quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Adabas 8: Novos recursos, novas possibilidades

Resumo: No ano de 2008 viu o lançamento da primeira versão para upgrade do Adabas. O Adabas 8 enviado no início de 2007, o primeiro release do Adabas foi pouco alvo de estudos em grande parte pelos DBAs. O Adabas 8.1.3 é considerado pela SAG para ser o primeiro lançamento de manutenção adequada para o desenvolvimento e implementação de produção do Adabas.

Adabas 8 introduz um grande número de novas funcionalidades. Quase cada novo recurso exige uma correspondente habilidade do DBA e conhecimentos atualizados para poder mexer nesses recursos. Assim sendo, a maioria dos sites não irá colocar Adabas 8 em produção até 2008 e além. De fato, muitos locais não vai implementá-lo até uma versão Adabas 8.2. não estiver disponível.

Enquanto muitos novos recursos são de interesse principalmente para DBAs, uma série de outras muitas novas funcionalidades podem ser de interesse para desenvolvedores e analistas. À medida que continuamos com a modernização do sistema e em um ambiente onde co-existe com o DB2 e o Adabas, teremos que identificar os tipos de dados que precisamos para armazenar e gerenciar, sendo consciente de que os dados onde reside. Não é cedo demais para aprender sobre novos recursos Adabas e considere como eles podem servir nos próximos anos.

Novos recursos: Registros Extendidos (Spanned Records): Um dos muitos pontos fortes do Adabas é que ele armazena dados em estruturas de dados eficiente. estruturas de dados eficientes para levar o mínimo de E/S e, portanto, um melhor desempenho. Como os usuários do Adabas (e natural) sabem, o Adabas pode armazenar campos de repetição de dados (MUs) e grupos (PEs) em um registro de dados de outra forma simples de dados. Isto significa que enquanto um registro Adabas pode ser projetada para conter apenas dados normalizados, que o registro também pode conter dados de repetição que resulta em processamento de registro muito eficiente. Os arquivos Adabas também podem conter vários tipos de registros que definem visões diferentes dos dados relacionados, todos em um arquivo. O Adabas coloca um valor nulo nos campos vazios e comprime cada registro para uma pequena fração do seu comprimento normal, resultando em enorme economia de espaço nos discos. Mesmo os arquivos que contêm várias centenas de campos de armazenar e processar de forma eficiente.

Toda essa flexibilidade vem com um fator limitante, uma que eu sei que alguns desenvolvedores se deparam com: o comprimido máximo do registro é limitado a quatro bytes menos do Data Storage blocksize. Todos esses eficientes MUs e PEs, alguns com até 191 ocorrências, podem alongar um registro muito rápido e um dia pode causar um registro para atingir o comprimento máximo. A transação legal que trabalhou por anos, explode. Que chatice!

Mas a ajuda está a caminho. No Adabas 8, o DBA pode implementar o Large Record Support, especificando RECORDSPANNING em um arquivo base. Isso permite uma compressão do comprimento dos registros exceder o comprimento do bloco de armazenamento de dados. Por exemplo, no Adabas 7, o comprimento máximo de registro comprimido é 5060 bytes em um dispositivo de 3390. No Adabas 8, o máximo é de 25.300 bytes em 3390. O comprimento máximo do registro pode ser ainda maior se os outros dispositivos são utilizados. Como a cada novo recurso, os requisitos de DBA e utilitários Adabas são alterados para gerenciar os registros por mais tempo.

Mais MUs e PEs: Enquanto nós vamos ter registros mais à nossa disposição, porque não remover todos os limites práticados para os número máximo de MUs e ocorrências PE? Software AG fez exatamente isso, o levantamento do limite MU/PE para 65.534 ocorrências de cada um. Nós nunca vamos testar esse limite.

