parâmetro TEST testa a sintaxe da operação sem realmente executar a operação. Somente a sintaxe dos parâmetros especificados pode ser testada; não a validade de valores e variáveis.

TWOCOPIES: Create Two Copies of Output

TWOCOPIES faz com que duas cópias da saída sejam criadas.

Exemplos

Exemplo 1:


O log de comando duplo deve ser copiado.
ADARES CLCOPY

Exemplo 2:

O log de comando duplo deve ser copiado. Duas cópias da saída devem ser criadas.

ADARES CLCOPY TWOCOPIES

COPY: Copy a Sequential Protection Log or Save Tape

A função COPY copia um dataset do log de proteção seqüencial do Adabas. Se a sessão do Adabas que criou o dataset do log de proteção seqüencial foi encerrada de forma anormal, a função COPY deve ser executada antes que o dataset possa ser usado como entrada para qualquer outra função do ADARES.

ADARES COPY

(*) deve ser usado para copiar um dataset do log de proteção de dados do disco para um dataset da fita antes de poder ser usado como entrada para a função ADARES BACKOUT.
(*) pode ser usado mesmo que as sessões subsequentes do Adabas tenham criado outros dataset de log de proteção de dados.
(*) também aceita saída ADASAV SAVE (DD/SAVEn) como entrada. Somente um volume de entrada do ADASAV SAVE pode ser copiado em uma única execução do ADARES COPY. Uma fita de saída SAVE deve ser atribuída ao arquivo de controle de trabalho DD/SIIN.
(*) pode ser executado inúmeras vezes para um determinado dataset de entrada.

A função COPY possui usos especiais se você estiver usando o Adabas Delta Save Facility. Consulte a documentação do Adabas Delta Save Facility para obter mais informações.

ADARES COPY pode ser especificado sem parâmetros. Se o ADARES COPY for especificado sem PLOGNUM ou FROMPLOG, todo o log de proteção de entrada será copiado.

FROMPLOG: início da sessão para restauração

FROMPLOG especifica o número da sessão na qual a função ADARES especificada deve iniciar. O ADARES procura no arquivo de entrada PLOG (DD/SIIN) a sessão inicial correta.

NONUC: Ignorar resposta do núcleo

O parâmetro NONUC pode ser usado para ignorar o código de resposta do núcleo nos casos em que o núcleo Adabas é incapaz de executar um autoinício. O ADARES tenta copiar fisicamente a fita de entrada o máximo possível.

Este parâmetro deve ser especificado apenas após todas as outras ações corretivas falharem; no entanto, NONUC deve ser especificado se o arquivo de entrada sequencial PLOG (DD/SIIN) contiver várias sessões de núcleo a serem copiadas.

NOUSERABEND: Terminate without Abend

Quando um erro é encontrado enquanto a função está em execução, o utilitário imprime uma mensagem de erro e é encerrado com o usuário abend 34 (com um dump) ou o usuário abend 35 (sem dump).

Se NOUSERABEND for especificado, o utilitário não será encerrado após a impressão da mensagem de erro. Em vez disso, a mensagem "utilitário TERMINATED DUE TO ERROR CONDITION" é exibida e o utilitário termina com o código de condição 20.

OPENOUT: Abra os datasets de saída DDSIAUS1/2 ou SIAUS1/2

O parâmetro OPENOUT indica que os dataset de saída DD/SIAUS1/2 devem ser abertos pelo ADARES, mesmo que nenhum dado seja realmente copiado. Sem OPENOUT, os dataset de saída sequencial não serão abertos se o ADARES detectar uma condição de fim de arquivo ao tentar ler o primeiro registro de entrada; isso pode causar problemas em alguns ambientes de sistema operacional. Com OPENOUT, os dataset de saída são abertos antes da leitura do primeiro registro de entrada.

PLOGNUM: Número do log de proteção

O número do log de proteção do Adabas do dataset a ser copiado. Esse número pode ser obtido no relatório de status do banco de dados produzido pelo utilitário ADAREP. A saída da função COPY receberá o mesmo número de registro.

RLOGDEV: Tipo de dispositivo para o dataset RLOG

O parâmetro RLOGDEV será usado se o Adabas Recovery Aid (ADARAI) estiver ativo para especificar um tipo de dispositivo para o dataset do log de recuperação (RLOG).

Se RLOGDEV não for especificado (o padrão), o tipo de dispositivo do log de recuperação será considerado o mesmo que o parâmetro ADARUN DEVICE.

Se o valor especificado ou padrão para RLOGDEV estiver incorreto, o ADARES COPY será encerrado com o erro 149, "parâmetro RLOGDEV ausente ou incompatível".

O parâmetro RLOGDEV possibilita que o ADARES registre sua função para o ADARAI, mesmo que o GCB do banco de dados tenha sido destruído.

