quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Regras e Responsabilidades DBA Adabas - 07

Educação e Treinamento

Resumo

O DBA é responsável pela educação e formação em conceitos de banco de dados e os procedimentos e as técnicas envolvidas na operação no ambiente de banco de dados. O DBA desenvolve o currículo de formação e seleciona o conteúdo dos materiais de treinamento a ser utilizado. Sistemas de informação pessoal deve ser treinado para implementar, operar e manter o ambiente de banco de dados. Usuários externos à área de processamento de dados devem receber formação em conceitos de banco de dados, disponibilidade de dados, entrada de dados, geração de relatórios e utilização das facilidades de consulta.

É de conhecimento geral que para produzir um programa de formação geral para cada tipo de pessoa que vai entrar em contato com o ambiente de banco de dados. Neste programa, a entrada (conhecimento) expectativas e de saída (desempenho) as expectativas devem ser registados juntamente com o treinamento que deve ser dado para assegurar que a pessoa atenda as expectativas de saída. Uma pessoa que necessitam de formação pode ser facilmente avaliada com os critérios de entrada e de formação de reparação, ou curso de leitura pré-curso ser prescritos antes de participar do curso de formação adequado. Esta abordagem garantirá a eficácia da formação.

O treinamento dado deve corresponder com as exigências de trabalho do indivíduo. A formação DBA deve ser cuidadosamente planejada e deve ser oportuna (ou seja, não muitos meses antes ou depois da DBA é chamado a utilizá-lo), e deve ser seguido imediatamente por um período de reforço (ou seja, o uso prático do que o DBA foi ensinado).

Quando o SGBD está instalado inicialmente, um número significativo de pessoas precisarão de treinamento. O mesmo acontece quando inicia um novo projeto ou um novo sistema está instalado. Além destes requisitos principais, a formação contínua será necessária (por exemplo, para os novos empregados). Por esta razão, envolve a formação (por exemplo, audios em mp3, videos e livros) é recomendada para o pequeno número de funcionários e cursos completos para os grandes números.

Conceitos do Banco de Dados

Todo o pessoal que interagem com o ambiente de banco de dados deve ter uma compreensão dos conceitos de sistemas de gerenciamento de banco de dados que inclui

* Por que os SGBDs evoluíram;
* semelhanças e diferenças entre os sistemas de processamento de dados convencionais e SGBD;
* Vantagens e desvantagens da redução da duplicação de dados;
* flexibilidade inerente ao SGBD;
* facilidade de utilização e acessibilidade;
* o usuário final; visões diferentes dos mesmos dados, a capacidade de estruturação lógica do SGBD;
* Funções fornecidas pelo SGBD;
* A importância da segurança, integridade de dados e procedimentos de recuperação no ambiente de banco de dados;
* necessidade de normas de banco de dados e controles.


Design do Banco de Dados

Projetistas de banco de dados precisam de treinamento na metodologia de design preferido no local para que eles possam tornar-se rapidamente produtivos.

Uma grande parte do tempo de treinamento deve ser gasto em exercícios práticos que ensinam e dão na prática a utilização das normas do site, em especial para a documentação. Em um curso público prestado pela Software AG, isso pode não ser possível. Nesse caso, o estudante deve receber treinamento nos padrões do site logo após o retorno ao trabalho.

As matérias ensinadas devem incluir

* um entendimento de alto nível das instalações Adabas, seu controle e operação;
* carregar files e as definições de arquivo; Adabas direct access method (ADAM) files; estimar os requisitos de espaço em disco;
* processamento de transações; logicas ET/BT;
* integridade; reiniciar/recuperação; autobackout; autorestart;
* segurança, senhas; ciphering;
* uma visão geral dos utilitários Adabas;
* conceito de programação eficiênte.

Programação

Formação de programadores de computador deve ser baseada em procedimentos de instalação e padrões. O treinamento deve ser tão prático quanto é possível com uma grande parte do tempo gasto em exercícios.

Durante o curso, o aluno deve ser esperado para escrever uma aplicação que realmente será executado em um computador. Para fornecer algum grau de continuidade e reforço, deve ser feita por eles para completar este exercício, após o curso ter terminado.

As matérias ensinadas neste treinamento deve incluir

* uma visão geral das instalações Adabas aplicável ao programador de aplicações;
* Adabas comandos diretos no modo e / ou alto nível de interfaces de programação (SQL, Natural) instalações disponíveis para o programador;
* concepção de um programa Adabas para a eficiência e facilidade de manutenção.

Procedimentos Operacionais e Técnicas

Treinamento prevista para as operações do computador pessoal deve ser baseada em procedimentos de instalação e padrões. Também deve ser o mais prático possível (por exemplo, a execução de sistemas de aplicação, a execução de procedimentos de recuperação e reiniciar).

As matérias ensinadas devem incluir

* procedimentos operacionais, iniciando uma sessão Adabas; encerrar uma sessão Adabas; operação normal; excepções, a recuperação e reiniciar o problema;
* execução de utilitários: o que fazer e o que esperar;
* agendamento de tempo de computador, comunicação com o DBA;
* gestão de desempenho;
* controles e caminhos de auditoria;
* relatórios de erros e follow-up.

Obviamente, esses tópicos são fortemente dependentes da instalação e, como tal, a formação ministrada nesta área terá de ser dada pelo próprio pessoal da instalação.

Entrada de Dados

Esta formação será uma parte essencial do que foi dado aos funcionários do departamento do usuário quando um sistema novo aplicativo é instalado. Como tal, é fortemente dependente do sistema de aplicação. No entanto, é possível dar algumas orientações gerais.

O treinamento deve incluir;

* procedimentos de entrada, seja em um terminal ou por documento de entrada, as regras de aplicação;
* normas e controle, auditoria;
* que o sistema faz com a entrada;
* erros de entrada e de sua correção.

Consulta e Geração de relatórios no Banco de dados

O conteúdo deste tipo de formação depende em grande parte se está sendo dada ao pessoal de processamento de dados ou pelo usuário. O primeiro vai exigir treinamento nos comandos e equipamentos das instalações de consulta a ser utilizado (por exemplo, Natural), juntamente com os detalhes de como construir e executar um pedido.

O usuário, por outro lado, vai exigir muito mais treinamento especializado. Ele terá de ser orientada muito mais de perto a aplicação do sistema que a DBA é a utilização.

Os temas que devem ser cobertos incluem;

* como a facilidade de consulta de obras (uma visão única), por exemplo, Natural ou SQL;
* os relatórios padrão produzido pela aplicação do sistema do seu conteúdo e adaptável;
* facilidade de consulta os comandos, funções e utilização.

0 comentários:

Enviar um comentário