Quando um banco de dados Adabas 7 é convertido em Adabas 8, os limites de MUs e PEs permanecer em 191. O DBA terá de executar um utilitário em um arquivo especificando que os limites maiores podem ser usados. O DBA pode ativar as ocorrências aumentando tanto para MUs, PES ou ambos (ou não). Isto é feito facilmente em novos arquivos. Para ativar os limites aumentados em um arquivo existente, o DBA tem que primeiro a libertar todos os descritores do atual PE nesse arquivo, ative a novos limites e então re-inverter cada descritor PE. Isto poderia revelar-se difícil em alguns dos nossos maiores arquivos.

O DBA terá de fornecer orientações para o estabelecimento de um limite prático para o número de ocorrências permitidas. Adicionando mais número de ocorrências do MU e de PE o DBA podera ter a necessidade do spanned records (registros estendidos), increase no tamanho Adabas Work Pool, increase na Work a parte 1 no data set do Adabas, increase no tamanho do data set do PLOG e um aumento no LFP, o internal Format Pool. Estes terá tempo para ajustar. Ainda assim, é bom saber que um aumento razoável no número de ocorrências estarão disponíveis para os aplicativos que realmente precisam deles.

Objetos Grandes: Desde a sua criação em 1979, o Adabas foi orientado para a gestão dos dados para tipos de negócios tradicionais e fazer isso bem. Mas faltava para ele a capacidade para gerir Grandes Objetos (Large Objects sigra de LOBs). Essa funcionalidade já existe no Adabas 8. Será interessante ver se isso ganha um recurso de apoio para o pé em nosso aluno e bancos de dados de negócios.

Uma única LOB pode armazenar até 2GB de dados não estruturados. O que são dados não estruturados? Ele pode ser quase nada. Objetos grandes podem ser fotos, áudio/vídeo arquivos, apresentações em PowerPoint, documentos, imagens, impressões digitais ou qualquer outra coisa. Tal como acontece com os dados tradicionais, campos de grande porte também podem ser definidos como nulo suprimido, resultando em um objetos armazenados que tomam como pouco espaço em disco possível. LOBs também pode ser definida como um MU ou como membro de um grupo simples ou periódica (PE). Felizmente, eles não pode ser definida como um descritor ou como parte de um superdescriptor.

Tal como acontece com os registros estendidos, LOBs adicionar outra camada de complexidade à tarefa do DBA a definição e gestão. Os objetos grandes para além de um certo tamanho (Large Large Objects) requerem dois arquivos Adabas para (Large Objects) defini-los. O primeiro, o BASE-File, é um arquivo Adabas tradicional que contém um nome de campo LOB e a sua definição, encontrada em qualquer FDT. No segundo arquivo, a LOB-File, a LOB é mais totalmente definido em uma FDT separado. Cada base de arquivo está associado com apenas um LOB-File, e cada LOB-File é associada com uma única base de arquivo. Entretanto, cada base de arquivo pode conter vários campos LOB. LOBs relativamente pequena (pequenos/grandes objetos e não SLOBs, eles não são chamados) pode ser definida apenas no Arquivo-BASE se o comprimento máximo de registro não seja ultrapassado. O tipo de aplicação será decidida em uma base caso a caso.

Uma série de utilitários Adabas foram alterados no Adabas 8 para auxiliar o DBA na gestão de grandes objetos (Large Objects). Vários parâmetros Adabas tiveram de ser ajustado. implementação de objeto grandes (Large Objects) exigem cuidados por parte da DBA em implantá-los.

Pode um LOB ser acessado no natural? Sim, pode. Natural 4.2.n fornece uma sintaxe para a leitura, visualização e armazenamento de LOBs em Adabas. O DBA espera instalar 4.2.n Natural no primeiro semestre de 2008.