TEST: Sintaxe de Teste

O parâmetro TEST testa a sintaxe da operação sem realmente executar a operação. Somente a sintaxe dos parâmetros especificados pode ser testada; não a validade de valores e variáveis.

TOPLOG: Finalizando a sessão PLOG para recuperação

TOPLOG especifica a última sessão a ser processada pela função ADARES especificada. Se o ADARES encontrar uma sessão no arquivo de entrada PLOG (DD/SIIN) maior que a sessão TOPLOG especificada, essa sessão será excluída do processamento do ADARES.

TWOCOPIES: Criar duas cópias de saída

TWOCOPIES faz com que duas cópias da saída sejam criadas. Se TWOCOPIES não for especificado, o padrão é uma cópia.

UTICPLIST: Imprimir todos os checkpoint do utilitário

O parâmetro UTICPLIST faz com que o ADARES selecione e imprima todos os checkpoints SYNP, SYNV e SYNS encontrados no log de proteção de dados durante a função COPY.

Exemplos

Exemplo 1:


O registro de proteção de dados 6 deve ser copiado.
ADARES COPY PLOGNUM=6

Exemplo 2:

O registro de proteção de dados 8 deve ser copiado. Duas cópias da saída devem ser criadas.
ADARES COPY PLOGNUM = 8, TWOCOPIES

MERGE CLOG: mesclar núcleo de cluster Logs de comando

Em um ambiente em cluster Adabas, você pode mesclar os logs de comando (CLOGs) em um cluster de uma das duas maneiras:

(*) Se o seu sistema estiver configurado adequadamente (CLOGMRG=YES e user exit2), as CLOGs serão mesclados automaticamente.
(*) Caso contrário, você pode mesclar CLOGs manualmente usando a função de utilitário ADARES MERGE CLOG.
ADARES MERGE CLOG,NUMLOG=nnn

Os datasets seqüenciais são esperados como entrada para a função MERGE CLOG; portanto, a função ADARES CLCOPY deve ser executada antes da função ADARES MERGE.

O registro de data e hora contido no CLOGLAYOUT=5 é necessário para a mesclagem adequada dos registros dos logs de comando.

Parâmetro essencial

NUMLOG: Número do Dataset do log de comandos


O parâmetro NUMLOG é necessário: especifica o número de dataset do log de comando a serem incluídos no processo de mesclagem. O número máximo é 32.

PLCOPY: Copy Protection Log to Sequential Dataset

A função PLCOPY é usada apenas se o registro duplo / múltiplo de informações de proteção tiver sido especificado para a sessão Adabas. Esta função copia o dataset que possui o registro de data e hora anterior para um dataset seqüencial. Depois que a função PLCOPY é concluída com êxito, o dataset copiado é marcado como vazio. Esta função pode, portanto, ser usada apenas uma vez em uma sessão do Adabas para qualquer dataset.

O uso da compactação de hardware (IDRC) não é recomendado para arquivos de log de proteção. A função ADARES BACKOUT não é suportada para dados compactados por hardware nos sistemas VSE/ESA e z/VM. Nos sistemas z/OS, a função BACKOUT levará pelo menos duas vezes mais tempo para executar ao processar dados compactados.

A função PLCOPY não é permitida no modo de usuário único.
ADARES PLCOPY [PLOGDEV = {tipo-de-dispositivo | ADARUN-dispositivo}]
              [NOPPT]
              [NOUSERABEND]
              [OPENOUT]
              [RLOGDEV = {tipo-dispositivo | ADARUN-device}]
              [SBLKNUM = iniciando-numero-block]
              [TEST]
              [TWOCOPIES]
              [UTICPLIST]

A função PLCOPY possui usos especiais se você estiver usando o Adabas Delta Save Facility. Consulte a documentação do Adabas Delta Save Facility para obter mais informações.

ADARES PLCOPY pode ser especificado sem parâmetros.

Parâmetros opcionais

PLOGDEV: Tipo de dispositivo PLOG

PLOGDEV especifica o tipo de dispositivo usado para conjuntos de dados de log de proteção dupla/múltipla. Este parâmetro é necessário se o tipo de dispositivo usado para o dataset do registro de proteção dupla/múltipla for diferente daquele especificado com o parâmetro ADARUN DEVICE.
NOPPT (apenas ambientes com núcleo em cluster)
A parallel participant table (PPT) informa ao ADARES PLCOPY quais conjuntos de dados copiar. Se o PPT for destruído, a função ADARES NOPPT permitirá que o DBA especifique os conjuntos de dados PLOG que devem ser copiados e mesclados.
Se ADARAI for usado, os datasets PLOG serão gravados no RLOG na inicialização do núcleo. No caso de uma falha e um PLCOPY final ainda é necessário, a ADARAI pode construir a JCL PLCOPY NOPPT a partir dos datasets do PLOG gravados no RLOG.
O NOPPT destina-se apenas ao uso de emergência quando o PPT foi substituído. Especifica que o PPT deve ser ignorado e os datasets DD / PLOG devem ser fornecidos com a JCL.
Aviso: use esse parâmetro com cuidado, pois ignora o PPT e todas as informações do tipo de controle normalmente fornecidas pelo PPT. Ao usar esse parâmetro, você deve fornecer
(*) o dataset intermediário correto; e
(*) os logs de proteção de entrada corretos de todos os núcleos na forma de DD / PLOG01-nn.

Aviso: Sem o PPT, o ADARES não pode executar validações extensas nos datasets de entrada.
NOUSERABEND: Rescisão sem Abend

Quando um erro é encontrado enquanto a função está em execução, o utilitário imprime uma mensagem de erro e é encerrado com o usuário abend 34 (com um dump) ou o usuário abend 35 (sem dump).

Se NOUSERABEND for especificado, o utilitário não será encerrado após a impressão da mensagem de erro. Em vez disso, a mensagem "utilitário TERMINATED DUE TO ERROR CONDITION" é exibida e o utilitário termina com o código de condição 20.

OPENOUT: Abra os datasets de saída DDSIAUS1/2 ou SIAUS1 / 2

O parâmetro OPENOUT indica que os datasets de saída DD / SIAUS1 / 2 devem ser abertos pelo ADARES, mesmo que nenhum dado seja realmente copiado. Sem OPENOUT, os datasets de saída sequencial não serão abertos se o ADARES detectar uma condição de fim de arquivo ao tentar ler o primeiro registro de entrada; isso pode causar problemas em alguns ambientes de sistema operacional. Com OPENOUT, os datasets de saída são abertos antes da leitura do primeiro registro de entrada.

RLOGDEV: Tipo de dispositivo para o dataset RLOG

O parâmetro RLOGDEV será usado se o Adabas Recovery Aid (ADARAI) estiver ativo para especificar um tipo de dispositivo para o dataset do log de recuperação (RLOG).

Se RLOGDEV não for especificado (o padrão), o tipo de dispositivo de log de recuperação será considerado o mesmo que o parâmetro ADARUN DEVICE.

Se o valor especificado ou padrão para RLOGDEV estiver incorreto, o ADARES PLCOPY terminará com o erro 149, "parâmetro RLOGDEV ausente ou incompatível".

O parâmetro RLOGDEV possibilita que o ADARES registre sua função para o ADARAI, mesmo que o GCB do banco de dados tenha sido destruído.

SBLKNUM

O parâmetro SBLKNUM só pode ser especificado em conjunto com o parâmetro NOPPT e somente para a função PLCOPY.

SBLKNUM permite ao usuário especificar o número do bloco inicial para a saída de mesclagem seqüencial. Se este parâmetro for omitido, será feita uma tentativa de ler o PPT e obter o número do bloco a partir daí. Se essa leitura falhar, a saída começará com o bloco um.

Para determinar o valor desse parâmetro, o usuário deve observar a saída do PLCOPY anterior e usar o próximo número do bloco em sequência.

TEST: Sintaxe de Teste

O parâmetro TEST testa a sintaxe da operação sem realmente executar a operação. Somente a sintaxe dos parâmetros especificados pode ser testada; não a validade de valores e variáveis.

TWOCOPIES: criar duas cópias da saída

TWOCOPIES faz com que duas cópias da saída sejam criadas. Se TWOCOPIES não for especificado, o padrão é uma cópia.

UTICPLIST: Imprimir todos os checkpoint do utilitário

O parâmetro UTICPLIST faz com que o ADARES selecione e imprima todos os checkpoint SYNP, SYNV e SYNS encontrados no log de proteção de dados durante a função PLCOPY.

Exemplos

Exemplo 1:

Copie o log de proteção dupla / múltipla.
ADARES PLCOPY

Exemplo 2:

Crie duas cópias do log de proteção dupla / múltipla.
ADARES PLCOPY TWOCOPIES

Exemplo 3:

Copie o log de proteção dupla / múltipla. O Adabas Recovery Aid (ADARAI) está ativo. O tipo de dispositivo do log de recuperação (RLOG) é 8390.
ADARES PLCOPY RLOGDEV = 8390
REGENERATE: Regenerate Updates

A função REGENERATE reaplica todas as atualizações realizadas entre dois checkpoints.