Novos recursos aos DBAs: Adabas 8 também oferece alguns recursos interessantes para os DBAs que os desenvolvedores e os usuários não vão ver. Cada uma destas melhorias contribui para uma menor manutenção, menor tempo de inatividade e uma melhor disponibilidade 24x7. Aqui estão elas:

O data set do Adabas pode ter mais mais physical extents (DSST). Os data sets mencionados são Associator, DataStorage, Work, plogs, clog, entre outros. Com Adabas 8 podemos alocar até 99 extents para um data set dependendo do tipo de dispositivo. Atualmente usamos apenas uma medida para o data set da nossa base de dados. Assim, um bom recurso ainda não muito importante em nosso mundo.

O próximo reforço é importante para nós. No Adabas 8, arquivos Adabas podem demorar mais de cinco extensões. Agora eles podem levar até 40 extensões em dispositivos 3390, até 99 em outros dispositivos (dispositivo determina o tamanho do bloco Associator, que por sua vez determina o número de extensões disponíveis). Nós realmente não sabemos como isso muitas extensões podem afetar o desempenho. Ele faz remover uma "pegadinha" importante (5 extensões de bloqueio de um arquivo Adabas), que acontece ocasionalmente e que bloqueia o arquivo até que o arquivo seja reorganizado ou expandido. Até 99 extensões não pode criar um impacto no desempenho quando se considera como os dados são distribuídos por discos de hoje. Em qualquer caso, a disponibilidade do banco de dados sem interrupção faz esse recurso valer a pena.

Mas digamos que 99 extents possam parecer afetar negativamente o desempenho. Hoje nós provavelmente temos que reorganizar o arquivo para colocá-lo novamente em uma extent. O único problema é que, enquanto o arquivo pode ser reordenado, enquanto o banco de dados está ativo, esse arquivo não está disponível para uso durante o reorder. No Adabas 8, qualquer arquivo que estiver no processo do reorder ainda pode ser acessados por aplicativos, de preferência, durante um período de baixa atividade. Mais uma vez, a SAG está focada em fornecer a disponibilidade ininterrupta ao Adabas.

Finalmente, a maioria dos utilitários Adabas DBAs que dependem para gerenciar bancos de dados Adabas foram alterados para suportar novas funcionalidades e melhorar a disponibilidade do banco de dados. Há algum aprendizado pela frente para a equipe de DBA.

O que é grande da versão 8: Enquanto Adabas 8 terá a nossa atenção em 2008, também estará seguindo outros lançamentos devem chegar em 2008. A SAG pretende lançar criptografia Adabas no final do 3 º ou 4 º trimestre de 2008. Fluxos de dados estão a ser gradualmente criptografados. É hora de criptografar os dados, que estão sobre os discos.

Nesse mesmo período, a SAG pretende lançar Adabas Archiving. Este produto proporcionará arquivamento baseado em regras de arquivamento de produção os dados para um banco de dados de arquivo menos concorrida. Este produto vai acompanhar as alterações nos arquivos com o tempo para que arquivamento dos arquivos com FDTs diferentes daquelas da produção pode continuar a ser lido. Ele também irá prover uma interface que vai "determinar" onde um registro reside e ira ler ele no banco de dados apropriado. Movendo dados antigos para uma plataforma mais barata que tem sido sempre uma opção de arquivamento. Foi a falta de ferramentas de aplicação de gestão tem sido limitada.

Uma nota final diz respeito ao acesso aos dados Adabas. A linguagem de programação Natural é o melhor método de acesso aos dados no Adabas. Mas dois produtos, SQL e SOA Gateway Gateway, proporcionam o acesso dos programa de assistência e eliminam a necessidade de conhecimento em Adabas/Natural para acessar e atualizar dados Adabas. Obviamente, o SQL Gateway permite que o SQL acesso de Ofertas Adabas SOA Gateway, enquanto o acesso a dados XML. Um ou ambos destes produtos permitem acesso a dados padronizado para Adabas, simplesmente, que não existia anteriormente. acesso SQL e XML não é mais estritamente limitados às bases de dados relacionais e XML. Mesmos estes métodos de acesso podem ser acessados via dados Adabas, bem como agora.

Clique Aqui

0 comentários:

Enviar um comentário