Além de restaurar as atualizações normais, o ADARES REGENERATE também restaura qualquer uma das seguintes atualizações de função do utilitário ADADBS (ou Sistema Adabas Online) que foram executadas entre os checkpoints especificados para o (s) arquivo (s) selecionado (s):
+-------------+-------------+-------------+------------+
| ALLOCATE    | DELETE      | NEWFIELD    | RELEASE    |
| CHANGE      | DSREUSE     | PRIORITY    | RENAME     |
| DEALLOCATE  | ISNREUSE    | RECOVER     | RENUMBER   |
| DELCP       | MODFCB      | REFRESH     | UNCOUPLE   |
+-------------+-------------+-------------+------------+

Para o banco de dados, todas as operações relacionadas a arquivos listadas acima são executadas, além de qualquer uma das seguintes funções relacionadas ao banco de dados ADADBS (ou Adabas Online System):
+---------------------------+--------------------------+
| ADD                       | INCREASE (dataset size)  |
| DECREASE (dataset size)   | RECOVER                  |
+---------------------------+--------------------------+

Sintexe
                  +
ADARES REGENERATE | PLOGNUM = número-da-protection-log
                  | FROMPLOG = sessão-inicio [TOPLOG = sessão-parou]
                  +
                  [ALLOCATION = {FORCE|NOFORCE}]
                  [EXCLUDE = lista-de-files]
                  [FILE = lista-de-files]
                  [FRONCP = {nome-checkpoint | 'SYNS, INCLUDE'}]
                          [FROMBLK = block-checkpoint]
                  [IGNORECOUPLE]
                  [IGNOREEXP]
                  [MTR = {YES | NO} [NPCALLS = numero-maximo-de-chamadas-em-paralelos]]
                  [NOAUTOBACKOUT]
                  [NOUSERABEND]
                  [PARALLELREAD]
                  [PLODBID = {alternate-log-dbid | ADARUN-dbid}]
                  [RAID]
                  [TEST]
                  [TOCP = {nome-checkpoint | 'SYNS, INCLUDE'}]
                           [AUTOBACKOUT] [TOBLK = bloco-checkpoint] ]

Parâmetros essenciais

Você pode especificar o número do log (PLOGNUM) ou o número da sessão (FROMPLOG) do log de proteção como ponto de partida para o processamento REGENERATE. Se você especificar um número de sessão, também poderá especificar um intervalo de sessões a serem processadas usando o parâmetro TOPLOG.

FROMPLOG: Iniciando a sessão para regeneração

FROMPLOG especifica o número da sessão na qual a função ADARES especificada deve iniciar. O ADARES procura no arquivo de entrada PLOG a sessão inicial correta. Para definir o ponto de partida com mais precisão, especifique os parâmetros FROMCP e FROMBLK.

PLOGNUM: Número do log de proteção

PLOGNUM é o número do log de proteção de dados a ser usado como entrada para o processamento regenerate. O número do log pode ser obtido no relatório de status do banco de dados.

Optional Parameters and Subparameters

ALLOCATION: Ação para seguir a falha de alocação de extensão de arquivo


ALLOCATION especifica a ação a ser tomada se as alocações de extensão de arquivo não puderem ser obtidas de acordo com os parâmetros de posicionamento ACRABN, DSRABN, NIRABN ou UIRABN.

A ALLOCATION refere-se às seguintes operações, que são reproduzidas como parte da regeneração:

ADADBS ALLOCATE Adabas Online System "Define File" Adabas Online System "Install/Change DLOG Area"

Por padrão (ou seja, ALLOCATION=FORCE), o utilitário termina com erro se qualquer alocação de extensão de arquivo não puder ser atendida de acordo com os parâmetros de posicionamento do RABN.

Se ALLOCATION = NOFORCE for especificado e qualquer alocação com parâmetros de posicionamento falhar, o utilitário tentará a alocação novamente sem o parâmetro de posicionamento.

AUTOBACKOUT: Back Out Transactions from TOCP Checkpoint

Quando o parâmetro TOCP é especificado, transações incompletas normalmente não são recuperadas no final do processamento. Isso permite reexecutar a função de utilitário que corresponde ao checkpoint TOCP, seguida por outra operação do ADARES com FROMCP especificando o checkpoint inicial.

Nas situações em que um REGENERATE / BACKOUT deve terminar no checkpoint TOCP, o uso do parâmetro AUTOBACKOUT para recuperar transações incompletas garante a consistência lógica do banco de dados. Observe que AUTOBACKOUT é permitido apenas se TOCP for especificado.

CONTINUE: Continue a recuperação de arquivos com o Autobackout

CONTINUE permite AUTOBACKOUT de qualquer alteração incompleta da transação durante a regeneração do arquivo. Se especificado, todas as alterações feitas por transações incompletas são recuperadas dos conjuntos de dados do banco de dados especificados pelo parâmetro FILE.

Se a lista de arquivos contiver arquivos de componentes acoplados ou expandidos e CONTINUE for especificado, a verificação usual da lista para inclusão de pares acoplados completos e / ou conjuntos de arquivos de componentes não será executada; nesse caso, IGNORECOUPLE ou IGNOREEXP não precisa ser especificado para interromper a verificação da lista de arquivos respectiva.

Se CONTINUE for especificado, o banco de dados completo será bloqueado para uso somente pela função REGENERATE.

EXCLUDE - Excluir arquivos especificados da regeneração

EXCLUDE lista os números dos arquivos a serem excluídos do processamento REGENERATE; isto é, os arquivos que não devem ser regenerados. Quaisquer registros de proteção pertencentes a esses arquivos são ignorados.

O parâmetro é opcional: se não for especificado, nenhum arquivo será excluído. Um número de arquivo pode ser listado apenas uma vez.

Quando o parâmetro FILE é especificado, todos os arquivos especificados no parâmetro EXCLUDE também devem ser especificados no parâmetro FILE.

O parâmetro EXCLUDE não tem influência sobre se o REGENERATE é executado com ou sem lógica de transação.

O parâmetro EXCLUDE é fornecido para uso em tarefas de recuperação criadas pelo Adabas Recovery Aid (ADARAI).

Os arquivos excluídos são listados no CPLIST estendido do relatório ADAREP.

FILE - Arquivos a serem incluídos

FROMBLK especifica o número do bloco no qual a entrada do checkpoint FROMCP está contida. Esse número de bloco pode ser obtido na saída de restauração anterior do ADASAV ou no relatório de status do banco de dados. Refere-se a PLOGNUM ou FROMPLOG. FROMBLK pode ser especificado apenas se FROMCP estiver especificado.

FROMBLK: bloco inicial para regeneração

FROMCP define o checkpoint após o qual o processo REGENERATE deve começar. O processamento começa com as informações após o checkpoint especificado. O nome do checkpoint pode ser obtido na saída de restauração ADASAV anterior (SYN2 / 5), no relatório de status do banco de dados ou na saída ADARES COPY / PLCOPY resultante da especificação de UTICPLIST. Se o processamento começar no início do log, não especifique o parâmetro FROMCP. FROMCP refere-se ao log de proteção especificado por PLOGNUM ou FROMPLOG.

Para obter informações sobre a opção 'SYNS, INCLUIR', consulte a seção INCLUIR: Incluir checkpoint na regeneração .

IGNORECOUPLE: ignorar arquivos acoplados não especificados

IGNORECOUPLE (ou CONTINUE) interrompe a função REGENERATE de verificar na lista FILE os pares completos de arquivos acoplados. Se nem CONTINUE nem IGNORECOUPLE for especificado e a lista FILE especificar um arquivo acoplado sem especificar seu "companheiro", o ADARES encerra e emite uma mensagem de erro.

IGNOREEXP: ignorar arquivos de componentes expandidos

Se a lista FILE incluir qualquer arquivo de componente expandido do Adabas, o ADARES BACKOUT normalmente verifica se todos os arquivos de componente relacionados também estão na lista; caso contrário, o ADARES encerra a operação REGENERATE e emite uma mensagem de erro. A especificação de IGNOREEXP (ou CONTINUE) interrompe a verificação de arquivos de componentes relacionados.

INCLUDE - Incluir checkpoint na regeneração

A palavra-chave opcional INCLUDE especificada para FROMCP e / ou TOCP inclui o checkpoint em que a regeneração inicia / para na operação; isto é, a função associada ao checkpoint é reexecutada. O nome do checkpoint deve ser SYNS, pois o ADARES pode reexecutar apenas funções associadas ao checkpoint SYNS. O nome do checkpoint e a combinação de parâmetros 'SYNS, INCLUDE' devem estar entre apóstrofos.

Se INCLUDE não for especificado (o padrão), a operação REGENERATE inicia imediatamente após o checkpoint especificado pelo FROMCP e para imediatamente antes do checkpoint especificado pelo TOCP.

O parâmetro INCLUDE é fornecido para uso em tarefas de recuperação criadas pelo Adabas Recovery Aid (ADARAI).

MTR: comutador regenerado multithread

MTR = YES ativa o recurso de regeneração multithread; MTR = NO desativa.

Quando o recurso de regeneração multithread está ativo, vários buffers contendo informações de PLOG são enviados ao núcleo Adabas em paralelo para melhorar o desempenho. Quando o recurso não está ativo, apenas um buffer é enviado ao Adabas por vez.

Se o núcleo do parâmetro ADARUN MODE = ÚNICO, o MTR é automaticamente ajustado para NÃO. Vários segmentos não estão disponíveis para o Adabas em execução no modo de usuário único.

Se o parâmetro FILE não for especificado ou com CONTINUE, o valor padrão para MTR é YES. Nesses casos, a regeneração multithread tem controle exclusivo de todo o banco de dados e geralmente é eficaz.

Caso contrário, o valor padrão é NÃO. Se ele tiver apenas controle exclusivo de alguns arquivos, como é o caso quando FILE é especificado sem CONTINUE, a regeneração multithread pode ser executada em paralelo com aplicativos normais que acessam arquivos diferentes e tem potencial para afetar negativamente o desempenho dos aplicativos de produção.

NOAUTOBACKOUT: Impedir o backup incompleto de transações

NOAUTOBACKOUT interrompe o backup normal de transações incompletas no final da operação REGENERATE. Normalmente, o ADARES executa um backup automático de todas as transações lógicas incompletas no final da função se as seguintes opções forem verdadeiras:

(*) REGENERATE era para todo o banco de dados (parâmetro FILE omitido) ou o parâmetro CONTINUE foi especificado; e
(*) O parâmetro TOCP foi omitido, o que implica que o processamento deve ser executado até o final do conjunto de dados de entrada ser atingido.

Se várias execuções REGENERATE consecutivas forem necessárias para processar vários logs de proteção resultantes de uma única sessão do Adabas, um backup automático deve ser executado apenas para o último log de entrada. O parâmetro NOAUTOBACKOUT deve, portanto, ser especificado para cada execução REGENERATE, exceto para a execução na qual o último log de entrada é usado.

Nota: NOAUTOBACKOUT não pode ser especificado no modo de usuário único.

NOUSERABEND: Rescisão sem Abend

Quando um erro é encontrado enquanto a função está em execução, o utilitário imprime uma mensagem de erro e é encerrado com o usuário abend 34 (com um dump) ou o usuário abend 35 (sem dump).

Se NOUSERABEND for especificado, o utilitário não será encerrado após a impressão da mensagem de erro. Em vez disso, a mensagem "utilitário TERMINATED DUE TO ERROR CONDITION" é exibida e o utilitário termina com o código de condição 20.

NPCALLS: número máximo de chamadas paralelas

Quando MTR = YES, o parâmetro NPCALLS pode ser especificado para limitar o número de chamadas paralelas enviadas ao núcleo Adabas.

Se o parâmetro FILE não for especificado ou CONTINUE, o valor padrão para NPCALLS é o parâmetro ADARUN do núcleo NT + 1 ou NC, o que for menor.

Se o parâmetro FILE for especificado sem CONTINUE, o valor padrão será o parâmetro ADARUN do núcleo NT + 1 ou NC / 2, o que for menor.

NPCALLS é usado principalmente para reduzir o número de chamadas paralelas permitidas pelo valor padrão. Menos chamadas paralelas significam uma carga de trabalho menor do núcleo produzida pela ADARES. Isso é especialmente útil para aumentar os recursos disponíveis para programas aplicativos em execução em paralelo com o REGENERATE FILE.

PARALLELREAD: Habilitar o uso de arquivo somente leitura por outros usuários

O parâmetro PARALLELREAD fornece acesso simultâneo somente leitura aos arquivos que estão sendo processados pelo ADARES REGENERATE, tanto para as funções orientadas a arquivos como para todo o banco de dados:

(*) para funções orientadas a arquivos, especificar PARALLELREAD faz com que o ADARES emita uma chamada OPEN com "EXU = lista de arquivos" no buffer de registro. Isso permite acesso somente leitura aos arquivos para outros usuários enquanto o ADARES está ativo.
(*) quando FILE não for especificado ou CONTINUE for especificado, o parâmetro PARALLELREAD será efetivo para a regeneração da sessão em todo o banco de dados. O parâmetro possibilita que usuários somente leitura acessem o banco de dados ao mesmo tempo em que a sessão do banco de dados está sendo regenerada.

Os comandos de atualização são rejeitados.

Se os usuários de acesso paralelo lerem os registros que foram atualizados na sessão do banco de dados que estão sendo regenerados, eles poderão ver imagens de registro que estão logicamente erradas no sentido do aplicativo ou códigos de resposta como 113 que indicam inconsistências.

Nota: Durante a operação do ADARES com PARALLELREAD, diferenças temporárias entre o Associador e o Armazenamento de dados podem causar respostas do núcleo 113 ou 199.

PLOGDBID: ID de log de proteção alternativa

PLOGDBID especifica um DBID alternativo do qual o PLOG foi retirado. Ao regenerar com um log de proteção de um banco de dados diferente daquele especificado pelo parâmetro DBID da instrução ADARUN, use PLOGDBID para especificar o ID do banco de dados do log de proteção alternativo. O padrão é o ID do banco de dados (DBID) do banco de dados especificado pelo ADARUN.

RAID: ação para seguir o recebimento do código de resposta do núcleo ou do checkpoint do utilitário

O parâmetro RAID finaliza a regeneração com erro 146 sempre que um arquivo deve ser excluído porque um checkpoint do utilitário (diferente dos checkpoint do ADADBS ou do Adabas Online System) foi encontrado ou um código de resposta do núcleo foi recebido para o arquivo.

Se o RAID não for especificado (o padrão), o ADARES continuará processando os outros arquivos depois que um arquivo for excluído do processamento REGENERATE.

O RAID é fornecido para uso em tarefas de recuperação criadas pelo Adabas Recovery Aid (ADARAI).

TEST

O parâmetro TEST testa a sintaxe da operação sem realmente executar a operação. Somente a sintaxe dos parâmetros especificados pode ser testada; não a validade de valores e variáveis.

TOBLK: Finalizando o bloco TOCP

TOBLK especifica o número do bloco no qual a entrada do checkpoint TOCP está contida. TOBLK, que pode ser especificado apenas se TOCP também for especificado, refere-se ao log de proteção especificado por TOPLOG, se especificado, ou por PLOGNUM ou FROMPLOG.

TOCP: Finalizando o bloco de checkpoint para regenerar

TOCP especifica o checkpoint antes do qual o processo REGENERATE deve parar. O processamento continua até, mas não incluindo, o checkpoint especificado. Se o processamento REGENERATE continuar até o final do log, não especifique TOCP. TOCP refere-se ao log de proteção especificado por TOPLOG, se especificado, ou então PLOGNUM ou FROMPLOG.

Para obter informações sobre a opção 'SYNS, ADD', consulte a seção ADD: Incluir checkpoint na regeneração .

TOPLOG: Finalizando a sessão PLOG para regenerar

TOPLOG especifica a última sessão a ser processada pela função ADARES especificada. Se o ADARES encontrar uma sessão no arquivo de entrada PLOG maior que a sessão TOPLOG especificada, essa sessão será excluída do processamento do ADARES. Se TOPLOG não for especificado, a sessão FROMPLOG se tornará o padrão.

Exemplos

Exemplo 1:


Todos os arquivos devem ser incluídos no processamento regenerado. O número do log de proteção é 4. O processamento regenerado deve começar no início do log e terminar no final do log. No final do processamento REGENERATE, as transações incompletas são automaticamente restauradas.
ADARES REGENERATE PLOGNUM = 4

Exemplo 2:

O processamento regenerado deve ser limitado aos arquivos 4 e 7. Todas as atualizações aplicadas aos arquivos 4 e 7 entre as tomadas dos checkpoint CH01 e CH05 devem ser reaplicadas. CH01 está localizado no bloco 106 do log de proteção de dados 11. O checkpoint CH05 está localizado no bloco 2031 do log de proteção de dados 12. Nenhum backup automático de transações incompletas ocorre após o processamento REGENERATE, como no exemplo anterior.
ADARES REGENERATE
FILE=4,7,FROMPLOG=11,FROMCP=CH01,FROMBLK=106,
ADARES TOPLOG=12,TOCP=CH05,TOBLK=2031

Exemplo 3:

Os arquivos 10 a 12 são excluídos da função de banco de dados REGENERATE. Nenhuma alteração nesses arquivos é repetida.
ADARES REGENERATE EXCLUDE=10,11,12

Exemplo 4:

1 - O ADARES regenera o banco de dados.
2 - O REGENERATE inicia no checkpoint SYNS no bloco 123 do PLOG; O ADARES executa novamente a função associada do ADADBS / Adabas Online System.
3 - O REGENERATE para imediatamente antes do checkpoint SYNP no bloco 234; O ADARES não reproduz a função de utilitário associada.
ADARES REGENERATE
ADARES FROMCP='SYNS,INCLUDE',FROMBLK=123
ADARES TOCP=SYNP,TOBLK=234

Exemplo 5:
1 - ADARES regenera o arquivo 10.
2 - O REGENERATE inicia no checkpoint SYNS no bloco 345 do PLOG; O ADARES reexecutará a função associada do ADADBS / Adabas Online System se pertencer ao arquivo 10.
3 - O REGENERATE para no checkpoint SYNS no bloco 456; O ADARES reproduz a função associada do sistema ADADBS / Adabas Online, se pertencer ao arquivo 10.
ADARES REGENERATE FILE=10
ADARES FROMCP='SYNS,INCLUDE',FROMBLK=345
ADARES TOCP='SYNS,INCLUDE',TOBLK=456
Exemplo 6:
1 - O ADARES regenera o banco de dados.
2 - O ADARES executa novamente todas as atualizações de banco de dados encontradas no PLOG de entrada.
3 - O ADARES termina imediatamente com o erro 146 se receber um código de resposta do núcleo ou encontrar um checkpoint de utilidade diferente do ADADBS ou do Adabas Online System.
ADARES REGENERATE
ADARES RAID

REPAIR: Reparação Blocos de armazenamento de dados

Aviso: A função REPAIR pode causar perda de dados se não for usada corretamente. Só deve ser usado com orientação do seu representante de suporte técnico da Software AG.

A função REPAIR pode ser usada para reparar um ou mais blocos de armazenamento de dados, usando o log de proteção e a saída do utilitário ADASAV.

Notas:

1 - Uma função REPAIR interrompida deve ser reexecutada desde o início.
2 - A função REPAIR não deve ser executada se alguma das seguintes funções utilitárias tiver alterado os intervalos RABN desde a última operação do ADASAV SAVE: ADAORD, ADALOD, ADADBS DEALLOCATE, ADASAV RESTORE FMOVE
3 - A entrada DDSIIN/SIIN deve ser concatenada na seguinte sequência: Saída ADASAV SAVE (DD/SAVEn); log de proteção.
ADARES REPAIR DSRABN = {rabn | rabn - rabn}
              [FILE = {locked-file-list | entire-database}]
              [NOUSERABEND]
              [TEST]

Parâmetro essencial

DSRABN: RABN ou RABNs de DATA STORAGE a serem reparados


DSRABN especifica um ou mais RABNs do data storage a serem reparados. É possível especificar um único RABN ou um intervalo de RABNs (por exemplo, 1000-1234).

Parâmetros opcionais

FILE: Lista de arquivos bloqueados


FILE bloqueia um ou mais arquivos para que eles não possam ser lidos ou atualizados por qualquer usuário durante a execução do REPAIR. Somente os arquivos especificados estão bloqueados para uso exclusivo do ADARES REPAIR. Os arquivos não incluídos na lista permanecem disponíveis para outros usuários do banco de dados. Se FILE não for especificado, o banco de dados inteiro estará bloqueado; a fila do usuário deve estar vazia.

NOUSERABEND: Rescisão sem Abend

Quando um erro é encontrado enquanto a função está em execução, o utilitário imprime uma mensagem de erro e é encerrado com o usuário abend 34 (com um dump) ou o usuário abend 35 (sem dump).

Se NOUSERABEND for especificado, o utilitário não será encerrado após a impressão da mensagem de erro. Em vez disso, a mensagem "utilitário TERMINATED DUE TO ERROR CONDITION" é exibida e o utilitário termina com o código de condição 20.

TEST: Sintaxe de Teste

O parâmetro TEST testa a sintaxe da operação sem realmente executar a operação. Somente a sintaxe dos parâmetros especificados pode ser testada; não a validade de valores e variáveis.

Exemplos

Exemplo 1


Reparar o bloco 1434 de data storage. Somente o arquivo 20 é bloqueado durante o processamento.
ADARES REPAIR DSRABN=1434,FILE=20

Exemplo 2

Repare os blocos de armazenamento de dados 1462 a 2543.
ADARES REPAIR DSRABN=1462-2543


Estatísticas de processamento multithread

Ao executar o ADARES BACKOUT, BACKOUT DPLOG ou REGENERATE com MTR=YES, uma tabela com estatísticas de processamento é impressa em DDDRUCK após a conclusão bem-sucedida do utilitário. Por exemplo:
MULTI - THREADING PROCESSING STATISTIC            
--------------------------------------                           
                                                                  
PLOG BLOCKS READ FROM INPUT           20472                      
PLOG RECORDS SENT TO ADABAS          764554                      
COMMANDS PROCESSED                   302273                      
TRANSACTION PROCESSED                 55045                      
NUMBER OF ADABAS CALLS                56450                      
MAXIMUM CALLS IN PARALLEL                71                      
AVERAGE RECORD BUFFER SIZE             1403 

PLOG blocks read from input = Número de blocos PLOG lidos no log de proteção de entrada;
PLOG records sent to Adabas = Número de registros PLOG selecionados para processamento de recuperação ou regeneração
Commands processed          = Número de comandos de atualização processados ​​(N1, E1, ...)
Transactions processed      = Número de transações recuperadas ou regeneradas
Number of Adabas calls      = Número de chamadas Adabas emitidas para executar o backout ou regenerar
Maximum calls in parallel   = Número máximo de chamadas de recuperação ou regeneração processadas em paralelo pelo núcleo
Average calls in parallel   = Número médio de chamadas de recuperação ou regeneração processadas em paralelo pelo núcleo durante a execução do ADARES
Average record buffer size  = Tamanho médio dos buffers de registro usados ​​para chamadas de recuperação ou regeneração

0 comentários:

Enviar um comentário